Eventos
Após uma semana turbulenta, com cancelamento da coletiva de imprensa e mudanças nas três lutas principais na véspera, o UFC 279 foi um evento memorável, liderado pelas vitórias por finalização de Nate Diaz e Khamzat Chimaev. Confira abaixo tudo o que aconteceu no card.
Resultados Oficiais | UFC 279: Diaz x Ferguson
Card Principal
- Peso meio-médio: Nate Diaz venceu Tony Ferguson por finalização (guilhotina) aos 2m52s do 4º round.
- Peso combinado: Khamzat Chimaev venceu Kevin Holland por finalização (triângulo de mão) aos 2m13s do 1º round.
- Peso combinado: Daniel Rodriguez venceu Li Jingliang por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
- Peso combinado: Irene Aldana venceu Macy Chiasson por nocaute técnico aos 2m21s do 3º round.
- Peso meio-pesado: Johnny Walker venceu Ion Cutelaba por finalização (mata-leão) aos 4m37s do 1º round.
Card Preliminar
- Peso-pena: Julian Erosa venceu Hakeem Dawodu por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Peso combinado: Jailton Almeida venceu Anton Turkalj por finalização (mata-leão) aos 4m27s do 1º round.
- Peso-médio: Denis Tiuliulin venceu Jamie Pickett por nocaute técnico aos 4m52s do 2º round.
- Peso-pesado: Chris Barnett venceu Jake Collier por nocaute técnico aos 2m24s do 2º round.
- Peso-pena: Norma Dumont venceu Danyelle Wolf por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26).
- Peso-galo: Heili Alateng venceu Chad Anheliger por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Peso-palha: Elise Reed venceu Melissa Martinez por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Peso meio-médio: Yohan Lainesse venceu Darian Weeks por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
Nate Diaz finaliza Tony Ferguson no 4º round
Nate Diaz lidou bem com a mudança de oponente de Khamzat Chimaev para Tony Ferguson e finalizou o ex-campeão interino dos pesos-leves no 4º round da luta principal do UFC 279.
Os veteranos, cujo encontro foi marcado após Chimaev não bater o peso na sexta-feira, fazendo com que Tony fosse retirado do duelo original contra Li Jingliang para liderar o card, correspondeu às expectativas.
Ferguson diversificou seu ataque no início do combate, confundindo Nate que, eventualmente, conseguiu encontrar sua distância e começar a conectar seus ataques. Ferguson castigou a perna de Diaz, mas teve cortes abertos em sua canela e acima do olho direito.
Mesmo com a movimentação comprometida, Diaz seguiu andando para frente em busca de Ferguson e colocando o maior volume de golpes. Tony evitava a ação na curta distância e buscava os contragolpes de formas criativas e de ângulos pouco usuais.
No início do 4º assalto, Diaz conectou golpes limpos e passou a pressionar Ferguson de forma mais agressiva. Tony recuou e tentou aplicar uma queda para frear o ímpeto do adversário, mas caiu em uma justa guilhotina do faixa-preta e foi obrigado a bater em desistência aos 2m52s.
Khamzat Chimaev finaliza Kevin Holland no 1º round
Após perder seu lugar na luta principal do UFC 279 contra Nate Diaz, Khamzat Chimaev fez a luta co-principal do evento contra Kevin Holland em peso combinado de 81,6 Kg e manteve seu cartel invicto, vencendo por finalização no 1º round.
Chimaev correu para cima de Holland no início do combate e o derrubou. Holland lutou e se levantou duas vezes, mas foi derrubado novamente, com Khamzat já encaixando o triângulo de mão. O norte-americano se defendeu por alguns instantes, mas o sueco ajustou a posição até obrigá-lo a bater em 2m13s de luta.
Daniel Rodriguez vence Li Jingliang por decisão dividida
Lutando em um peso combinado de até 81,6 Kg, os meio-médios Daniel Rodriguez e Li Jingliang fizeram uma batalha muito equilibrada de três rounds, que terminou com vitória do norte-americano por decisão dividida. Os jurados marcara 29-28, 28-29 e 29-28.
Chutes foram o tema do 1º round, com ambos conectando, mas Li tendo mais sucesso devido ao maior volume. O padrão se manteve no segundo assalto, com Rodriguez começando a encontrar mais o alvo, mas Li conectando o golpe mais contundente da parcial com um soco que atordoou Rodriguez.
