Eventos
Após um longo período sem desembarcar no Brasil, o Octógono retornou ao Rio de Janeiro no último sábado (21) com o UFC 283, que teve 17 brasileiros em ação e duas disputas de cinturão. Na luta principal, Jamahal Hill superou Glover Teixeira e é o novo campeão do peso meio-pesado, enquanto Brandon Moreno levou a melhor sobre Deiveson Figueiredo e unificou o título do peso-mosca.
Você pode rever todo o evento no UFC Fight Pass! Clique aqui e assine já!
Resultados | UFC 283: Teixeira x Hill
Card Principal
- Jamahal Hill venceu Glover Teixeira por decisão unânime (50-44, 50-44, 50-44).
- Brandon Moreno venceu Deiveson Figueiredo por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do 3° round.
- Gilbert Durinho venceu Neil Magny por finalização (triângulo de mão) aos 4m15s do 1° round.
- Jéssica Andrade venceu Lauren Murphy por decisão unânime (30-25, 30-25, 30-26).
- Johnny Walker venceu Paul Craig por nocaute técnico aos 2m16s do 1° round.
Card Preliminar
- Ihor Potieria venceu Mauricio Shogun por nocaute técnico aos 4m05s do 1° round.
- Brunno Ferreira venceu Gregory Rodrigues por nocaute aos 4m13s do 1° round.
- Thiago Moisés venceu Melquizael Costa por finalização (mata-leão) aos 4m05s do 2° round.
- Gabriel Bonfim venceu Mounir Lazzez por finalização (guilhotina) aos 49s do 1° round.
Preliminares UFC Fight Pass
- Jailton Almeida venceu Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico aos 2m56s do 2° round.
- Cody Stamann venceu Luan Lacerda por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Ismael Bonfim venceu Terrance McKinney por nocaute aos 2m17s do 2° round.
- Nicolas Dalby venceu Warlley Alves por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
- Josiane Nunes venceu Zarah Fairn por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Daniel Marcos venceu Saimon Oliveira por nocaute aos 2m18s do 2° round.
Jamahal Hill é o novo campeão do peso meio-pesado
Jamahal Hill é o novo dono do cinturão do peso meio-pesado, se tornando o primeiro lutador vindo do Dana White's Contender Series a conquistar o cinturão do UFC.
"Sweet Dreams" se mostrou o lutador mais ativo a todo tempo na luta principal contra Glover Teixeira, acertando o ex-campeão com golpes limpos em ambas as bases de luta, além de defender as quedas do brasileiro. No segundo round, ele deixou Glover atordoado com uma série de chutes altos, apenas para que Glover o levasse ao solo e tivesse um bom momento.
Jamahal mais uma vez machucou Glover com um chute alto no terceiro round e quase conseguiu dar números finais com o veterano acuado na grade, mas Glover perseverou e sobreviveu. Jamahal buscou o nocaute no quarto round mais uma vez, mas novamente não teve sucesso.
Apesar de estar bem machucado, Glover não desistiu em nenhum momento e marchava em direção ao norte-americano. No quinto round, ele conseguiu uma queda e teve o controle lateral, mas Hill conseguiu escapar e inverter a posição, prendendo o brasileiro até o fim.
Foi uma grande performance do novo campeão, que foi às lágrimas após receber o tão desejado cinturão.
Brandon Moreno é o novo campeão peso-mosca
Brandon Moreno é mais uma vez o campeão indiscutível do peso-mosca após dominar Deiveson Figueiredo na quarta luta entre ambos.
Moreno, que subiu ao Octógono como campeão interino após a vitória sobre Kai Kara-France, se mostrou o mais afiado entre os dois, misturando bem seus golpes e conseguindo se sair melhor no grappling. No terceiro round, o mexicano começou a aumentar a distância, machucando o brasileiro com um forte golpe de esquerda. De lá, Moreno mostrou-se ainda mais perigoso no chão e fez com que o olho de Deiveson ficasse mais inchado.
No intervalo, o médico checou o olho do brasileiro e declarou que ele estava impossibilitado de continuar, com a luta sendo interrompida e com o mexicano saindo de forma triunfante, vencendo duas as quatro lutas contra Deiveson.
Gilbert Burns finaliza Neil Magny no primeiro round
Vimos mais uma vez a excelência técnica de Gilbert Burns, com o ex-desafiante ao cinturão do peso meio-médio finalizando Neil Magny no primeiro round para volta à coluna das vitórias.
Logo no começo do primeiro round, o brasileiro encurtou a distância e colocou Magny no chão com uma linda queda. De lá, "Durinho" mostrou sua habilidade superior no chão, trabalhando de forma paciente até chear na montada e conseguir o triângulo de mão.
O tipo de vitória que ele precisava para voltar para a direção do cinturão.
