
Eventos
Islam Makhachev não deu chances para Alexander Volkanovski em revanche pelo cinturão do peso-leve no UFC 294, evento que ainda teve Khamzat Chimaev chegando à sétima vitória seguida no Ultimate ao superar Kamaru Usman em duelo pelo peso-médio. Confira todos os resultados abaixo. | Reveja o evento no UFC Fight Pass
Se alguém tinha dúvida sobre o resultado da primeira luta entre Islam Makhachev e Alexander Volkanovski, provavelmente não terá mais!
O russo começou se movimentando mais no início da luta, mostrou ser mais forte e aproveitou o tamanho superior para emplacar sua estratégia. O campeão tentava de todas as maneiras encurralar seu adversário e fazer clinch próximo da grade, com o objetivo de cansar e desgastar. Foi justamente nesta posição que o desfecho chegou. O atleta do Daguestão aplicou um chute brilhante de esquerda, sem muito ângulo, mas que nocauteou o desafiante.
Com a vitória, Islam defende mais uma vez o cinturão, se aproxima do recorde da categoria e agora está há 13 lutas sem sentir o gosto da derrota.
Khamzat Chimaev não tomou conhecimento e dominou o ex-campeão Kamaru Usman, vencendo por decisão majoritária dos juízes.
O russo imprimiu seu ritmo durante boa parte do duelo, colocando seu jogo de chão poderoso e velocidade impressionante. Durante os três rounds, Chimaev colocou o campeão da segunda divisão da NCAA para baixo, dominou e por pouco não conseguiu encaixar um mata-leão no round inicial. Nos rounds seguintes o ritmo da luta caiu, Usman foi superior em pé, mas viu o “Lobo” emplacar seu jogo de isometria e domínio.
Com a vitória, Chimaev se mantém com o cartel perfeito. São 13 vitórias em 13 lutas profissionais, sendo sete no UFC, o que deve levá-lo a uma disputa pelo cinturão da categoria em qualquer momento.
O confronto dos meio-pesados entre Magomed Ankalaev e Johnny Walker teve um final desagradável depois que Walker foi declarado incapaz de continuar pelo médico após uma joelhada ilegal no início da luta.
Ankalaev estava levando a melhor no combate, abafando o brasileiro na grade e conectando os melhores golpes. A luta foi pausada e quando o médico fez uma série de perguntas a Walker, ele não conseguiu dar respostas que satisfizessem o médico, que instruiu o árbitro a interromper o duelo.
Ikram Aliskerov conectando um jab no rosto do brasileiro Warlley Alves no UFC 294, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Ikram Aliskerov continua imparável e prova ser uma verdadeira ameaça ao peso-médio.
O russo de 30 anos controlou o duelo com sua força, poder de nocaute e também com sua movimentação, que quebrou qualquer tipo de aproximação do brasileiro. O desfecho começou com um bom jab que impulsionou Warlley para a grade e na sequência aplicou uma joelhada voadora plástica que definiu o resultado da luta.
O tricampeão mundial de combat sambo chegou a sua segunda vitória no UFC e mantém um cartel de quinze vitórias e apenas uma única derrota, justamente para Khamzat Chimaev.
Said Nurmagomedov com a mão levantada após sua vitória no UFC 294, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Avassalador! Said Nurmagomedov não toma conhecimento de Muin Gafurov e despacha o rival logo no início da luta.
O russo foi perfeito, imprimiu sua distância desde o início, aplicou bons golpes em linha e, quando teve a oportunidade de encerrar a luta, não desperdiçou. O atleta do Daguestão aplicou uma clássica guilhotina após a aproximação e tentativa de queda.
Com o triunfo no UFC 294, Said Nurmagomedov se recupera da derrota sofrida para Jonathan Martinez no começo deste ano e soma sua sétima vitória no Ultimate em nove combates.
Muhammad Mokaev aplicando um katagatame em Tim Elliott no UFC 294, em Abu Dhabi (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
O hype é real! Muhammad Mokaev vence mais uma luta por finalização e mantém sua invencibilidade no UFC após passar por Tim Elliott.