Rodriguez conectou seu jab com consistência no round final, ao passo em que Li caiu de ritmo devido ao cansaço. No fim, dois jurados viram vitória do norte-americano.
Irena Aldana nocauteia Macy Chiasson no 3º round
Em luta disputada em peso combinado de 63,5 Kg, Irene Aldana resolveu uma equilibrada disputa com Macy Chiasson aplicando um surpreendente nocaute no 3º round.
No 1º assalto, Aldana levava vantagem graças a chutes baixos e golpes de direita, e quando Chiasson aplicou uma queda no minuto final, caiu em uma justa chave de braço da mexicana. Ela escapou duas vezes, mas terminou a parcial sendo castigada com golpes por Aldana.
Chiasson voltou mais agressiva para o round seguinte e levou a luta para o chão, mas Aldana seguiu oferecendo perigo com seus ataques por baixo. Chiasson pacientemente construiu seu caminho para as costas da adversária, de onde golpeou e buscou a finalização, igualando o placar.
Com dois minutos no assalto final, Chiasson levou a luta novamente para o chão, mas enquanto tentava se levantar, Aldana aplicou um chute certeiro na região do fígado de Chiasson, que caiu no chão em dor, obrigando o árbitro Jason Herzog a encerrar o combate aos 2m21s.
Johnny Walker finaliza Ion Cutelaba no 1º round
Na luta de abertura do card principal, válida pela divisão dos meio-pesados, Johnny Walker venceu Ion Cutelaba por finalização no 1º round.
Cutelaba defendeu um chute alto de Walker e colocou o brasileiro para baixo no primeiro minuto de luta, mantendo-o lá até a metade do assalto. Então, Walker se levantou e aplicou sua própria queda em Cutelaba, pegando as costas do atleta da Moldávia. Após se defender em um primeiro momento, Cutelaba não resistiu e Walker encaixou um mata-leão, finalizando o embate aos 4m37s.
Julian Erosa vence Hakeem Dawodu por decisão unânime
O veterano peso-pena Julian Erosa chegou à terceira vitória seguida ao superar o canadense Hakeem Dawody por decisão unânime. Todos os jurados pontuaram 30-27 a favor de Erosa.
O norte-americano se mostrou à vontade para lutar em pé contra o especialista em trocação Dawodu, e levou a melhor no 1º round, atordoando o canadense com um golpe de direita, vários uppercuts e outra esquerda no final do assalto.
Dawodu começou bem no 2º round buscando empatar o duelo, mas após ter sucesso no início, Erosa levou o adversário para baixo e foi às costas do canadense. Apesar de não ter conseguido a finalização, ele garantiu assim mais um round a seu favor.
Na reta final do último round, Erosa novamente levou Dawodu para baixo e foi às costas. O canadense eventualmente se levantou, mas já não havia tempo para alterar o resultado do duelo.
Jailton "Malhadinho" finaliza Anton Turkalj no 1º round
O brasileiro Jailton "Malhadinho" Almeida deu sequência à boa fase em luta de peso combinado (até 99,7 Kg) com o estreante Anton Turkalj, tirando a invencibilidade do sueco com finalização no 1º round.
Jailton derrubou Turkalj com 20 segundos de luta, e o sueco não conseguiu reagir, mesmo que tenha se defendido bem em um primeiro momento. Faltando pouco mais de um minuto para o final do round inicial, Jailton tentou atacar com um katagatame, em seguida aplicou alguns socos e então finalmente conseguiu a brecha que vinha buscando e encaixou um mata-leão, encerrando o combate na marca de 4m27s.
Denis Tiuliulin nocauteia Jamie Pickett no 2º round
O peso-médio Denis Tiuliulin conquistou sua primeira vitória no UFC com estilo, vencendo Jamie Pickett por nocaute técnico no 2º round.
Pickett começou com intensidade, mas Tiuliulin eventualmente achou a distância e começou a conectar sua direita no adversário, levando o norte-americano a trocas de golpes às quais ele se adaptou, mas não levou vantagem.
Tiuliulin manteve a pressão (e seus socos de direita) no 2º round, mas teve seu bom momento interrompido após aplicar um golpe baixo no adversário pela segunda vez, o que fez com que o árbitro Mike Beltran lhe tirasse um ponto. Na volta ao combate, o russo pareceu determinado a não deixar os jurados decidirem o combate, aumentou o ritmo e derrubou Pickett com uma cotovelada. O norte-americano se levantou, mas continuou sendo atacado e caiu novamente após uma joelhada. Tiuliulin golpeou até a interrupção do árbitro na marca de 4m52s.
