Eventos
O Octógono voltou a ser montado no último sábado (11) na Austrália para a realização do UFC 284. Na luta principal do evento, Islam Makhachev fez sua primeira defesa do cinturão peso-leve ao vencer Alexander Volkanovski, enquanto Yair Rodriguez finalizou Josh Emmett e é o novo campeão interino do peso-pena. O UFC Fight Pass transmitiu todas as lutas ao vivo e com exclusividade e você pode reassistir ao evento. Clique aqui e assine já!
Resultados | UFC 284: Makhachev x Volkanovski
CARD PRINCIPAL
- Islam Makhachev venceu Alexander Volkanovski por decisão unânime (48-47, 48-47, 49-46).
- Yair Rodriguez venceu Josh Emmett por finalização (triângulo) aos 4m19s o 2° round.
- Jack Della Maddalena venceu Randy Brown por finalização (mata-leão) aos 2m13s do 1° round.
- Justin Tafa venceu Parker Porter por nocaute a 1m06s do 1° round.
- Jimmy Crute e Alonzo Menifield terminou em empate majoritário (29-27, 28-28, 28-28).
CARD PRELIMINAR
- Modestas Bukauskas venceu Tyson Pedro por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).
- Josh Culibao venceu Melsik Baghdasaryan por finalização (mata-leão) aos 2m02s do 2° round.
- Kleydson Rodrigues venceu Shannon Ross por nocaute técnico aos 59s do 1° round.
- Jamie Mullarkey venceu Francisco Prado por decisão unânime (30-27, 30-27,30-27).
- Jack Jenkins venceu Don Shainis por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Loma Lookboonmee venceu Elise Reed por finalização (mata-leão) aos 44s do 2° round.
- Blake Bilder venceu Shane Young por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Elves Brener venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27).
Elves Brenner vence Zubaira Tukhugov por decisão dividida
Uma decisão dividida marcou a primeira luta do card, com o estreante Elves Brener saindo com a vitória contra o veterano Zubaira Tukhugov.
O brasileiro mostrou a que veio, tendo sucesso nos dois primeiros minutos da luta e impondo seu rítmo contra o russo. O combate passou a ficar equilibrado com o tempo, mas Tukhugov não conseguia colocar em jogo sua estratégia e o duelo acabou nas mãos dos juízes.
Para a surpresa de muitos, Brener saiu com a vitória por decisão dividida, com um dos juízes dando os três rounds para ele. Uma grande vitória para um estreante talentoso, que agora irá em busca de se estabelecer no Ultimate.
Blake Bilder vence Shane Young por decisão unânime
Blake Bilder mostrou todo o seu volume de golpes e ritmo de luta para ganhar um combate competitivo contra Shane Young em sua estreia.
O lutador contratado no Dana White's Contender Series controlou boa parte do combate e levou Young para o chão, tendo mais sucesso do que o veterano nos primeiros minutos. Bilder continuou a acertar os melhores golpes no segundo round e sua mão esquerda estava afiada no terceiro, acertando golpes que abriram um corte na testa do neozelandês para sair com a vitória.
Bilder agora tem um cartel de 8-0-1 com a vitória.
Loma Lookboonmee finaliza Elise Reed no 2° round
Loma Lookboonmee continua a mostrar sua evolução no MMA, conquistando uma vitória por finalização contra Elise Reed.
A lutadora oriunda do muay thai mostrava bem seu jogo em pé no começo da luta, acertando chutes laterais e deixando as pernas de Reed completamente machucadas. A tailandesa conseguiu uma queda, mas Reed inverteu a posição e ficou por cima, mantendo o controle nas costas de Loma até o fim do round.
No começo do segundo, a tailandesa conseguiu uma bela queda, pegou as costas e encaixou os ganchos para finalizar com o mata-leão.
Uma grande performance da lutadora de 27 anos, que chegou ao UFC com apenas quatro lutas como profissional. Ela agora está 5-2 no Octógono e coloca seu nome um dos mais promissores do peso-palha.
