Eventos
Leon Edwards defendeu o cinturão dos meio-médios com vitória por decisão majoritária sobre o ex-campeão Kamaru Usman na trilogia que liderou o UFC 286, no último sábado (18) em Londres. Confira abaixo todos os resultados do evento. | Reveja o evento completo no UFC Fight Pass
Resultados Oficiais | UFC 286: Edwards x Usman 3
Card Principal
- Leon Edwards venceu Kamaru Usman por decisão majoritária (48-46, 48-46, 47-47)
- Justin Gaethje venceu Rafael Fiziev por decisão majoritária (29-28, 28-28, 29-28)
- Gunnar Nelson venceu Bryan Barberena por finalização (chave de braço) aos 4m51s do 1º round
- Jennifer Maia venceu Casey O'Neill por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
- Marvin Vettori venceu Roman Dolidze por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Card Preliminar
- Jack Shore venceu Makwan Amirkhani por finalização (mata-leão) aos 4m27s do 2º round
- Chris Duncan venceu Omar Morales por decisão dividida (27-30, 29-28, 29-28)
- Yanal Ashmouz venceu Sam Patterson por nocaute a 1m15s do 1º round
- Muhammad Mokaev venceu Jafel Filho por finalização (mata-leão) aos 4m32s do 3º round
- Lerone Murphy venceu Gabriel Santos por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28)
- Christian Leroy Duncan venceu Dusko Todorovic por nocaute técnico (lesão) a 1m52s do 1º round
- Jake Hadley venceu Malcolm Gordon por nocaute técnico a 1m01s do 1º round
- Joanne Wood venceu Luana Carolina por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28)
- Jai Herbert e Ludovit Klein empataram em decisão majoritária (29-27, 28-28, 28-28)
- Veronica Hardy venceu Juliana Miller por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Leon Edwards vence Kamaru Usman por decisão majoritária
Cada luta na série entre os rivais foi melhor que a anterior, e a luta principal do UFC 286 será lembrada como a melhor da trilogia.
Por cinco rounds, Edwards e Usman fizeram um confronto equilibrado, com ambos tendo momentos de superioridade. Edwards conectou diversos chutes nas pernas, Usman manteve constante pressão trabalhando com suas mãos, e nenhum teve clara vantagem. O duelo permaneceu "lá e cá" até o último gongo soar, levando a decisão aos jurados.
A dedução de um ponto de Edwards no 3º round por segurar a grade para evitar uma queda poderia ser o fator decisivo em uma luta ultra-competitiva e equilibrada entre dois rivais com larga história. Mas quando os placares foram somados, Edwards foi declarado vencedor por decisão majoritária, defendendo seu título pela primeira vez em um clássico contra um dos grandes meio-médios de todos os tempos.
Justin Gaethje vence Rafael Fiziev por decisão majoritária
A luta co-principal entre Justin Gaethje e Rafael Fiziev entregou tudo o que se esperava, com dois dos melhores pesos-leves do mundo trocando golpes duros por 15 minutos de um duelo emocionante.
Fiziev foi mais rápido no início, indo para cima de Gaethje e tendo bastante sucesso no 1º round. O norte-americano se recuperou no assalto seguinte, abrindo cortes e hematomas no rosto de Fiziev. No início do round decisivo, Fiziev conectou um golpe limpo de direita, mas Gaethje se manteve focado, respondeu e passou a dominar a parcial, levando à decisão para os jurados.
Dois jurados viram vitória de Gaethje por dois rounds a um, enquanto o terceiro marcou empate em 28 a 28, resultando em decisão majoritária a favor do norte-americano.
Gunnar Nelson finaliza Bryan Barberena no 1º round
Gunnar Nelson mostrou seu grappling superior no duelo com Bryan Barberena, trabalhando pacientemente no chão até garantir a chave de braço nos instantes finais do 1º round.
Barberena usou chutes nas pernas no início do duelo, mas o veterano islandês seguiu andando para frente, eventualmente encurtando a distância e derrubando seu adversário. No chão, Nelson conseguiu a montada, conectou cotoveladas e ameaçou algumas diferentes tentativas de finalização até atacar com a chave de braço.
Foi uma tremenda performance para Nelson, que venceu sua segunda luta seguida em Londres e se mantém no radar na divisão até 77 Kg.
Jennifer Maia vence Casey O'Neill por decisão unânime
Jennifer Maia provou ser um teste muito duro para Casey O'Neill em Londres, superando a promissora peso-mosca em uma luta que teve o boxe como modalidade principal.