Jéssica Andrade vence Lauren Murphy por decisão unânime
Jéssica Andrade deu um show em seu retorno ao peso-mosca com uma vitória dominante contra a ex-desafiante Lauren Murphy.
No round de abertura, a brasileira castigou as pernas da rival e acertou uma grande diversidade de golpes fortes, mostrando contundência em todas as trocas. Quando Murphy buscava levar a luta para o solo, a brasileira se defendia com facilidade, e foi assim durante os 15 minutos.
Um verdadeiro atropelo da ex-campeã dos palhas, que deixa sua marca independente da categoria em que luta.
Johnny Walker vence Paul Craig por nocaute técnico no 1° round
O inacreditável poder de nocaute de Johnny Walker apareceu novamente no Octógono - e desta vez a vítima foi Paul Craig.
No começo do primeiro round, Craig pegou um chute do brasileiro e buscou levá-lo até a grade. Em vez disso, Johnny acertou um golpe de direita que deixou o escocês atordoado e de lá ele continuou a acertar golpes de maneita contundente até o juiz parar o combate.
Agora são duas vitórias no primeiro round para Johnny, que vem se mostrando um lutador mais paciente - e sempre divertido - para a divisão do peso meio-pesado.
Ihor Potieria vence Mauricio Shogun por nocaute técnico no 1° round
Ihor Potieria se tornou a pessoa mais impopular do Rio de Janeiro nesta noite após nocautear Maurício Shogun em sua luta de despedida.
O peso meio-pesado ucraniano aguardou pacientemente até achar a distância e aberturas, e quando Shogun deu isso a ele, Potieria não perdoou a lenda. Um golpe curto na têmpora marcou o início do fim, com o brasileiro perdendo o equilíbrio e o ucraniano não dando tempo para que ele se recuperasse.
Uma boa vitória para o jovem lutador, que mostrou seu respeito ao brasileiro e se autodeclarou o "o novo futuro campeão do UFC". Agora 1-1 no Octógono, o tempo dirá se Potieria conseguirá chegar aonde almeja.
Para Shogun, foi desapontador não terminar a carreira com uma vitória, mas a lenda vive para sempre.
Brunno Ferreira vence Gregory Rodrigues por nocaute no 1° round
Hulk esmaga!
O estreante invicto Brunno Ferreira deixou a melhor impressão possível ao nocautear Gregory Rodrigues com um golpe limpo de esquerda no primeiro round.
Gregory estava controlando a luta, pressionando Brunno e acertando os melhores golpes, mas o "Hulk" logo mostrou a sua qualidade e o motivo de seu apelido após Gregory cometer o erro de ficar parado em sua frente. Um verdadeiro petardo, que apagou o compatriota.
Uma vitória memorável para o novato, que agora tem 10-0 em seu cartel.
Thiago Moisés finaliza Melquizael Costa no 2° round
Thiago Moisés fez prevalecer sua experiência para finalizar Melquizael Costa e conseguir a segunda vitória seguida pela via rápida no UFC.
"Melk" se defendeu bem no round inicial, parando as primeiras tentativas de queda de Moisés e buscando a trocação com o veterano, mas Moisés estava pressionando o tempo todo e conseguiu uma queda no fim do round. Já no segundo round, Moisés dominou o tempo inteiro, colocando seu rival no chão e aproveitando a oportunidade para finalizar com um mata-leão.
Mais uma vez, ele prova que pode ser um lutador de grande potencial na divisão. Com apenas 27 anos e 6-4 no Octógono, ele perdeu apenas de competidores de alto calibre.
Gabriel Bonfim finaliza Mounir Lazzez no 1° round
Se Ismael conseguiu um nocaute no segundo round no UFC 283, seu irmão mais novo Gabriel Bonfim também teve seu momento histórico na arena.
Com menos de um minuto de sua estreia no Octógono contra Mounir Lazzes, o lutador invicto de 25 anos encaixou uma guilhotina, conseguindo a finalização quase instantâneamente. Os dois lutadores foram para a trocação franca logo no início, mas quando Lazzez buscou a queda, Gabriel laçou seu pescoço, rolou para a montada e deu números finais ao combate.
Que noite incrível para os irmãos Bonfim!
Jaílton Almeida nocauteia Shamil Abdurakhimov no 2° round
Jaílton Almeida é impressionante.
Shamil Abdurakhimov acertou um golpe de direita limpo no começo da luta e de lá, Malhadinho mostrou todo o poder de seu grappling para demolir o russo. Ele manteve Abdurakhimov no solo por toda a duração do primeiro round, praticamente o tempo todo na montada, onde ele acertou golpes que atordoaram o rival.
