Pular para o conteúdo principal
Jon Jones Wins the UFC Heavyweight Championship at UFC 285
Resultados

Resultados | UFC 285: Jones x Gane

Jon Jones e Alexa Grasso conquistaram títulos do peso-pesado e peso-mosca, respectivamente, neste sábado (4)

Em uma noite histórica, Jon Jones se sagrou campeão peso-pesado e Alexa Grasso desbancou Valentina Shevchenko, conquistando o título do peso-mosca no UFC 285. Confira abaixo como tudo aconteceu. | Reveja o UFC 285 no UFC Fight Pass

Jon Jones comemora com o cinturão do UFC após a vitória sobre Ciryl Gane no UFC 285, em março de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Resultados Oficiais | UFC 285

Card Principal

Card Preliminar

Jon Jones vence Ciryl Gane por finalização no 1º round

Jon Jones é o novo campeão peso-pesado do UFC, e não levou muito tempo até ele chegar lá.

"Bones" levou Ciryl Gane ao chão em pouco mais de um minuto de combate, e o francês não voltou a se levantar. Jones foi à montada e começou a buscar uma guilhotina. Após Gane defender o primeiro ataque, Jones encaixou no segundo, obrigando o francês a desistir.

Após três anos fora de ação, Jones precisou de menos de um round para se consagrar campeão peso-pesado. Foi uma performance absolutamente dominante do norte-americano de 35 anos, que continua a se provar um dos talentos mais extraordinários que já pisaram no Octógono.

 

Alexa Grasso vence Valentina Shevchenko por finalização no 4º round

Alexa Grasso é a nova campeã peso-mosca do UFC. A desafiante mexicana aproveitou um erro tático cometido por Valentina Shevchenko no 4º round para encaixar um mata-leão e conquistar a vitória e a coroa da categoria.

Foi uma luta extremamente competitiva do início ao fim, com Grasso surpreendendo Shevchenko no 1º round em uma base de canhota. Enquanto a campeã usou sua luta agarrada para assumir a liderança nos rounds finais, Grasso se manteve focada e continuou aproveitando suas oportunidades.

Quando Valentina errou um chute rodado, Grasso instantaneamente pulou em suas costas e atacou o pescoço, colocando os ganchos e encaixando um mata-leão que, eventualmente, obrigou Shevchenko a bater em desistência.

Foi uma performance incrível de Grasso, que se torna a terceira atleta do México a conquistar o título do UFC neste ano, se juntando a Brandon Moreno e Yair Rodriguez.

 

Shavkat Rakhmonov vence Geoff Neal por finalização no 3º round

Shavkat Rakhmonov segue vencendo. O invicto prospecto conquistou sua 5ª vitória no UFC e a 17ª seguida na carreira após um duelo competitivo com Geoff Neal. Foi o teste mais difícil da carreira do atleta de 28 anos, e mais um superado, apesar de alguns sustos.

Em todos os rounds, os meio-médios foram um atrás do outro, com Rakhmonov tendo mais volume e os golpes mais contundentes. Neal o acertou no início do 3º round, mas não conseguiu encontrar um golpe derradeiro, permitindo a Shavkat encurtar a distância e se recuperar.

Na reta final, Rakhmonov acertou um direto de direita limpo, seguido por uma joelhada no corpo, mas Neal conseguiu se manter de pé. A um minuto do fim, o atleta do Cazaquistão encaixou um estrangulamento em pé, obrigando o resiliente, porém cansado e castigado norte-americano a bater.

Uma das lutas mais empolgantes do ano elevou ambos atletas. Shavkat, com 17 vitórias por nocaute ou finalização em 17 lutas na carreira, deve enfrentar um oponente Top 5 em sua próxima apresentação.

 

Mateusz Gamrot vence Jalin Turner por decisão unânime

Mateusz Gamrot e Jalin Turner fizeram um duelo equilibradíssimo entre pesos-leves do Top 10, com Gamrot tendo sucesso quando a luta foi ao chão, e Turner superior na trocação.

O polonês fez um bom trabalho derrubando o norte-americano em todos os rounds, mas só conseguiu causar dano de fato no 2º round, quando encerrou o assalto na posição de crucifixo. Em pé, Turner mostrou seu poder, acertando Gamrot diversas vezes, incluindo na reta final do decisivo 3º assalto.

Todos os rounds foram parelhos e a decisão ficou com os jurados, que decidiram o duelo em favor de Gamrot em decisão dividida. Foi uma apresentação impressionante do veterano, que aceitou o combate de última hora e se colocou de novo na coluna das vitórias.