A brasileira se movimentou bem e conectou com mais volume desde o início, acertando O'Neill com golpes de direita conforme a adversária se movia para frente. Apesar de a escocesa-australiana ter tido seus bons momentos e mostrado sua tenacidade ao constantemente pressionar Jennifer, ela não foi capaz de conectar golpes de forma consistente e não tirou o ritmo da brasileira.
Jennifer agora venceu duas lutas consecutivas contra adversárias mais jovens em busca de ascensão, consolidando seu lugar no Top 10 da categoria. O'Neill sofre a primeira derrota de sua carreira.
Marvin Vettori vence Roman Dolidze por decisão unânime
Os pesos-médios Marvin Vettori e Roman Dolidze começaram o card principal do UFC 286 jogando todos os golpes com intenções de acabar a luta, e eventualmente passaram a uma batalha mais técnica e tática.
Ambos começaram com intensidade, e os primeiros minutos tiveram grande volume de golpes por parte de Vettori, que utilizou mais chutes do que o normal, e Dolidze buscando os golpes mais contundentes. Nos rounds seguintes, o "Sonho Italiano" seguiu usando sua movimentação para conectar mais que seu adversário, que andava para frente tentando encurralar Vettori.
Tudo se resumiu a como os jurados enxergaram o duelo, já que Vettori conectou muito mais golpes no total, mas Dolidze pode ter colocado os golpes mais duros. Todos os jurados apontaram vitória do italiano, que volta à coluna das vitórias e consolida seu lugar no Top 5 dos pesos-médios.
Jack Shore finaliza Makwan Amirkhani no 2º round
Jack Shore fechou o card preliminar fazendo uma estreia bem-sucedida na divisão peso-pena, se recuperando após perder o 1º round para Makwan Amirkhani e vencendo por finalização no 2º assalto.
Amirkhani precisou de uma única queda para controlar as ações no round inicial. No seguinte, Shore voltou mais agressivo em pé, conectando golpes limpos no finlandês antes de derrubá-lo e avançar à montada. Após tentar um katagatame, Shore aproveitou que Amirkhani ofereceu as costas e encaixou um mata-leão, rapidamente garantindo a finalização.
Após passar toda sua carreira no UFC no peso-galo até este sábado, Shore impressionou em sua primeira aparição nos 66 Kg. Ele havia sofrido sua primeira derrota em sua última luta, mas volta à coluna das vitórias imediatamente, ampliando seu cartel para 17-1.
Chris Duncan vence Omar Morales por decisão dividida
O estreante Chris Duncan e Omar Morales fizeram um equilibrado duelo de "gato e rato" na penúltima luta do card principal, com o escocês conseguindo, na decisão dos jurados, sua primeira vitória na organização.
A segunda metade do round inicial se tornou uma luta franca, com cada um acertando o outro em uma trocação lá e cá. Nos dois últimos assaltos, Morales foi mais eficiente na longa distância, castigando a perna de Duncan, enquanto o escocês buscou a luta agarrada, neutralizando o venezuelano na grade por longos períodos.
Foi uma batalha apertada e de bom nível entre dois pesos-leves sólidos, e dois jurados enxergaram Duncan como sendo o atleta superior.
Yanal Ashmouz nocauteia Sam Patterson no 1º round
Bem-vindo ao UFC, Yanal Ashmouz!
Com pouco mais de um minuto de luta em sua estreia na organização, o peso-leve conectou um gancho de esquerda na têmpora de Sam Patterson que levou o inglês ao chão e foi para cima conectando uma sequência de golpes para encerrar o duelo.
Foi uma performance absolutamente impressionante do atleta de Israel, que amplia seu cartel para 7-0 com a vitória.
Muhammad Mokaev finaliza Jafel Filho no 3º round
As luzes se apagaram na O2 Arena antes da luta, e quando voltaram, Muhammad Mokaev continuou a brilhar, conquistando sua quarta vitória seguida no UFC com uma incrível finalização no 3º round.
Mokaev aplicou quedas em Jafel em todos os rounds, controlando o brasileiro no chão por longos períodos. Mas o grande momento da luta aconteceu na metade do round final, quando Jafel encaixou uma chave de joelho reta que parecia definir o rumo do duelo. Apesar de a perna de Mokaev se dobrar em um ângulo assustador, o atleta de 22 anos se recusou a desistir, eventualmente se livrou do ataque, conseguiu uma queda e finalizou o confronto.
Resiliência é a palavra que define a performance desta estrela em ascensão, que defende sua invencibilidade e amplia seu cartel no MMA para 10-0, com 4-0 no UFC.
Lerone Murphy vence Gabriel Santos por decisão dividida
Os pesos-pena Lerone Murphy e Gabriel Santos deram um show ao público em Londres.
