
Eventos
No retorno do UFC a Miami após 20 anos, Israel Adesanya reconquistou o cinturão dos pesos-médios com vitória por nocaute sobre o rival Alex "Poatan" Pereira, enquanto Gilbert Durinho superou Jorge Masvidal de forma dominante em um aguardado confronto pelos meio-médios. Confira abaixo tudo o que aconteceu no UFC 287. | Reveja o evento completo no UFC Fight Pass
Israel Adesanya é o novo campeão dos pesos-médios novamente após nocautear Alex "Poatan" Pereira no 2º round da luta principal do UFC 287.
Os rivais faziam um duelo muito equilibrado durante boa parte dos primeiros rounds, com Alex castigando as pernas de Israel, e o desafiante lutando com uma postura mais agressiva do que no encontro anterior. Quando Poatan aumentou a pressão e tentou encurralar o adversário, que parecia acusar os golpes, Adesanya contragolpeou com uma direita certeira e encerrou o assunto com o golpe seguinte, levando o brasileiro ao chão desacordado.
Uma performance de gala de Adesanya, que se vinga de seu maior adversário e recupera o cinturão dos pesos-médios seis meses após tê-lo perdido no UFC 281.
Gilbert "Durinho" Burns marchou para Miami e venceu o lutador favorito da cidade, Jorge "Gamebred" Masvidal na luta co-principal do UFC 287.
Um tenso e competitivo 1º round terminou com o brasileiro tendo sucesso, e logo no início do segundo, Durinho colocou Masvidal no chão e trabalhou por cima do norte-americano. Ele se manteve pressionando quando a luta voltou a ficar em pé e aplicou nova queda, acertando um duro golpe de direita ao fim do assalto.
Masvidal começou bem no round final, mas uma nova direita limpa entrou e mudou a luta a favor do brasileiro, que castigou o norte-americano até o fim para garantir a vitória.
Foi uma vitória incontestável do brasileiro, que agora tem dois triunfos sobre adversários Top 10 em 2023. Consolidado como um dos melhores meio-médios do mundo, será interessante ver o que o futuro reserva para Durinho.
Já Masvidal sofreu sua quarta derrota seguida, naquela que possivelmente foi a última luta de uma grande carreira para o "Rei de Miami".
Bem-vindo de volta, Rob Font!
Lutando pela primeira vez em um ano, o peso-galo Top 10 freou a ascensão de Adrian Yanez na categoria, liquidando a revelação do Dana White's Contender Series ainda no 1º round.
Font chegou para o duelo em uma sequência de duas derrotas seguidas, e volta à coluna das vitória de forma impressionante. Antes do confronto, ele disse que buscava uma performance que lembrasse as pessoas de seu talento - fazendo referência à vitória de Justin Gaethje sobre Rafael Fiziev - e foi exatamente o que fez.
Kevin Holland conquistou a maior vitória de sua carreira neste sábado ao nocautear o argentino Santiago Ponzinibbio no 3º round.
O norte-americano aplicou um knockdown no round inicial, conectando um golpe com a parte de trás do punho quando Ponzinibbio segurava sua perna. Após um 2º assalto competitivo, assim como o início do último, Holland acertou um golpe de esquerda no queixo, levando o argentino imediatamente ao chão.
Com a vitória, Holland encerra uma sequência de dois reveses seguidos, mostrando uma de suas performances mais focadas e seguras dos últimos tempos.
Christian Rodriguez suportou a pressão inicial e deu a Raul Rosas Jr. a primeira derrota de sua carreira na luta de abertura do card principal do UFC 287.
Rosas Jr. dominou o 1º round com sua luta agarrada, mas Rodriguez sobreviveu a algumas tentativas de mata-leão e virou a maré no assalto seguinte, castigando o atleta de 18 anos na reta final. No último round, Rodriguez defendeu algumas tentativas de queda, dominou Rosas por cima e garantiu o triunfo.
Aos 25 anos, Rodriguez desponta como uma interessante promessa e conquista seu segundo triunfo no Ultimate. Foi uma performance impressionante, de muita calma e maturidade, que o coloca como um nome a ser observado no peso-galo.
Kelvin Gastelum e Chris Curtis fecharam o card preliminar do UFC 287 com estilo em uma luta "lá e cá" por três rounds, dando um show ao público em Miami.