 

Bo Nickal vence Jamie Pickett por finalização no 1º round

Bem-vindo ao Show de Bo!

Bo Nickal não perdeu tempo para encurtar a distância e colocar suas mãos em Jamie Pickett, e quando o fez, a luta acabou. O condecorado wrestler levou Pickett ao chão e rapidamente encaixou um katagatame, ajustando pacientemente o golpe até o adversário bater em desistência.

Foi uma luta de um homem só, e o tipo de performance que todos esperava de um atleta com o histórico de Nickal. Apesar de ampliar seu cartel para apenas 4-0, ele já desponta como um problema para qualquer peso-médio que cruzar seu caminho no Octógono.

 

Cody Garbrandt vence Trevin Jones por decisão unânime

O ex-campeão Cody Garbrandt voltou à coluna das vitórias na última luta do card preliminar do UFC 285 com um paciente triunfo sobre Trevin Jones.

Entrando na luta em uma sequência de duas derrotas, com cinco reveses nas últimas seis apresentações, Garbrandt foi mais rápido e ativo ao longo do duelo, jogando golpes precisos e calculados em Jones, que teve dificuldade de achar Garbrandt no Octógono. Os golpes mais duros da luta foram conectados por Jones na reta final, mas já era tarde. Garbrandt assegurou a vitória nos dois primeiros rounds, levando a decisão unânime dos jurados.

 

 

Dricus Du Plessis vence Derek Brunson por nocaute técnico no 2º round

Derek Brunson há muito tempo é um teste definitivo para atletas em ascensão no peso-médio, e Dricus Du Plessis passou no teste.

Brunson teve bastante sucesso no 1º round, colocando Du Plessis no chão e acertando-o em pé, mas o sul-africano suportou o castigo e também conectou alguns bons golpes. No 2º assalto, Du Plessis pareceu mais descansado e começou a dominar, acertando Brunson várias vezes antes de derrubá-lo e terminar o assalto golpeando no chão.

Com Du Plessis castigando um exausto Brunson de dentro da guarda, o corner do norte-americano jogou a toalha, desistindo do combate.

A luta nunca é fácil para Du Plessis, mas ele agora está 5-0 no UFC, com oito vitórias seguidas na carreira. Com esta, ele se aproxima do Top 5 da categoria e deve ter um grande desafio a seguir.

 

Amanda Ribas vence Viviane Araújo por decisão unânime

Lutando pela primeira vez em 10 meses, Amanda Ribas conquistou uma importantíssima vitória no UFC 285, superando Viviane Araújo por decisão unânime em duelo pelo peso-mosca.

As duas fizeram um embate de alto nível no 1º round, conectando bons golpes uma na outra. Mas no início do 2º, Amanda acertou e derrubou Viviane, passando boa parte da parcial por cima no chão, buscando um katagatame. Vivi se defendeu bem, mas Amanda teve total controle e terminou indo às costas da adversária.

Amanda continuou com confiança no round final, acertando mais golpes e evitando os contra-ataques de Vivi. Ela acrescentou chutes rodados e altos, sobrevivendo a uma tentativa final de chave de braço para assegurar a vitória.

Alternando lutas no peso-mosca e peso-palha, Ribas volta à coluna das vitórias com um triunfo sobre uma oponente do Top 10 na divisão até 56,7 Kg.

 

Marc-Andre Barriault vence Julian Marquez por nocaute técnico no 2º round

Os pesos-médios Marc-Andre Barriault e Julian Marquez entregaram uma empolgante luta neste final de semana, que terminou com Barriault vencendo Marquez por nocaute técnico no fim do 2º round.

Marquez começou com uma abordagem técnica e saiu na frente, acertando Barriault em algumas ocasiões, e fazendo o francês-canadense evitar a trocação. No 2º assalto, Barriault se recuperou e sufocou Marquez com um grande volume desde o início, agredindo e pressionando até a interrupção do árbitro Mark Smith.

Foi uma excelente performance de Barriault, que volta à coluna das vitórias com seu quatro triunfo no Octógono.

 

Ian Machado Garry vence Song Kenan por nocaute técnico no 3º round

Houve um susto no início, mas Ian Machado Garry superou o perigo e manteve sua invencibilidade, vencendo Song Kenan por nocaute técnico.