Jack Jenkins vence Don Shainis por decisão unânime
Primeiro australiano a pisar no Octógono, Jack Jenkins fez a alegria da torcida ao vencer Don Shainis por decisão unânime.
O primeiro round foi todo em pé, com Jenkins acertando diversos chutes nas pernas do rival e conectando boas sequências com suas mãos. No segundo, o estreante australiano mostrou mais de seu grappling, levando Shainis ao solo e conseguindo raspagens quando perdia posições. No teceiro, ele colocou o norte-americano no chão novamente e o controlou para sair com a vitória.
Mais uma boa estreia no UFC 284. Jenkins tem oito vitórias seguidas agora e começa bem sua jornada no Octógono.
Jamie Mullarkey vence Francisco Prado por decisão unânime
Jamie Mullarkey mostrou que não há substituto para experiência, especialmente dentro do Octógono. O australiano lutou de forma tática e inteligente para vencer Francisco Prado por decisão unânime
O peso-leve mudou o nível da luta quando precisou, colocando o estreante de 20 anos no chão e o segurando lá durante o primeiro round, castigando o argentino com cotoveladas. No segundo, Mullarkey controlou a distância com seus golpes e deu trabalho com os diretos de esquerda, não deixando que Prado reagisse em nenhum momento.
Depois de sofrer derrotas em suas duas primeiras lutas, Mullarkey agora embala duas vitórias seguidas. Para Prado, a derrota vem em forma de aprendizado para seu futuro na organização.
Kleydson Rodrigues nocauteia Shannon Ross no 1° round
Kleydson Rodrigues veio com tudo na noite deste sábado, precisando de apenas 59 segundos para vencer Shannon Ross.
O brasileiro começou a luta com um chute alto rodado e imediatamente manteve a pressão, conectando diversos golpes em Ross, que claramente sentiu. O australiano se cobriu e tentou se defender, enquanto o brasileiro não dava espaço e golpeava de forma estridente até o árbitro interromper o duelo e ele conseguir a primeira vitória no Octógono.
Foi a terceira vitória mais rápida do ano e uma mensagem do brasileiro a todos da categoria dos moscas.
Josh Culibao finaliza Melsik Baghdasaryan no 2° round
Josh Culibao deixou a torcida empolgada após se recuperar de um golpe baixo e conseguir a terceira vitória seguida com uma finalização no 2° round contra Melsk Baghdasaryan.
No fim do primeiro round, Culibao foi atingido por um golpe baixo - um chute rodado - que o acertou de forma muito forte. O australiano, no entanto, voltou forte no 2° round e conseguiu um knockown, seguido de uma transição até as costas do rival para dar números finais com um mata-leão.
Foi a terceira vitória seguida do lutador de 28 anos, que ainda não perdeu no peso-pena.
Modestas Bukauskas vence Tyson Pedro por decisão unânime
Muitos esperavam um final rápido na luta que fechou o card preliminar, mas Modestas Bukauskas e Tyson Pedro mostraram queixo duro e batalharam durante 15 minutos.
Pedro teve mais sucesso no primeiro round, levando Bukauskas para o chão e trabalhando as posições em busca de uma finalização. O lituano voltou a ficar em pé e acertou os melhores golpes, com os dois atletas trabalhando de forma competitiva nos dez minutos finais e deixando a luta na decisão dos juízes.
Por fim, vitória de Bukauskas por decisão unânime, que agora espera ter mais sucesso em seu retorno ao Ultimate.
Jimmy Crute e Alonzo Menifield empatam
O que começou como uma luta cheia de ação terminou em um empate entre Jimmy Crute e Alonzo Menifield.
Crute mostrou bem seu wrestling no começo, mas não conseguiu segurar Menifield para a finalização. Quando voltaram a ficar em pé, o americano passou a castigar o rival, acertando golpes poderosos e quase nocauteando Crute. As coisas mudaram no 2° round, com Menifield se saindo melhor no começo, mas com Crute quase finalizando no fim.
