Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja comemora com o cinturão após a vitória sobre Brandon Moreno no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Resultados

Resultados Finais | UFC 290

Alexander Volkanovski defendeu título do peso-pena e Alexandre Pantoja conquistou cinturão do peso-mosca no evento realizado no último sábado (8) em Las Vegas

Em uma noite histórica em Las Vegas, o brasileiro Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno e conquistou o cinturão dos pesos-mosca, enquanto Alexander Volkanovski superou Yair Rodriguez e defendeu pela quinta vez o título do peso-pena no UFC 290. Confira abaixo os resultados oficiais do evento. | Reveja todas as lutas no UFC Fight Pass

Resultados Oficiais | UFC 290: Volkanovski x Rodriguez

Card Principal

Card Preliminar 

Alexander Volkanovski vence Yair Rodriguez por nocaute técnico no 3º round

Alexander Volkanovski golpeia Yair Rodriguez no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexander Volkanovski permanece rei dos pesos-pena após uma vitória dominante sobre Yair Rodriguez na luta principal do UFC 290.

O australiano mostrou toda sua qualidade na luta agarrada, derrubando o criativo striker mexicano e o castigando por cima. Ao contrário do que aconteceu em sua conquista de título interino contra Josh Emmett, Rodriguez foi incapaz de trabalhar seu jiu-jitsu por baixo, com Volkanovski conectando golpes com frequência e o mantendo de costas no chão.

Quando parecia que o desafiante teria um bom momento em pé, o campeão conectou um contragolpe de direita que fez Rodriguez recuar, e pressionou até aplicar uma queda final e golpear até a interrupção do árbitro.

Mais uma performance dominante do australiano, que se mantém invicto e soberano nos 66 Kg.


Alexandre Pantoja vence Brandon Moreno por decisão dividida

Alexandre Pantoja comemora com o cinturão após a vitória sobre Brandon Moreno no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

O brasileiro Alexandre Pantoja é o novo campeão peso-mosca do UFC, após superar Brandon Moreno por decisão dividida em uma batalha épica.

O desafiante acertou o campeão no primeiro round, derrubando-o com um jab e abrindo um corte em sua testa com uma cotovelada no ground and pound. Moreno se recompôs e começou a usar seu jab de forma muito eficiente a partir do segundo assalto, equilibrando o confronto. A partir daí, o mexicano parecia levar vantagem na luta em pé, enquanto o brasileiro era superior quando o duelo ia para o chão.

Na metade do último e decisivo round, Pantoja aplicou uma queda e logo foi às costas do campeão, onde permaneceu até o final do duelo - o que se mostrou determinante para a conquista. Dois jurados enxergaram vitória do brasileiro por três rounds a dois, consagrando o atleta de Arraial do Cabo como o mais novo campeão do peso-mosca.

Pantoja traz um cinturão de volta ao Brasil, que não possuía nenhum no Ultimate desde a aposentadoria de Amanda Nunes. O brasileiro se torna o quinto campeão da história do peso-mosca masculino.


Dricus du Plessis vence Robert Whittaker por nocaute técnico no 2º round

Dricus Du Plessis golpeia Robert Whittaker em duelo pelo peso-médio no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Dricus Du Plessis é o próximo desafiante ao cinturão do peso-médio. O sul-africano continuou sua jornada invicta rumo ao topo a categoria despachando o ex-campeão Robert Whittaker no segundo round.

Du Plessis terminou o primeiro round castigando Whittaker no ground and pound após aplicar uma boa queda, e manteve o ritmo no segundo assalto. Após derrubar Whittaker com um jab de encontro, Du Plessis acuou o australiano e seguiu desferindo uma chuva de socos até a interrupção do árbitro.

Com um cartel de 6-0 no UFC, Du Plessis trocou farpas com o campeão Israel Adesanya no Octógono após o anúncio da vitória, e após uma performance como esta, a expectativa não poderia estar maior para vê-los frente a frente.