Logo no começo do segundo round, ele colocou Abdurakhimov no chão de novo, e desta vez ele foi para uma posição dominante onde poderia conseguir tanto uma finalização quanto um nocaute. Conseguiu a segunda opção.
Uma nova vitória dominante do lutador revelado no Dana White's Contender Series, que está 4-0 no UFC, com todas as vitórias pela via rápida. Depois de superar Abdurakhimov, ele com certeza estará no ranking na próxima semana.
Um atropelo absoluto de Malhadinho.
Cody Stamann vence Luan Lacerda por decisão unânime
Cody Stamann mostrou mais uma vez que que é um lutador de alto nível no Octógono ao vencer o estreante Luan Lacerda.
Um membro do Top 15 por muitos anos, Stamann se mostrou mais atlético e conseguiu impor seu ritmo nos dois primeiros rounds, conseguindo acertar golpes na curta distância. Nos poucos momentos que ambos trocaram golpes de forma franca, Stamann era quem batia mais forte e em maior volume, especialmente na região do adbdômen de Luan.
O brasileiro finalmente conseguiu levar a luta para o chão no terceiro round, conseguindo manter o controle mas sem levar perigo no ground and pound ou com finalizações. Ao voltarem a ficar em pé, Luan acertou bons golpes no corpo, enquanto Stamann tentava administrar a luta.
Uma boa vitória para o peso-galo, mostrando apenas o quão boa é a categoria. É a primeira vez que o norte-americano conquista uma sequência de vitórias no Ultimate e seu cartel vai para 21-5-1. | Pontuações dos Juízes
Ismael Bonfim nocauteia Terrance McKinney no 2° round
O estreante Ismael Bonfim deu um verdadeiro show e já conquistou um dos nocautes mais bonitos do ano neste sábado, mesmo sendo apenas o segundo evento. O brasileiro deu uma joelhada em cheio no queixo de Terrance McKinney, que caiu completamente nocauteado no Octógono.
Os pesos-leves tiveram um primeiro round parelho, com Ismael acertando os melhores golpes e McKinney absorvendo-os bem. O brasileiro parecia mais confiante do que o rival e no segundo round ele pressionou McKinney. Com o norte-americano na grade, ele primeiro acertou um contra-golpe que tirou o protetor bucal de McKinney e em seguida acertou a joelhada que deu números finais ao duelo.
Uma tremenda performance do estreante - o mais velho dos irmãos Bonfim, que é mais um lutador interessante no peso-leve. | Pontuações dos Juízes
Nicolas Dalby vence Warlley Alves por decisão dividida
Os veteranos do peso meio-médio Nicolas Dalby e Warlley Alves tiveram 15 minutos movimentados na terceira luta da noite. Durante três rounds, eles trocaram golpes até a buzina final e foram ovacionados na Jeunesse Arena.
Não houve nenhum golpe que realmente machucasse o adversário - foram simplesmente 15 minutos de ação pura, com Dalby impondo seu ritmo no começo e misturando o alvo de seus golpes. O brasileiro teve seus bons momentos, mas parecia com dificuldade para encontrar seu ritmo.
Ambos estavam confiantes na vitória após 15 minutos de luta, mas dois do juízes deram a vitória para Dalby, que ganhou a segunda seguida e agora está 21-4-1, 2 NC. | Pontuações dos Juízes
Josiane Nunes vence Zara Fairn por decisão unânime
As pesos-pena trouxeram ação ao Octógono neste sábado, com Josiane Nunes e Zarah Fairn lutando de forma competitiva durante 15 minutos.
Fairn veio firme com seus chutes, levando a luta até a brasileira no primeiro round em seu melhor momento UFC. Josiane respondeu e fechou o segundo round sendo mais agressiva, dando problemas à francesa. No terceiro, Josiane foi superior em boa parte do tempo, acertando a adversária com diversos golpes e pressionando até a buzina final.
Todos os juízes marcaram 29-28 para a brasileira, que agora tem 3-0 no UFC e 9-1 em seu cartel. | Pontuações dos Juízes
Daniel Marcos nocauteia Saimon Oliveira no 2° round
O Brasil teve um início ruim no UFC 283, com o peruano Daniel Marcos nocauteando Saimon Oliveira na luta de abertura.
Contratado na última temporada do Dana White's Contender Series, Marcos não mostrou nenhum sinal de nervosismo e pressionou Saimon desde o começo. O brasileiro não conseguia responder aos golpes do peruano e teve problemas com os contra-ataques no corpo. No meio o segundo round, uma joelhada na costela o derrubou.
Uma estreia impressionante para a promessa ainda invicta, agora com 14-0 em seu cartel. Saimon perde a segunda no UFC. | Pontuações dos Juízes
O UFC 283: Teixeira vs Hill foi um evento realizado em 21 de janeiro na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Confira aqui a cobertura completa.
Tags