Eventos
O Brasil tem um novo campeão no Ultimate. No último sábado (12), Alex "Poatan" Pereira nocauteou Israel Adesanya na luta principal do UFC 281, em Nova York, e conquistou o cinturão dos pesos-médios. Na luta co-principal da noite, Zhang Weili finalizou Carla Esparza e reconquistou o título do peso-palha. Confira todos os resultados abaixo.
Resultados Oficiais | UFC 281: Adesanya x Poatan
Card Principal
- Alex Poatan venceu Israel Adesanya por nocaute técnico aos 2m01s do 5º round.
- Zhang Weili venceu Carla Esparza por finalização (mata-leão) a 1m05s do 2º round.
- Dustin Poirier venceu Michael Chandler por finalização (mata-leão) aos 2m00s do 3º round.
- Chris Gutierrez venceu Frankie Edgar por nocaute aos 2m01s do 1º round.
- Dan Hooker venceu Claudio Puelles por nocaute técnico aos 4m06s do 2º round.
Card Preliminar
- Renato Moicano venceu Brad Riddell por finalização (mata-leão) aos 3m20s do 1º round.
- Ryan Spann venceu Dominick Reyes por nocaute a 1m20s do 1º round.
- Erin Blanchfield venceu Molly McCann por finalização (kimura) aos 3m37s do 1º round.
- Andre Petroski venceu Wellington Turman por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Matt Frevola venceu Ottman Azaitar por nocaute aos 2m30s do 1º round.
- Karolina Kowalkiewicz venceu Silvana Gomez Juarez por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Michael Trizano venceu Seung Woo Choi por nocaute aos 4m51s do 1º round.
- Montel Jackson venceu Julio Arce por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Carlos Ulberg venceu Nicolae Negumereanu por nocaute aos 3m44s do 1º round.
Veja também: Cartões de Pontuação Oficiais
Carlos Ulberg nocauteia Nicolae Negumereanu no 1º round
Carlos Ulberg abriu a noite de maneira espetacular, conquistando sua terceira vitória consecutiva no Octógono com nocaute no 1º round sobre Nicolae Negumereanu.
O primeiro de quatro atletas da academia City Kickboxing no card, Ulberg trabalhou de forma paciente na longa distância até começar a conectar seus golpes na segunda metade do round inicial. Enquanto Negumereanu andava para frente tentando encurtar a distância, Ulberg o acertou com um gancho limpo de esquerda, e impediu que o oponente se levantasse com mais um golpe que encerrou o confronto.
Montel Jackson vence Julio Arce por decisão unânime
O duelo pelo peso-galo entre Montel Jackson e Julio Arce foi tão competitivo quanto se esperava, com ambos fazendo uma luta bastante equilibrada nos dois primeiros rounds, e Jackson controlando a última parcial para garantir a vitória por decisão unânime.
Nos primeiros 10 minutos, nenhum dos atletas conseguiu abrir uma vantagem significativa. Mas no início dos últimos cinco, Jackson derrubou Arce com um golpe limpo de esquerda, e ficou por cima do adversário no chão durante quase todo o assalto. Arce eventualmente se levantou, mas foi incapaz de qualquer ação que mudasse o resultado do duelo.
Jackson conquista assim sua terceira vitória consecutiva e dá um importante passo na dinâmica divisão dos galos.
Michael Trizano nocauteia Seung Woo Choi no 1º round
Michael Trizano e Seung Woo Choi foram para cima logo de início e começaram a luta com um knockdown duplo, quando ambos conectaram ganchos de esquerda simultaneamente. O duelo permaneceu caótico até a reta final, quando o norte-americano aplicou um novo knockdown e não permitiu que o sul-coreano se recuperasse.
Ambos atletas conectaram golpes limpos e mandaram seus adversários ao chão, mostrando muita disposição para trocar na curta distância. Com o triunfo, Trizano encerra uma sequência negativa de duas derrotas.
Karolina Kowalkiewicz vence Silvana Gomez Juarez por decisão unânime
Seis anos após participar do primeiro evento do UFC no Madison Square Garden, Karolina Kowalkiewicz voltou ao palco e conquistou uma vitória sobre Silvana Gomez Juarez por decisão unânime.
Kowalkiewicz, que sofreu a primeira derrota na carreira na primeira passagem pelo MSG, quando desafiou Joanna Jedrzejczyk pelo cinturão peso-palha, dominou o primeiro round no chão, e os dois seguintes com a trocação. Silvana teve seus momentos e mostrou sua força, mas a polonesa foi superior e após uma dura sequência de cinco derrotas seguidas, conquistou seu segundo triunfo consecutivo na organização.
Matt Frevola nocauteia Ottman Azaitar no 1º round
Lutando em casa, Matt Frevola levantou a torcida no Madison Square Garden com um nocaute avassalador sobre Ottman Azaitar ainda no 1º round.
Ambos mostraram muito respeito e cautela no início, mas quando resolveram engajar e trocar golpes, Frevola foi quem acertou o alvo com um belo gancho de esquerda que mandou Azaitar direto à lona. Foi a maior vitória da carreira do norte-americano e sua segunda consecutiva no round inicial.
Andre Petroski vence Wellington Turman por decisão unânime
Foi uma batalha de luta agarrada entre Andre Petroski e Wellington Turman, que terminou com o norte-americano garantindo a vitória por decisão unânime após 15 minutos.
O round inicial foi disputado majoritariamente em pé, sem que nenhum lutador tivesse grande vantagem. Eles foram ao chão no assalto seguinte, mas novamente ambos tiveram momentos de sucesso. Na última parcial, Petroski começou com uma tentativa de guilhotina, que foi defendida pelo brasileiro, mas acabou ficando por cima e mantendo o controle até o fim.