Dan Hooker vence Jalin Turner por decisão dividida

Dan Hooker golpeia Jalin Turner em duelo pelo peso-leve no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jalin Turner e Dan Hooker entregaram uma luta emocionante, técnica e caótica no card principal do UFC 290.

Dois dos atletas mais altos na divisão dos pesos-leves, os dois se mantiveram na distância um do outro por todo o duelo, golpeando com frequência e precisão e com muita potência quando encurtavam a distância. Após um primeiro round equilibrado, Turner atordoou Hooker com um chute alto no segundo, mas o neozelandês resistiu e respondeu, quase finalizando Turner com um mata-leão ao fim do assalto.

Ambos voltaram ao último round querendo garantir a vitória, mas enquanto Turner parecia se cansar, Hooker pressionou e eventualmente levou o adversário ao chão. Embora Turner tenha se mantido ativo por baixo, Hooker o manteve lá até o final do duelo.

Dois dos três jurados apontaram vitória de Dan Hooker, que soma seu segundo triunfo consecutivo, desta vez em uma fantástica batalha com enorme potencial de Luta da Noite.

Bo Nickal vence Val Woodburn por nocaute técnico no 1º round

Bo Nickal comemora após a vitória por nocaute técnico sobre Val Woodburn no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Bo Nickal recats to his knockout of Val Woodburn of Jamaica in a middleweight fight during the UFC 290 event at T-Mobile Arena on July 08, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Bo Nickal tem ótimas mãos! Considerado um dos grandes wrestlers universitários dos últimos tempos, o norte-americano mostrou suas habilidades no boxe neste sábado, nocauteando Val Woodburn com três golpes certeiros em apenas 38 segundos de luta.

Considerado uma das grandes promessas do esporte na atualidade, Nickal chega à marca de cinco vitórias em cinco lutas na carreira, com todos os triunfos no 1º round. Pesos-médios, muita atenção!

Robbie Lawler nocauteia Niko Price no 1º round

Robbie Lawler golpeia Niko Price em duelo pelo peso meio-médio no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Que maneira de encerrar a carreira! Em sua luta de despedida do Octógono, o membro do Hall da Fama do UFC Robbie Lawler foi para a trocação franca com Niko Price e levou a melhor, vencendo por nocaute em apenas 38 segundos no primeiro round.

Ex-campeão dos meio-médios, Lawler escreve o último capítulo de uma trajetória fantástica 21 anos após sua primeira apresentação no Octógono - e um capítulo do qual todos se lembrarão.

Tatsuro Taira vence Edgar Chairez por decisão unânime

Tatsuro Taira golpeia Edgar Chairez no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Tatsuro Taira ainda está invicto, mas pela primeira vez em sua carreira no UFC, a promessa japonesa foi realmente testada.

O atleta de 23 anos controlou os dois primeiros rounds contra Edgar Chairez assim que levou a luta ao chão, mas teve que trabalhar para chegar lá e não conseguiu causar dano significativo. O terceiro assalto seguia o mesmo roteiro até que Chairez encaixou uma guilhotina e rolou para a montada, mas Taira acabou sendo salvo pelo gongo.

Agora 4-0 no UFC e 14-0 na carreira, o japonês segue como uma das principais promessas do esporte e certamente vai crescer após o duro teste desta noite.

Denise Gomes vence Yazmin Jauregui por nocaute técnico no 1º round

Denise Gomes golpeia Yazmin Jauregui no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Denise Gomes é um problema para a divisão peso-palha! A brasileira conectou um soco limpo de direita logo na primeira troca de golpes com Yazmin Jauregui e foi para cima, conectando uma série de golpes que obrigaram o árbitro a interromper o duelo em apenas 20 segundos no round inicial.

Após ser derrotada em sua estreia no UFC como substituta de última hora, Denise agora tem dois triunfos consecutivos por nocaute, mostrando um poder diferente do que estamos acostumados a ver na divisão até 52 Kg. Com apenas 23 anos de idade, a brasileira já mostra muito potencial e ainda tem muito tempo para evoluir ainda mais.


