Eventos
O Octógono retornou a Newark pela primeira vez desde 2019 para ver o campeão Aljamain Sterling mantendo o cinturão peso-galo após uma batalha de cinco rounds contra Henry Cejudo na luta principal do UFC 288. No segundo combate mais importante da noite, Belal Muhammad levou a melhor sobre o brasileiro Gilbert Durinho na decisão unânime dos juízes. O card ainda teve as vitórias dos brasileiros Virna Jandiroba e Cláudio Ribeiro. Confira abaixo como foi a cobertura completa de todas as lutas. | Reveja o evento completo no UFC Fight Pass
Resultados Oficiais | UFC 288: Sterling x Cejudo
Card Principal
- Aljamain Sterling venceu Henry Cejudo por decisão dividida (48-47, 47-48, 48-47).
- Belal Muhammad venceu Gilbert "Durinho" Burns por decisão unânime (50-45, 49-46, 49-46).
- Xiaonan Yan venceu Jéssica Andrade por nocaute técnico aos 2m20s do 1° round.
- Movsar Evloev venceu Diego Lopes por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27).
- Charles Jourdain venceu Kron Gracie por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
Card Preliminar
- Matt Frevola venceu Drew Dober por nocaute técnico aos 4m08s do 1° round.
- Kennedy Nzechukwu venceu Devin Clark por finalização (triângulo de mão em pé) aos 2m28s do 2° round.
- Khaos Williams venceu Rolando Bedoya por decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28).
- Virna Jandiroba venceu Marina Rodriguez por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27).
- Parker Porter venceu Braxton Smith por nocaute técnico aos 2m10s do 1° round.
- Ikram Aliskerov venceu Phil Hawes por nocaute aos 2m10s do 1° round.
- Cláudio Ribeiro venceu Joseph Holmes por nocaute técnico aos 3m21s do 2° round.
Aljamain Sterling vence Henry Cejudo por decisão dividida
Aljamain Sterling se manteve como o campeão peso-galo do Ultimate após assegurar uma vitória por decisão dividida contra o ex-campeão Henry Cejudo, fechando o card do UFC 288, realizado no último sábado (6), em Newark.
O duelo foi como uma partida de xadrez desde o começo - muito tática, com os dois lutadores buscando aberturas na luta em pé e as interações na luta agarrada mostrando apenas que ambos estão no nível mais alto do esporte. Enquanto Cejudo teve bons momentos, a diversidade e o alcance dos ataques do Sterling foram muito para o "Triple C" lidar, com o campeão castigando as pernas do desafiante e o mantendo fora da zona de perigo.
Sterling deu seus melhores golpes na curta distância, no entanto, utilizando bem as joelhadas e os sosocs no corpo para minar o gás e resistência de Cejudo. O "Funkmaster" também venceu o desafiante em posições importantes de domínio. Cejudo pressionou no fim do 5° round, acertando seus melhores golpes durante a luta, mas não machucou Sterling o suficiente para sair vitorioso.
Dois dos três juízes viram a luta a favor do campeão, que se torna o primeiro peso-galo a defender o cinturão por três vezes. Sterling agora tem nove vitórias seguidas e vai para 15-3 no UFC.
Belal Muhammad vence Gilbert "Durinho" Burns por decisão unânime
Belal Muhammad é uma realidade.
O meio-médio aumentou sua sequência de vitórias para cinco e sua sequência invicta para 10 com um combate técnico contra Gilbert Burns.
Desde o começo, Muhammad era o mais preciso dos dois lutadores, levando a luta até Burns enquanto constantemente trocava de base e aplicava chutesem todos os níveis do corpo do brasileiro. O norte-americano de ascendência palestina acertou bons golpes e pressionou durante o tempo todo, não dando chances ao ex-desafiante de encontrar seu ritmo ou golpear de forma contundente.