Desde o início do confronto, os se encontraram no meio do Octógono e trocaram golpes, revidando imediatamente sempre que o adversário acertava algo. Murphy parecia conectar os golpes mais contundentes, enquanto o brasileiro levava a melhor sempre que a luta ia ao chão, ameaçando com tentativas de finalização nos dois primeiros rounds. No último, Murphy abriu vantagem em pé, aproveitando a vantagem no gás em relação ao seu oponente que entrou no confronto de última hora.
Os jurados foram chamados para determinar o vencedor, e dois dos três pontuaram o duelo a favor de Murphy, que chega à 12ª luta de invencibilidade na carreira, enquanto Gabriel sofre seu primeiro revés como profissional, porém deixando claro que será um nome a se observar na categoria.
Christian Leroy Duncan vence Dusko Todorovic por nocaute técnico no 1º round
Não foi como Christian Leroy Duncan gostaria de vencer em sua estreia na organização, mas o ex-campeão peso-médio do Cage Warriors saiu com a vitória no 1º round após Dusko Todorovic sofrer uma lesão no joelho.
Duncan parecia bem em pé nas primeiras trocas de golpes, trocando bem de base. Quando os dois foram ao clinch e circularam para fora da grade, o joelho de Todorovic cedeu e ele caiu, causando a interrupção imediata do combate.
Foi um final anti-climático para um combate bastante aguardado, mas ainda assim uma vitória para "CLD", que amplia seu cartel perfeito para 8-0 com a vitória.
Jake Hadley venceu Malcolm Gordon por nocaute técnico no 1º round
Jake Hadley sabia que Malcolm Gordon teve dificuldade para bater peso e buscou tirar vantagem disso neste final de semana, conquistando uma vitória no primeiro round sobre o veterano canadense.
O britânico acertou um golpe limpo no corpo de Gordon logo no início e seguiu atacando o mesmo alvo no clinch. Após um soco de esquerda levar Gordon ao chão, Hadley foi comemorar com a torcida, que ficou histérica na O2 Arena.
Após ser superado em sua estreia no Octógono, Hadley conquista agora a segunda vitória seguida pela via rápida e se estabelece com um nome para ficar de olho no peso-mosca.
Joanne Wood vence Luana Carolina por decisão dividida
Joanne Wood e Luana Carolina fizeram uma luta lá e cá por 15 minutos, que teve a escocesa começando melhor e a brasileira encontrando seu ritmo e crescendo conforme a progressão do duelo.
Wood foi mais técnica ao longo do confronto, fazendo um bom trabalho no clinch e nas separações, e colocando um hematoma sob o olho da brasileira, mas Luana também teve seus momentos positivos. Sua mão esquerda encontrou o destino nas dois assaltos finais, causando problemas para Wood, que foi capaz de revidar e se manter agressiva na reta final.
Os jurados foram chamados para decidir o resultado para luta, e dois apontaram vitória da escocesa, que encerrou uma sequência de três derrotas consecutivas.
Jai Herbert e Ludovit Klein empatam em decisão majoritária
Um competitivo duelo pelo peso-leve entre Jai Herbert e Ludovit Klein foi decidido por um ponto retirado de Herbert devido a dois chutes baixos no último round.
Herbert trabalhou bem de costas no chão no assalto inicial, machucando Klein com pedaladas, socos e cotoveladas que abriram um corte sobre o olho do eslovaco. No 2º round, Klein fez ajustes e pressionou Herbert, igualando o placar. Após conectar um segundo chute baixo ilegal, o britânico teve um ponto retirado, o que fez com que ele aumentasse o ritmo e levasse a melhor a partir daquele momento.
Dois dos jurados então pontuaram o confronto em 28 a 28, levando ao resultado de empate por decisão majoritária.
Veronica Hardy vence Juliana Miller por decisão unânime
Lutando pela primeira vez em três anos, Veronica Hardy conquistou sua primeira vitória no UFC desde agosto de 2019 na luta de abertura deste sábado, superando a vencedora do TUF 30 Juliana Miller por decisão unânime.
Hardy foi claramente a atleta mais experiente ao longo do duelo, superando a adversária em pé e sabendo se defender e controlar o combate quando Miller buscou levar a luta ao chão e atacar por finalizações. Seu ritmo se manteve mais alto, e ela aplicou o melhor golpe do confronto a um minuto do fim, com um chute alto em cheio na cabeça da oponente.
Foi uma boa performance de Hardy, que com apenas 27 anos de idade, parece estabelecida para buscar um lugar no ranking do peso-mosca.
O UFC 286: Edwards x Usman 3 foi um evento realizado em 18 de março de 2023 em Londres, na Inglaterra. Clique aqui e confira a cobertura completa.
Tags