Eventos
Em uma noite histórica no Canadá, a maior lutadora de todos os tempos Amanda Nunes defendeu pela última vez seu cinturão peso-galo, superando Irene Aldana por decisão unânime e anunciando sua aposentadoria após a luta principal do UFC 289. Na penúltima atração da noite, Charles Oliveira provou que está de volta à briga pelo título dos pesos-leves nocauteando Beneil Dariush no 1º round. Confira abaixo todos os resultados do evento.
Card Principal
- Amanda Nunes venceu Irene Aldana por decisão unânime (50-44, 50-44, 50-43)
- Charles Oliveira venceu Beneil Dariush por nocaute técnico aos 4m10s do 1º round
- Mike Malott venceu Adam Fugitt por finalização (guilhotina) a 1m06s do 2º round
- Dan Ige venceu Nate Landwehr por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
- Marc-Andre Barriault venceu Eryk Anders por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Card Preliminar
- Nassourdine Imavov x Chris Curtis foi declarada sem resultado devido a cabeçada acidental aos 3m04s do 2º round
- Jasmine Jasudavicius venceu Miranda Maverick por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Aiemann Zahabi venceu Aoriqileng por nocaute a 1m04s do 1º round
- Kyle Nelson venceu Blake Bilder por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
- Steve Erceg venceu David Dvorak por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
- Diana Belbita venceu Maria Oliveira por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Amanda Nunes vence Irene Aldana por decisão unânime
Amanda Nunes ainda é a rainha da selva do peso-galo, tendo defendido seu título contra Irene Aldana na luta principal do UFC 289.
A "Leoa" nunca foi incomodada, acertando a desafiante com jabs e chutes no corpo e aplicando quedas sempre que tinha vontade de mudar o nível do duelo. Ela dominou Aldana em todas as áreas, conectando golpes contundentes nos rounds finais para não apenas provar sua superioridade em relação à mexicana, mas em relação a todas as outras atletas da divisão.
Foi uma performance absolutamente exemplar da campeã, que após o duelo anunciou sua aposentadoria, colocando um fim à maior carreira de uma atleta na história do UFC.
Charles Oliveira nocauteia Beneil Dariush no 1º round
Charles Oliveira se colocou novamente na briga pelo cinturão dos leves com uma vitória no 1º round sobre Beneil Dariush na luta co-principal do UFC 289.
Dariush ficou boa parte da luta por cima no chão, mas o brasileiro se manteve ativo tentando golpes e buscando finalizações. Quando conseguiu se levantar, na parte final do round, Charles foi para cima, conectou um chute alto e um soco de direita e mandou Dariush ao chão. De lá, foi só seguir golpeando até o árbitro Jason Herzog interromper o duelo.
Charles mandou uma mensagem com essa vitória, que colocou um fim à sequência de oito triunfos consecutivos do adversário. O brasileiro conquistou sua 20ª vitória por nocaute ou finalização no Octógono - recorde do UFC - e pediu por uma revanche com Islam Makhachev em sua entrevista de Octógono.
Mike Malott finaliza Adam Fugitt no 2º round
Último atleta candadense a entrar em ação no UFC 289, Mike Malott fechou a noite com chave de ouro em Vancouver, liquidando Adam Fugitt com uma guilhotina no 2º round após aplicar um knockdown com uma combinação precisa de golpes em uma performance totalmente dominante.
Malott está 3-0 no Octógono, com todas as vitórias por nocaute ou finalização, após ser revelado pelo Dana White's Contender Series.
Dan Ige vence Nate Landwehr por decisão unânime
Após começar o ano com três derrotas consecutivas, Dan Ige agora tem duas vitórias seguidas após superar o resistente Nate Landwehr em Vancouver.
Nos dois primeiros rounds, os pesos-pena ficaram frente a frente trocando golpes, com Ige mudando os níveis um pouco mais e conectando os melhores golpes ao fim de cada round. Ele quase nocauteou Landwehr no segundo assalto, mas Nate se recuperou no corner e fez um terceiro round bastante competitivo.
Landwehr não sai desvalorizado do duelo apesar da derrota, enquanto Ige lembra a todos por que é um Top 15 da categoria até 66 Kg.
Marc-Andre Barriault vence Eryk Anders por decisão unânime
O card principal do UFC 289 abriu com uma batalha entre os pesos-médios Marc-Andre Barriault e Eryk Anders, que foram para cima do início ao fim dos 15 minutos de luta.