Muhammad aproveitou da melhor forma a oportunidade de continuar sua série invicta e manter-se próximo de uma disputa de cinturão.
Xiaonan Yan nocauteia Jéssica Andrade no 1° round
Xiaonan Yan conquistou a maior vitória da sua carreira neste sábado ao nocautear a ex-campeã Jéssica Andrade no 1° round.
A chinesa estava ligada desde o começo, acertando o rosto da brasileira com jabs quando Jéssica vinha para cima. No meio do round, a ex-campeã tentou pressionar com cruzados abertos e um golpe de direita da chinesa derrubou Jéssica, que ainda foi castigada no ground and pound até a interrupção do árbitro.
Uma performance absolutamente tremenda e gigante de Xiaonan, que pode talvez fazer uma luta pelo cinturão com sua compatriota Zhang Weili.
Movsar Evloev vence Diego Lopes por decisão unânime
Movsar Evloev superou as tentativas de finalização de Diego Lopes para vencer a sétima seguida no Octógono e ampliar seu cartel para 17-0.
Diego machucou Evloev em pé no começo do 1° round e ameaçou o russo com diversas finalizações enquanto estava de costas, forçando o russo invicto a defender todas com maestria. Porém, depois de aceitar a luta com apenas cinco dias, o brasileiro passou a cansar e Evloev começou a dominar as ações.
Diego mostrou que é um cara duro e cheio de tenacidade, especialmente com as tentativas de finalização, mas a vitória do russo foi justa para manter seu cartel invicto.
Charles Jourdain vence Kron Gracie por decisão unânime
Charles Jourdain lutou de forma paciente, técnica e tática para assegurar uma vitória por decisão unânime sobre Kron Gracie na luta de abertura do card principal do UFC 288.
O franco-canadense dominou o Gracie em pé, defendendo bem os espaços e se movimentando quando a luta ia para o chão. Kron não conseguia derrubar Jourdain, então puxou a guarda várias vezes, mas nunca encontrou uma oportunidade de finalizar o rival.
Apesar de não ter tido a performance mais empolgante de sua carreira, foi exatamente o tipo de luta que o atleta de 27 anos precisava fazer para vencer e se recuperar na organização.
Matt Frevola nocauteia Drew Dober no 1° round
A luta que encerrou o card preliminar entre Drew Dober e Matt Frevola foi tudo o que os fãs queriam, já que os pesos-leves trocaram golpes até Herb Dean dar a vitória a Frevola.
"Steamrolla" acertou o primeiro golpe limpo no início da luta e os dois lutadores foram para cima daquele ponto em diante. Dober começou a comandar as ações, pressionando e tendo uma boa leitura dos golpes de seu rival, mas um superman punch o deixou atordoado e um cruzado de direita no queixo o levou ao chão.
De lá, Frevola continuou golpeando até conquistar a maior vitória de sua carreira. Agora são três triunfos seguidos para Frevola, que está 5-3-1 no Octógono e 11-3-1 na carreira.
Kennedy Nzechukwu finaliza Devin Clark no 2° round
É como se Kennedy Nzechukwu precisasse levar uma ou duas bordoadas antes de entrar na luta, pois o "African Savage" levou um golpe forte de Devin Clark no começo do combate, mas se recuperou e conseguiu a finalização no 2° round.
Clark desferiu um forte golpe de direita que fez com que Nzechukwu ficasse acuado na grade, o que deu a oportunidade para o norte-americano ir com tudo para fechar a fatura. Porém, quando Clark fez uma pausa, o nigeriano retornou à ofensiva e acertou o rival com socos, cotoveladas e joelhadas potentes. O lutador se manteve no ataque no 2° round, e quando Clark tentou colocar a luta para baixo, Nzechukwu travou o pescoço e encaixou um triângulo de mão em pé, colocando o norte-americano para dormir.