O meio-médio irlandês estava levando a melhor sobre Song nos primeiros quatro minutos de luta, mas foi ao chão com um gancho de esquerda que deu ao chinês mais confiança e a vitória no 1º round. Garry se recuperou e aumentou o ritmo no assalto seguinte, mostrando mais atenção com os contragolpes e castigando o adversário na parte final da luta.

Nos instantes finais, Garry percebeu Song machucado e foi para cima, conectando uma dúzia de golpes sem resposta até a interrupção do árbitro.

 

Cameron Saaiman vence Mana Martinez por decisão majoritária

Pela segunda luta consecutiva, Cameron Saaiman perdeu um ponto, mas pela segunda vez seguida, isso não importou, e o prospecto sul-africano se manteve invicto com uma vitória por decisão unânime sobre Mana Martinez.

O ponto foi deduzido no 1º round, após Saaiman aplicar dois chutes acidentais na região genital. Assim como em sua estreia no Octógono contra Steven Koslow, o atleta de 22 anos continuou se impondo e pressionando Martinez, derrubando-o com um jab e encerrando o assalto batendo por cima.

Após uma dedada acidental no olho pausar a ação no último round por um breve momento, Saaiman aumentou o ritmo, levou Martinez no chão e conectou boas cotoveladas. Martinez mostrou sua característica resiliência, mas Cameron foi claramente o atleta superior, ampliando seu cartel para 8-0, com 2-0 no Octógono.

 

Tabatha Ricci vence Jessica Penne por finalização no 2º round

Tabatha Ricci teve a performance mais impressionante de sua carreira neste sábado e chegou à terceira vitória seguida no Ultimate com triunfo por finalização sobre a ex-desafiante ao cinturão, Jessica Penne.

"Baby Shark" foi a atleta mais rápida e atlética desde o início, controlando o 1º round na luta agarrada, e levando a melhor também na trocação. No 2º assalto, ela usou uma bela queda de judô para colocar Penne de costas no chão, e quando a veterana tentou atacar por baixo, Tabatha fez uma bela transição e encaixou uma chave de braço para encerrar o confronto.

Após ser derrotada por Manon Fiorot em sua estreia de última hora no peso-mosca, Ricci agora mostra que é um nome a ser observado no peso-palha, mostrando evolução a cada luta enquanto caminha a passos largos rumo ao Top 15.

 

Farid Basharat vence Da’Mon Blackshear por decisão unânime

Farid Basharat começou sua jornada no Octógono neste final de semana com uma vitória por decisão unânime sobre Da'Mon Blackshear em duelo pelo peso-galo.

Após seguir o mesmo caminho de seu irmão mais velho Javid, conquistando uma vaga no Ultimate via Dana White's Contender Series, Farid lutou da mesma forma tática, usando sua trocação fluída e bom tempo de wrestling para superar o atleta da Jackson-Wink MMA. Sempre que Blackshear parecia tentar virar a maré a seu favor, Basharat achava uma maneira de contra-atacar, fosse em pé ou aplicando quedas.

Ele precisou sobreviver a uma tentativa de triângulo nos segundos finais para levar a vitória, mas conseguiu ampliar seu cartel para 10-0 com uma decisão unânime dos jurados.

 

Loik Radzhabov vence Esteban Ribovics por decisão unânime

Os estreantes Loik Radzhabov e Esteban Ribovics abriram o card com uma grande luta "lá e cá" pela divisão dos pesos-leves.

Radzhabov começou agressivo, derrubando Ribovics com o primeiro golpe de direita que conectou e mais tarde aplicando uma queda. O roteiro ia se repetindo no 2º assalto, até que Ribovics acertou um golpe limpo no corpo e uma direita no rosto, que fizeram Radzhabov perder o equilíbrio.

No último assalto, Radzhabov se abriu e lançou golpes fortes, e apesar de Ribovics ter suportado a pressão, continuou sendo colocado para baixo. Mesmo tendo acertado Radzhabov no fim, Ribovics foi incapaz de capitalizar, com o atleta do Tajiquistão achando maneiras de ir ao clinch e se embolar para assegurar a vitória.

Foi uma grande apresentação de ambos em suas respectivas estreias no UFC. Radzhabov mostrou por que era o favorito, mesmo aceitando a luta de última hora, e Ribovics saiu valorizado apesar do revés.

UFC 285: Jones x Gane foi um evento realizado na T-Mobile Arena, em Las Vegas, em 4 de março de 2023. Confira aqui a cobertura completa.

News and announcements

View all