Alonzo Menifield finaliza Jimmy Crute no 2º round

Alonzo Menifield comemora após a vitória por finalização sobre Jimmy Crute no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alonzo Menifield segue subindo na divisão dos meio-pesados e em revanche com Jimmy Crute, após um duelo terminado em empate há um ano, conquistou uma imponente vitória por finalização no segundo round.

Menifield conectou os golpes mais contundentes no primeiro assalto, enquanto evitou as tentativas de queda do adversário. No segundo, ambos permaneciam cautelosos na trocação, e quando Crute tentou um double leg, Menifield se defendeu, encaixou uma guilhotina e puxou para baixo, encerrando rapidamente o duelo.

Menifield chega à quarta luta de invencibilidade, com apenas uma derrota em suas últimas sete apresentações no Octógono, e pode roubar a 14ª posição de Crute no Top 15 da categoria até 93 Kg.

Vitor Petrino finaliza Marcin Prachnio no 3º round

Vitor Petrino aplica um katagatame e finaliza Marcin Prachnio no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Vitor Petrino, revelação do Dana White's Contender Series, conquistou sua segunda vitória consecutiva no Octógono e começa a se consolidar como um nome para ficar de olho na divisão dos meio-pesados.

O brasileiro de 25 anos passou com propriedade pelo veterano Marcin Prachnio. No round inicial, ele conectou os golpes mais duros na trocação, e nos dois seguintes mostrou suas habilidades na luta agarrada, derrubando o polonês consecutivas vezes e golpeando por cima, até que conseguiu a brecha para encaixar um katagatame e encerrar o confronto.

Petrino ainda não tem muita experiência e certamente irá evoluir, mas impressiona pelo físico e se mostra um atleta versátil para a divisão até 93 Kg. Invicto, o mineiro de Santa Luzia ampliou seu cartel para 9-0 com esta vitória.


Cameron Saaiman vence Terrence Mitchell por nocaute técnico no 1º round

Cameron Saaiman comemora após o anúncio da vitória por nocaute técnico sobre Terrence Mitchell no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Cameron Saaiman continua a escalar o ranking dos galos, e desta vez precisou de pouco tempo para despachar Terrence Mitchell e garantir sua terceira vitória seguida no UFC.

O sul-africano de 22 anos dominou do início ao fim. Primeiro, tentou encerrar o duelo com uma guilhotina, da qual Mitchell se livrou. Então Saaiman castigou o estreante com joelhadas no clinch, aplicou a queda e foi às costas para golpear até a interrupção do árbitro.

Jesus Aguilar nocauteia Shannon Ross no 1º round

Jesus Aguilar comemora após o nocaute sobre Shannon Ross, em luta pelo peso-mosca, no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Com apenas 18 segundos de luta, Jesus Aguilar conectou um soco limpo de direita no rosto de Shannon Ross, que caiu imediatamente desacordado no tablado. Nenhum outro golpe foi necessário por parte do mexicano, que reconheceu o oponente nocauteado e foi comemorar sua primeira vitória no UFC - e que vitória!

Esteban Ribovics vence Kamuela Kirk por decisão unânime

Esteban Ribovics golpeia Kamuela Kirk em duelo pelo peso-leve no UFC 290, em julho de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Esteban Ribovics e Kamuela Kirk colocaram o parâmetro para a Luta da Noite no alto logo no primeiro duelo da noite, fazendo um embate absolutamente empolgante no UFC 290.

Kirk controlou todo o primeiro round, colocando Ribovics no solo imediatamente, pegando as costas e tentando finalizar o adversário com um mata-leão. Ribovics respondeu no segundo assalto, castigando Kirk com golpes duros na luta em pé. Exaustos na última parcial, os dois mostraram muito coração e deixaram tudo em busca da vitória, que ficou com o argentino.

Após sofrer a primeira derrota de sua carreira em sua estreia no Octógono, em março, a revelação do Dana White's Contender Series conquista sua primeira vitória na organização, ampliando seu cartel para 12-1.

UFC 290: Volkanovski x Rodriguez foi um evento realizado em 8 de julho de 2023 na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all