Agora são três vitórias seguidas e todas pela via rápida para o nigeriano, que fica com 12-3 em seu cartel. Agora aos 30 anos e com nove lutas de experiência no Octógono, ele espera ter chegar ao Top 15 do ranking.
Khaos Williams vence Rolando Bedoya por decisão dividida
Os pesos meio-médios Khaos Williams e Rolando Bedoya trocaram golpes de forma franca durante 15 minutos, ficando na curta distância e indo poucas vezes para o clinch durante toda a luta.
O poderoso Williams tentou desde o início mostrar sua força já conhecida, mas o estreante Bedoya mostrou resiliência e respondeu com volume de golpes, sorrindo enquanto vinham as mãos do norte-americano. Com o passar da luta, Bedoya foi ficando cada vez mais confortável, castigando as pernas de Williams e dando trabalho ao veterano.
Os juízes foram chamados e dois deles deram vitória ao norte-americano, que tem agora o cartel de 5-2 no Ultimate.
Virna Jandiroba vence Marina Rodriguez por decisão unânime
Virna Jandiroba dominou a ação na luta brasileira que tivemos no card preliminar do UFC 288, no peso-palha.
A ex-campeã do Invicta FC colocou Marina Rodriguez no chão no 1° e 2° rounds, machucando a rival por cima enquanto mantinha os ombros de Marina travados. A gaúcha teve algum sucesso em pé no começo no 3° round, mas assim que Virna conseguiu segurá-la., a luta voltou para o chão e lá ficou.
Foi uma exibição de alto nível de Virna, que ganhou de Angela Hill em sua única apresentação em 2022 e almeja agora um Top 5 no peso-palha.
Parker Porter nocauteia Braxton Smith no 1° round
Parker Porter disse que iria conquistar sua primeira vitória pela via rápida no UFC, e foi exatamente isso que aconteceu.
Depois de evitar os golpes fortes de Braxton Smith no começo, Porter acertou um jab na cara do estreante e logo em seguida encaixou uma joelhada no abdomên. Smith acusou os golpes e tentou uma queda, com Porter o acompanhando no chão. De lá, o peso-pesado rapidamente foi para a montada e castigou no ground and pound até a interrupção.
Porter se mostrou em grande forma, teve boa movimentação e cada vez mais mostra experiência, conquistando assim sua quarta vitória no Octógono.
Ikram Aliskerov nocauteia Phil Hawes no 1° round
UMA BOMBA!
Ikram Aliskerov conquistou um dos nocautes mais insanos deste ano em sua estreia no Ultimate, acertando Phil Hawes de forma perfeita com um 1-2, levando o veterano à lona. Hawes foi efetivo e se mostrou afiado na trocação no começo, mas um chute alto pareceu deixá-lo atordoado e então Aliskerov apagou as luzes de vez.
O novato russo impressionou em sua luta no Dana White's Contender Series e deixou sua marca hoje. Ele agora tem 14-1 em seu cartel e seis vitórias seguidas.
Cláudio Ribeiro nocauteia Joseph Holmes no 2° round
Cláudio Ribeiro disse que ele iria dançar na entrada e na saída do Octógono na luta de abertura deste sábado, e o brasileiro cumpriu sua promessa ao vencer Joseph Holmes por nocaute técnico.
No fim do 1° round, Cláudio conseguiu a montada e acertou diversos golpes em Holmes, que apenas se defendia, sendo salvo pela buzina. No meio do 2° round, um golpe de direita colocou o norte-americano na defensiva na grade, e o brasileiro não o deixou se recuperar e foi para o nocaute.
Foi a primeira vitória do lutador vindo do Dana White's Contender Series, que havia perdido em sua estreia para Abdul Razak Alhassan. Ele agora tem 11-3 no cartel e 100% de suas vitórias foram pela via rápida.
O UFC 288: Sterling x Cejudo foi um evento realizado em 6 de maio de 2023, nos Estados Unidos. Confira aqui a cobertura completa.
Tags