Eventos
Islam Makhachev conquistou o cinturão dos pesos-leves ao vencer Charles Oliveira na luta principal do UFC 280, neste sábado (22) em Abu Dhabi, evento que teve ainda a segunda defesa de título do campeão peso-galo Aljamain Sterling, com triunfo sobre TJ Dillashaw. Confira todos os resultados abaixo.
Resultados | UFC 280: Oliveira x Makhachev
Card Principal
- Cinturão peso-leve: Islam Makhachev venceu Charles Oliveira por finalização (katagatame) aos 3m16s do 2º round.
- Cinturão peso-galo: Aljamain Sterling venceu TJ Dillashaw por nocaute técnico aos 3m44s do 2º round.
- Peso-galo: Sean O'Malley venceu Petr Yan por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
- Peso-leve: Beneil Dariush venceu Mateusz Gamrot por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Peso-mosca: Manon Fiorot venceu Katlyn Chookagian por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
Card Preliminar
- Peso meio-médio: Belal Muhammad venceu Sean Brady por nocaute técnico aos 4m47s do 2º round.
- Peso-médio: Caio Borralho venceu Makhmud Muradov por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Peso meio-pesado: Nikita Krylov venceu Volkan Oezdemir por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).
- Peso meio-médio: Abubakar Nurmagomedov venceu Gadzhi Omargadzhiev por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27).
- Peso-médio: Armen Petrosyan venceu AJ Dobson por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Peso-mosca: Muhammad Mokaev venceu Malcolm Gordon por finalização (chave de braço) aos 4m26s do 3º round.
- Peso-galo: Karol Rosa venceu Lina Lansberg por decisão majoritária (29-27, 29-27, 28-28).
Karol Rosa vence Lina Lansberg por decisão majoritária
Em duelo pelo peso-galo, Karol Rosa e Lina Lansberg fizeram uma luta que animou o público em Abu Dhabi para abrir a noite do UFC 280.
Apesar de ter um ponto deduzido no 2º round por uma joelhada ilegal, Karol saiu com a vitória por decisão majoritária. A brasileira conseguiu levar a adversária para o chão nos dois primeiros assaltos e levou a melhor na trocação na última parcial para garantir o triunfo.
Com isso, Karol se reabilita após sofrer sua primeira derrota no UFC em sua última luta, chegando à quinta vitória em seis lutas no Octógono | Cartões de Pontuação Oficiais
Muhammad Mokaev finaliza Malcolm Gordon no 3º round
Houve desafios ao longo do caminho, mas Muhammad Mokaev conseguiu a vitória e defendeu sua invencibilidade, finalizando Malcolm Gordon no 3º round em duelo pelo peso-mosca.
O prospecto da categoria usou seu wrestling para sair na frente no round inicial, mas o canadense Gordon também mostrou sua luta de chão no seguinte. No assalto final, Mokaev tomou as rédeas do combate e usou uma chave de braço para liquidar a fatura.
Aos 22 anos e agora com um cartel de 8-0, ele se reafirma com um dos prospectos mais interessantes do esporte, mesmo que essa luta tenha mostrado que ainda existe a necessidade de amadurecer e se desenvolver como atleta | Cartões de Pontuação Oficiais
Armen Petrosyan vence AJ Dobson por decisão unânime
Em um duelo de graduados pelo Dana White's Contender Series em 2021, Armen Petrosyan levou a melhor sobre AJ Dobson, vencendo por decisão dos jurados em combate pelo peso-médio.
Petrosyan foi o mais ativo do combate por todos os três rounds, lançando golpes com maior volume e mais eficiência do que Dobson. Apesar de o atleta da Armênia passar boa parte do confronto com um corte acima do supercílio e outro abaixo do olho, ele foi claramente o lutador mais efetivo no Octógono, e os jurados concordaram.
Com a vitória, o cartel de Petrosyan vai para 2-1 no UFC e 7-2 no geral, e ele se consolida na competitiva divisão dos pesos-médios | Cartões de Pontuação Oficiais
Abubakar Nurmagomedov vence Gadzhi Omargadzhiev por decisão unânime
O duelo entre Abubakar Nurmagomedov e Gadzhi Omargadzhiev começou como o esperado, com ambos investindo pesado na luta agarrada nos dois primeiros assaltos, até que o último round se tornou uma guerra de trocação com ambos atletas demonstrando bastante cansaço. No fim, os árbitros deram a vitória a Nurmagomedov, que chega ao seu segundo triunfo consecutivo no Ultimate.
Os pontos fortes de Nurmagomedov - seu controle por cima, seu jab e sua habilidade no solo - foram demais para Omargadzhiev, e o atleta com maior experiência conseguiu explorar suas melhores ferramentas para garantir a vitória | Cartões de Pontuação Oficiais
Nikita Krylov vence Volkan Oezdemir por decisão unânime
Nikita Krylov e Volkan Oezdemir não perderam tempo, partindo para cima desde o início do duelo e buscando encerrar o combate a cada golpe. Krylov levou Volkan ao chão na segunda metade do round inicial, indo para as costas na tentativa de um mata-leão. O ex-desafiante ao cinturão se defendeu, mas seguiu sob pressão do ucraniano.