Gastelum esteve impecável em pé, tendo uma de suas melhores performances em anos, enquanto Curtis foi técnico como sempre, misturando golpes no corpo e na cabeça com seu boxe de primeira linha. Gastelum teve mais sucesso no início, enquanto Curtis foi melhor no último round, e a torcida aplaudia de pé, incentivando os dois guerreiros que caminharam para frente a todo momento.
O desfecho do duelo foi decidido pelos jurados, e todos viram a luta a favor de Gastelum, que volta à coluna das vitórias após dois reveses e após quase dois anos afastado do Octógono.
As pesos-palha Top 15 Luana Pinheiro e Michelle Waterson-Gomez fizeram um duelo equilibrado e de qualidade no card preliminar do UFC 287, com ambas tendo seus momentos de superioridade.
A norte-americana mostrou sua marca registrada, acertando uma série de chutes no corpo da brasileira, que por sua vez atacou com chutes nas pernas e conectou os golpes mais contundentes. Quando parecia que uma delas tomaria conta do confronto, a outra respondia com uma sequência para igualar as ações.
Os jurados foram chamados para determinar a vencedora e apontaram triunfo da brasileira. Com a vitória, Luana vai a 3-0 no UFC e chega à 9ª vitória seguida na carreira, enquanto Michelle sofre o quinto revés nos últimos seis combates.
Joe Pyfer continua a vencer de forma rápida.
Após se destacar no primeiro episódio da última temporada do Dana White's Contender Series, o norte-americano de 26 anos somou sua segunda vitória seguida no 1º round neste sábado ao superar o veterano Gerald Meerschaert. Um golpe duro de direita colocou "GM3" no chão, e Pyfer continuou a atacar até a interrupção do árbitro Marc Goddard.
Agora com quatro triunfos seguidos, sendo todas as vitórias pela via rápida, Pyfer começa a se consolidar como um nome a ser observado na divisão dos pesos-médios.
As pesos-palha Loopy Godinez e Cynthia Calvillo passaram os últimos 10 minutos de luta trocando em pé, ambas conectando seus golpes em uma competitiva luta que terminou decidida pelos jurados.
Godinez pareceu sair na frente, antes de Calvillo aplicar uma queda e frear seu bom momento. Dali em diante, o confronto permaneceu parelho, com Calvillo conectando com mais volume, e Godinez acertando os golpes mais contundentes. A cada vez que uma acertava um bom golpe, a outra contra atacava.
Quando os placares foram somados, Godinez teve o braço erguido, em decisão dividida. A mexicana amplia seu cartel para 9-3 com o triunfo, enquanto Calvillo sofre seu quinto revés seguido, em seu retorno ao peso-palha.
Ignacio Bahamondes não deu sinais de "ferrugem" voltando ao Octógono pela primeira vez desde fevereiro de 2022 e colocou todo seu arsenal na trocação à mostra para assegurar uma vitória por decisão unânime sobre Trey Ogden.
O chileno de 25 anos trocou de base e atacou com ambas mãos e pés, fintando e tocando Ogden com frequência e nunca permitindo ao adversário se sentir confortável.
Após perder para John Makdessi em sua estreia na organização, Bahamondes agora chega à terceira vitória seguida no Octógono, ampliando seu cartel para 14-4. Ogden, que entrou como substituto de última hora no card, sofre a segunda derrota em três lutas no Ultimate.
Que virada de Steve Garcia!
O atleta da Jackson-Wink MMA sofreu um knockdown com um contragolpe de direita no 1º round, mas conseguiu suportar a pressão, se levantou e levou a luta a Sayilan Nuerdanbieke. Após conectar golpes limpos no chinês no fim da primeira parcial, Garcia voltou do intervalo agressivo e nocauteou o oponente com uma série de ataques no corpo.
Performance de muita resiliência de Garcia, que agora consegue vitórias consecutivas pela primeira vez no UFC, ampliando eu cartel profissional para 14-5.
Sam Hughes passou um sufoco no 1º round, mas conquistou uma impressionante vitória sobre Jaqueline Amorim na luta de abertura do UFC 287.
A estreante brasileira foi agressiva no início do combate, conseguiu chegar às costas da norte-americana e tentou por diversas vezes encaixar um mata-leão. Mas Hughes batalhou, se defendeu, e teve mais energia que a brasileira nas duas parciais seguintes para virar o duelo e sair com a vitória.
Após ser superada por Piera Rodriguez em sua luta anterior, Hughes volta à coluna das vitórias, enquanto Jaqueline sofre a primeira derrota de sua carreira.
O UFC 287: Pereira x Adesanya 2 foi um evento realizado em 8 de abril de 2023 em Miami, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.