Todos os jurados apontaram vitória de Petroski, que chegou à quarta vitória seguida no Octógono.
Erin Blanchfield finaliza Molly McCann no 1º round
Erin Blanchfield não tomou conhecimento de Molly McCann, dominando completamente desde o início, e vencendo a inglesa ainda no round inicial.
Blanchfield provou que era capaz de trocar com McCann no início e em seguida aplicou uma bela queda, da qual a britânica não se levantou mais. Erin prendeu Molly no crucifixo e castigou com socos e cotoveladas, até conseguir a brecha para encerrar o duelo com uma kimura.
Aos 23 anos, Blanchfield continua sua impressionante ascensão no Ultimate e conquista a quarta vitória em quatro lutas na organização.
Ryan Spann nocauteia Dominick Reyes no 1º round
O "Superman" Ryan Spann aplicou um nocaute violento sobre Dominick Reyes em luta pela divisão dos meio-pesados.
Os dois começaram o duelo agressivos, mas Spann machucou Reyes com todos os golpes que conectou. No fim, um jab de encontro derrubou Dominick e um segundo golpe entrou para sacramentar a vitória de Spann, que conquista sua segunda vitória seguida no 1º round.
Renato Moicano finaliza Brad Riddell no 1º round
Renato Moicano continua provando que é uma perigosa ameaça ao Top 15 dos pesos-leves. O brasileiro dominou completamente o australiano Brad Riddell, machucando-o em pé no início do combate e em seguida levando o oponente ao chão, indo para suas costas e encerrando o combate com um mata-leão em pouco mais de três minutos.
Moicano agora tem três vitórias em suas últimas quatro lutas, sendo a única derrota em um combate que aceitou de última hora contra o ex-campeão Rafael dos Anjos. O brasileiro já integrou o Top 5 dos pesos-pena, e agora está de olho no ranking dos 70 Kg.
Dan Hooker nocauteia Claudio Puelles no 2º round
Insistentes golpes no corpo foram decisivos para Dan Hooker, que colocou um fim na sequência de cinco vitórias seguidas de Claudio Puelles, vencendo por nocaute técnico no 2º round em luta válida pelo peso-leve.
No round inicial, Hooker teve que trabalhar com calma para se livrar das tentativas de chaves de joelho e calcanhar do peruano, mas no seguinte, dominou por completo, defendendo todas as tentativas de queda e conectando de forma consistente seus golpes, até que Puelles acusou os chutes na região do abdômen e obrigou o árbitro Keith Peterson a interromper o duelo.
Chris Gutierrez nocauteia Frankie Edgar no 1º round
Chris Gutierrez conquistou a maior vitória de sua carreira ao nocautear o ex-campeão Frankie Edgar com uma bela joelhada no 1º round, em luta pela divisão peso-galo.
Gutierrez foi mais rápido e preciso desde o início do duelo, conectando golpes na longa distância. Quando Edgar pressionou, Gutierrez aplicou uma linda joelhada de encontro que derrubou Edgar, dando um fim à luta de despedida do futuro membro do Hall da Fama do Ultimate.
Performance irretocável de Gutierrez, que conquista sua quarta vitória consecutiva e chega à oitava luta de invencibilidade.
Dustin Poirier finaliza Michael Chandler no 3º round
Dustin Poirier e Michael Chandler fizeram um dos melhores rounds do ano nos primeiros cinco minutos do confronto, com ambos encaixando golpes duríssimos e ficando próximos da vitória. Após Chandler dominar o assalto seguinte, aplicando uma queda no início e controlando por cima, "Iron" tentou repetir a estratégia na última parcial, mas foi surpreendido por Poirier que raspou, foi às costas e encerrou o duelo com um mata-leão.
Foi uma luta tão incrível, competitiva e divertida quanto se esperava, e que mostrou por que estes são dois dos melhores do mundo em uma das categorias mais repletas de talentos no UFC.
Zhang Weili finaliza Carla Esparza no 2º round
Zhang Weili é novamente a campeã peso-palha do UFC, após finalizar Carla Esparza no 2º round da luta co-principal do UFC 281. Com a vitória, a chinesa se torna a terceira campeã consecutiva a ter o título pela segunda vez, se juntando a Esparza e a Rose Namajunas.
O 1º round foi uma mistura frenética de luta em pé e no chão, com ambas lutadoras tendo sucesso na área em que sua adversária era considerada superior. No início do 2º assalto, Esparza buscou uma queda, e Zhang se defendeu e caiu na posição de crucifixo. Com o braço da campeã preso, a chinesa teve facilidade para encaixar o mata-leão e recuperar o cinturão.
Alex Poatan nocauteia Israel Adesanya no 5º round
Alex Pereira é o novo campeão peso-médio do UFC!
Perdendo nas papeletas dos jurados no início do último round, o desafiante teve que pressionar em busca de um golpe como o que encerrou o segundo duelo entre ele e Adesanya no kickboxing, e após encurralar o campeão contra a grade, ele encontrou. Poatan desferiu uma série de golpes limpos, sem resposta, obrigando o árbitro Marc Goddard a intervir e decretar o nocaute técnico.
Adesanya lutou de maneira excepcional e inteligente por 20 minutos, mas o poder de fogo de Poatan se provou ser o diferencial na espetacular luta que encerrou o UFC 281.
Em apenas um ano, e com somente quatro lutas dentro do Octógono, Poatan chega ao topo do peso-médio, encerrando o reinado de Adesanya de forma incontestável
O UFC 281: Adesanya x Poatan foi realizado em 12 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova York. Clique aqui e confira a cobertura completa do evento.