Os dois rounds seguintes tiveram o mesmo com, com Nikita encurralando Oezdemir e aplicando quedas decisivas para garantir o triunfo por decisão unânime | Cartões de Pontuação Oficiais
Caio Borralho vence Makhmud Muradov por decisão unânime
Caio Borralho defendeu sua invencibilidade no Octógono, conquistando sua terceira vitória em 2022 por decisão unânime em um duro confronto com Makhmud Muradov.
Caio usou sua luta agarrada para se colocar em posição de controlar o combate. Muradov teve seus momentos, conseguindo raspagens e tempo de controle por cima, mas o brasileiro sempre encontrou uma saída para virar o controle a seu favor e garantir a decisão dos jurados.
Borralho se consolida como uma das principais revelações do Contender Series em 2021 com três vitórias em seu ano de estreia no Ultimate. Ele soma 10 triunfos seguidos na carreira, e deve elevar o nível de competição em seu próximo combate.
Belal Muhammad vence Sean Brady por nocaute técnico no 2º round
Que performance de Belal Muhammad! Vivendo grande fase no Octógono, o meio-médio continuou sua caminhada rumo ao topo da divisão tirando a invencibilidade de Sean Brady com triunfo por nocaute técnico no 2º round na última luta do card preliminar.
Após um round inicial equilibrado, a incansável pressão de Muhammad começou a fazer efeito e cansar Brady. Com um golpe limpo de direita, Belal atordoou o adversário e, a partir daí, desferiu uma avalanche de golpes até a interrupção do árbitro. Agora, são quatro vitórias seguidas e nove lutas de invencibilidade para Muhammad no Octógono | Cartões de Pontuação Oficiais
Manon Fiorot vence Katlyn Chookagian por decisão unânime
Manon Fiorot continuou sua escalada na divisão peso-mosca conquistando uma vitória por decisão unânime sobre a então 1ª colocada no ranking da categoria, Katlyn Chookagian.
A embalada atleta francesa conectou os golpes mais contundentes nos dois primeiros rounds, ao passo em que igualou o volume da norte-americana, antes de diminuir um pouco o ritmo na última parcial, no qual ainda aplicou uma queda para sacramentar a vitória. Agora com um cartel de 5-0 no UFC e embalada por uma sequência de 10 vitórias, Fiorot se junta a Alexa Grasso na lista de possíveis desafiantes ao título na divisão até 56 Kg, onde Valentina Shevchenko reina absoluta | Cartões de Pontuação Oficiais
Beneil Dariush vence Mateusz Gamrot por decisão unânime
Que luta incrível! Por 15 minutos, Beneil Dariush e Mateusz Gamrot fizeram um duelo tenso e cativante, provando por que pertencem à elite de uma das divisões mais competitivas do Ultimate. No fim, Dariush saiu com a vitória por decisão unânime.
Dariush fez um ótimo trabalho conectando em contragolpes e evitando entrar no jogo de luta agarrada de Gamrot, acertando o adversário com sua dura mão esquerda, e inclusive aplicando um knockdown no último assalto. Após perder a oportunidade de enfrentar Islam Makhachev em fevereiro, Beneil se mantém próximo ao topo e chega à marca de oito vitórias consecutivas.
Os dois únicos atletas com sequências mais longas de triunfos são os dois homens envolvidos na luta principal do evento. E quando o UFC 280 chegar ao fim, apenas um deles ainda estará à sua frente | Cartões de Pontuação Oficiais
Sean O'Malley vence Petr Yan por decisão dividida
Este foi um duelo fenomenal que não apenas respondeu qualquer questão a respeito de Sean O'Malley, como mostrou mais uma vez a qualidade de Petr Yan, com "Suga" conquistando a vitória por decisão dividida.
O'Malley teve uma performance excelente, atordoando Yan no round inicial e abrindo um corte em seu rosto com uma joelhada no último, enquanto o ex-campeão constantemente fez ajustes e teve períodos de controle das ações. Foi uma luta lá e cá, em que ambos precisaram buscar maneiras de encontrar o sucesso, e ambos o fizeram repetidas vezes ao longo dos 15 minutos.
Esta é a maior vitória da carreira de O'Malley, que chega a cinco lutas seguidas de invencibilidade e da um salto gigante rumo ao topo do peso-galo.
Luta Co-Principal: Aljamain Sterling vence TJ Dillashaw por nocaute técnico no 2º round.
Aljamain Sterling defendeu o cinturão dos pesos-galo com vitória por nocaute técnico no 2º round sobre o ex-campeão TJ Dillashaw na luta co-principal do UFC 280.
Sterling foi dominante, levando Dillashaw ao chão quase imediatamente, quando aparentemente o desafiante deslocou o ombro. O campeão seguiu no controle, repetiu a receita no assalto seguinte, foi às costas e golpeou até a interrupção do árbitro, chegando à sétima vitória consecutiva no Octógono.
Luta Principal: Islam Makhachev finaliza Charles Oliveira no 2º round
Islam Makhachev é o novo campeão peso-leve do UFC. O russo dominou Charles Oliveira, controlando a ação durante o primeiro round antes de aplicar um knockdown com golpe de esquerda e encerrar o duelo com um katagatame.
Foi uma performance estonteante do novo campeão, que agora tem 11 vitórias consecutivas, respondendo qualquer dúvida sobre sua capacidade de enfrentar a elite da categoria.
O UFC 280: Oliveira x Makhachev foi realizado no sábado, 22 de outubro, em Abu Dhabi. Clique aqui para conferir a cobertura completa do evento.