Chris Barnett nocauteia Jake Collier no 2º round
Os pesos-pesados Chris Barnett e Jake Collier levantaram a torcida por quase dois rounds, com Barnett saindo vitorioso após um confronto selvagem.
Collier levou vantagem no início, conseguindo aplicar dois knockdowns logo no 1º round. Barnett ficou com o olho esquerdo inchado, mas suportou o castigo. No fim do assalto, Collier ainda levou Barnett para o chão, foi às costas e tentou encaixar um mata-leão, mas Barnett se defendeu.
Na volta do intervalo, Barnett foi para cima jogando golpes, conseguiu levar Collier para o chão e foi para a montada. Em seguida, ele desferiu uma tempestade de golpes, até que o árbitro Mark Smith interrompeu o duelo aos 2m24s.
Norma Dumont vence Danyelle Wolf por decisão unânime
Norma Dumont teve uma de suas melhores performances no Octógono até o momento com uma vitória incontestável sobre a estreante Danyelle Wolf em duelo pelo peso-pena. Os jurados marcaram 30-27, 30-27 e 30-26 a favor da brasileira.
Após um começo tático, Norma acertou um overhand de direita que atordoou Wolf, fazendo com que a norte-americana se tornasse mais ativa. A brasileira trabalhou muito com chutes nas pernas no 2º assalto e aplicou sua primeira queda no combate. Quando o combate voltou a ficar em pé, Norma aplicou dois knockdowns.
No último round, Norma levou o combate para o chão e dominou Wolf até o fim, deixando um trabalho fácil para os jurados.
Heili Alateng vence Chad Anheliger por decisão unânime
Heili Alateng, da Mongólia, teve uma performance impressionante na vitória sobre Chad Anheliger por decisão unânime. Todos os jurados pontuaram o duelo em 30 a 27.
Anheliger acusou golpes recebidos em duas ocasiões no round inicial e terminou a parcial com bastante sangramento, mas não deixou de andar para frente. O canadense teve bons momentos no assalto seguinte, mas a trocação precisa e paciente de Heili o manteve sempre um passo à frente no duelo.
No último round, Alateng mudou o jogo e aplicou duas quedas, garantindo a pontuação e sacramentando um triunfo dominante.
Elise Reed vence Melissa Martinez por decisão unânime
Em duelo válido pelo peso-palha, Elise Reed tirou a invencibilidade da estreante mexicana Melissa Martinez com triunfo por decisão unânime. Todos os jurados pontuaram o combate 29 a 28 para a norte-americana.
Martinez começou o duelo usando golpes no corpo, mas com um minuto de luta, Reed conectou um cruzado de direita e derrubou a mexicana. Ela se levantou rapidamente e as duas então trocaram posições na luta agarrada, cada uma tendo momentos de superioridade.
Reed começou mais agressiva no 2º round, mas Melissa reagiu bem, não permitindo golpes sem resposta. No último assalto, Martinez saiu na frente com chutes nas pernas e no corpo, chegando até a aplicar uma queda. Mas Reed reagiu, derrubou a mexicana a dois minutos do fim do duelo e foi efetiva com golpes por cima e tentativas de progressão, conseguindo uma sequência final que lhe garantiu o triunfo nas papeletas dos jurados.
Yohan Lainesse vence Darian Weeks por decisão dividida
Na luta de abertura do card, válida pela divisão dos meio-médios, Yohan Lainesse conquistou sua primeira vitória no Ultimate ao superar Darian Weeks por decisão dividida. Os placares foram 29-28, 28-29 e 29-28.
Lainesse começou afiado com seus golpes na longa distância, principalmente com a mão direita. A partir da metade do 1º round Weeks começou a implementar seu jogo de grappling, chegando a atacar brevemente com uma guilhotina, da qual Lainesse se livrou.
Na segunda parcial, Weeks aplicou uma breve queda, mas Lainesse se levantou rapidamente e voltou a implementar sua estratégia de movimentação e longa distância. Weeks teve mais momentos de sucesso mesmo na trocação neste round.
Weeks foi o principal agressor durante parte do 3º assalto, mas Lainesse cresceu na reta final, voltando a equilibrar o combate e deixando o resultado nas mãos dos jurados.
Tags