No terceiro, Crute conseguiu uma queda e Menifield segurou na grade. O árbitro tirou um ponto do americano e a ação voltou. Crute se manteve melhor e voltou a dominar no solo até o fim do combate.
Os juízes marcaram um empate por conta da perda de ponto de Menifield, mas o combate foi movimentado e, com toda certeza, entreteve os fãs.
Justin Tafa nocauteia Parker Porter no 1° round
Que tal uma vitória impressionante em casa?
Justin Tafa fez sua estreia em casa perdendo pars Yorgan de Castro, mas desta vez o peso-pesado não deu chances alguma a Parker Porter e nocauteou com apenas um golpe.
O lutador conectou um golpe de esquerda na curte distância e Porter caiu completamente nocauteado, sobrando apenas a comemoração para Tafa,
Com uma carreira curta no MMA, ele agora pode pensar em subir para ter maiores desafios no peso-pesado.
Jack Della Maddalena finaliza Randy Brown no 1° round
Jack Della Maddalena continua a impressionar!
O lutadore conseguiu sua quarta vitória seguida desde que chegou ao UFC, finalizando Randy Brown no 1° round para sair com o braço levantado.
Eleito o "Novato do Ano" em 2022 depois de três vitórias no primeiro round, o australiano de 26 anos se estabeleceu como uma verdadeira ameaça na categoria dos meio-médios. Brown chegou com quatro vitórias seguidas ao combate, mas nada que fosse um problema para Della Maddalena.
Uma vitória impressionante para o australiano, que talvez tenha seu nome nos rankings na semana que vem.
Yair Rodriguez é o novo campeão interino do peso-pena
Yair Rodriguez é o novo campeão interino do peso-pena.
Nove anos depois de fazer sua estreia, "El Pantera" teve a sua performance mais impressionante no Octógono até hoje para consagrar o maior momento de sua carreira.
O mexicano de 30 anos levou a luta até Josh Emmett no round inicial, punindo o rival com chutes no corpo e golpes variados. Emmett se recuperou e conseguiu um knockdown, mas Rodriguez se defendeu bem e voltou a ficar em pé.
Rodriguez machucou Emmett no começo do segundo round e foi pontuando até acertar uma joelhada voadora na cabeça do norte-americano. Emmett conseguiu colocar a luta no chão, mas foi pego em um triângulo e precisou bater em desistência.
Uma performance incrível do novo campeão interino - cheia de estilo, golpes impressionantes e tudo mais que o dono de um cinturão precisa ter. Ele agora espera Alexander Volkanovski em um duelo que irá unificar o título da categoria.
Islam Makhachev mantém o cinturão peso-leve no UFC 284
Islam Makhachev pediu por Alexander Volkanovski, foi para a Austrália e derrotou o líder do ranking peso por peso e campeão peso-pena na decisão unânime dos juízes em sua primeira defesa do cinturão peso-leve.
O russo mostrou suas habilidades em pé nos três primeiros rounds, trocando golpes de igual para igual com Volkanovski durante os 15 primeiros minutos, e se saindo melhor do que o australiano em diversos momentos. Volkanovski, por sua vez, mostrou uma habilidade impressionante para conter as quedas do rival, mas mesmo assim Makhachev conseguiu impor seu jogo.
No quarto round, Makhachev conseguiu uma queda perfeita e pegou as costas de Volkanovski, ficando lá até o fim do período. Nos cinco minutos finais, o australiano tentou aumentar o ritmo e foi para o tudo ou nada, conseguiu atordoar Makhachev no fim do round e ficando por cima no ground and pound, mas sem conseguir o nocaute.
Ao fim dos 25 minutos, os juízes deram a vitória ao russo, mas o australiano mostrou todo o seu valor até o fim do combate. Um verdadeiro presente para o público em Perth para todos os fãs de MMA do mundo, que poderão acompanhar a carreira de dois dos atletas mais talentosos da atualidade.
O UFC 284: Makhachev x Volkanovski foi um evento realizado em Perth, na Austrália, em 11 de fevereiro. Confira aqui a cobertura completa.