Barriault derrubou Anders logo no início do confronto, mas o norte-americano se recuperou e pressionou o canadense no clinch. O duelo seguiu equilibrado e movimentado no segundo e terceiro assaltos, à exceção de dois momentos de interrupção breve devido a golpes baixos acidentais de Barriault.
Os jurados foram chamados para definir um vencedor, e todos viram vitória do canadense nos três rounds, dando a Barriault sua segunda vitória consecutiva no Octógono.
Nassourdine Imavov x Chris Curtis termina sem resultado devido a cabeçada acidental
O que vinha se tornando uma empolgante luta entre Nassourdine Imavov e Chris Curtis terminou de forma prematura devido a uma cabeçada acidental que abriu um corte próximo ao olho de Curtis, impedindo o norte-americano de enxergar momentaneamente.
Imavov usou sua envergadura e wrestling para levar a melhor no primeiro assalto, e a ação começava a esquentar no round seguinte. Mas quando Imavov tentou encurtar a distância próximo à grade, as cabeças de ambos colidiram, obrigando o árbitro a interromper o duelo.
Após consulta do médico, Curtis foi declarado impossibilitado de continuar por não conseguir enxergar com o olho direito, fazendo com que o duelo terminasse sem resultado.
Jasmine Jasudavicius vence Miranda Maverick por decisão unânime
A constante pressão e incansável agressividade de Jasmine Jasudavicius deu a vitória à lutadora da casa sobre Miranda Maverick em duelo pelo peso-mosca.
Maverick foi melhor no round inicial, conectando os melhores golpes e ameaçando com uma tentativa de chave de braço. Mas a partir dali, Jasudavicius tomou conta do duelo. Seu wrestling foi excepcional, e após passar a maior parte do segundo round controlando por cima, ela castigou Miranda na trocação no último assalto, conquistando a terceira vitória em quatro lutas no Octógono e possivelmente cavando um lugar no Top 15 da categoria.
Aiemann Zahabi vence Aoriqileng por nocaute no 1º round
Aiemann Zahabi chegou à sua terceira vitória consecutiva no Ultimate com um rápido nocaute sobre Aoriqileng que levantou o público canadense em Vancouver. O atleta da casa, que fez sua primeira luta em 11 meses, levou dois chutes nas pernas no início, mas em seguida conectou um gancho de esquerda que mandou Aoriqileng ao solo imediatamente, encerrando o confronto.
Kyle Nelson vence Blake Bilder por decisão unânime
O veterano canadense Kyle Nelson se tornou o primeiro homem a vencer Blake Bilder neste sábado, superando o norte-americano em um duelo competitivo na Rogers Arena.
"O Monstro" teve clara vantagem de tamanho e força no confronto e usou isso a seu favor, conectando os golpes mais contundentes ao longo de todo o duelo. Wilder tentou usar sua velocidade e movimentação para frear o ímpeto do atleta da casa, mas não conseguiu igualar a eficiência de Nelson, que levou a melhor nas papeletas de todos os jurados e conquistou sua primeira vitória no Octógono desde setembro de 2019.
Steve Erceg vence David Dvorak por decisão unânime
Os pesos-mosca Steve Erceg e David Dvorak fizeram um duelo movimentado por 15 minutos, que terminou com surpreendente vitória do estreante australiano.
Dvorak começou bem com os contragolpes, encontrando rapidamente a distância conforme o oponente andava para frente. Mas o australiano provou que merece estar no Octógono. Na metade do segundo assalto, ele conectou um golpe de direita e em seguida um chute alto, buscando encerrar o duelo com uma guilhotina, da qual Dvorak habilmente escapou.
O confronto seguiu "lá e cá" nos cinco minutos finais, sem que um atleta abrisse grande vantagem sobre o outro, e os três jurados apontaram vitória de Erceg, que leva a melhor sobre um Top 10 de sua divisão em sua primeira apresentação no Octógono.
Diana Belbita vence Maria Oliveira por decisão unânime
Diana Belbita começou a levar a melhor sobre Maria Oliveira a partir do final do round inicial, lutando em um ritmo mais acelerado e conectando mais golpes que a brasileira. Conforme o duelo progrediu, a romena radicada no Canadá ampliou sua vantagem, levando a melhor na distância, na grade e no chão.
Maria teve bons momentos, incluindo uma bela joelhada voadora no último assalto, e levou a luta à adversária até o fim. Mas quando os jurados entregaram as papeletas, todos viram vitória de Belbita no primeiro combate da noite.
O UFC 289: Nunes x Aldana foi um evento realizado em 10 de junho de 2023 em Vancouver, no Canadá. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Tags