A luta foi um verdadeiro monólogo, com Mokaev tentando impor seu ritmo, força e velocidade em todas as áreas do MMA, enquanto Elliott buscava finalizações lutando com as costas no chão. Em duas ocasiões o norte-americano encaixou boas tentativas. No primeiro round foi uma guilhotina bem justa que preocupou toda a equipe do inglês e no round seguinte, com um triângulo / chave de braço.
Nos minutos finais de luta, Mokaev aplicou uma ótima transição no clinch, foi para a montada e aplicou um justo katagatame, que encerrou o combate.
Existem níveis e camadas técnicas neste esporte e com essa vitória Muhammad Mokaev prova pertencer ao mais alto escalão no peso-mosca. Agora são cinco vitórias, em cinco lutas pelo UFC.
Trevor Peek comemorando a vitória no UFC 294, na Etihad Arena, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Trevor Peek volta ao caminho da vitória após bater Mohammed Yahya na decisão unânime dos juízes.
O duelo foi bastante movimentado do começo ao fim, com os dois lutadores buscando a vantagem e a dominância em todos os momentos. O norte-americano aplicou o maior volume de golpes, controlou mais o centro do Octógono e sempre inibia a aproximação do adversário com cruzados na linha de cintura e chutes baixos.
Vale salientar que no segundo round, Yahya aplicou um triângulo de mão com maestria e por poucos segundos não liquidou a luta por finalização.
Após o triunfo no UFC 294, Peek soma nove vitórias na carreira, sendo oito delas por nocaute.
O confronto tão aguardado entre Javid Basharat e Victor Henry foi interrompido prematuramente após um golpe ilegal.
Henry sofreu um chute baixo na região genital e mesmo com os cinco minutos de recuperação estabelecido pela comissão atlética, o norte-americano não conseguiu voltar para o combate.
Até o momento do golpe baixo, Basharat estava melhor, com envergadura e nível técnico superior, colocou os golpes mais precisos e aplicou um bom chute rodado no corpo do seu adversário.
Sedriques Dumas comemorando seu triunfo no UFC 293, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Em mais um combate técnico e com bastante equilíbrio, Sedriques Dumas conseguiu prevalecer sobre Abu Azaitar por decisão unânime dos juízes e avançou na categoria até 84 Kg. Vale salientar que esta luta estava prevista para ocorrer em março deste ano, mas Abu se lesionou e teve que sair do duelo.
A luta foi movimentada durante todos os momentos, com Dumas tentando conectar o maior volume de golpes e controlando as ações em pé e Abu Azaitar abafando em busca de um golpe poderoso. O norte-americano aplicou os melhores golpes e até controlou no solo em alguns momentos do primeiro round, levando dois dos três rounds disputados. Agora, Sedriques Dumas soma sua segunda vitória no UFC e progride no peso-médio.
Mike Breeden comemorando um golpe executado e conectado no UFC 294, em Abu Dhabi (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Que virada espetacular! Mike Breeden surpreende a todos no final do combate e nocauteia Anshul Jubli. Durante boa parte do duelo, o estreante indiano aplicou o maior volume de golpes, trabalhou melhor os socos na cabeça e parecia estar mais veloz na entrada e saída de distância, fazendo o norte-americano ficar com as costas na grade em alguns momentos.
No terceiro round tudo mudou, Mike voltou melhor, aplicou de forma feroz o seu ímpeto e conectou bons cruzados, conseguindo o nocaute técnico no final da luta e mudando seu destino no UFC. Vale lembrar que Mike Breenden perdeu suas três primeiras lutas no Ultimate e ganhou uma sobrevida após o triunfo no UFC 294, em Abu Dhabi.
Muhammad Naimov comemorando sua vitória no UFC 294, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Em outro duelo de alto nível e equilíbrio, Muhammad Naimov venceu Nathaniel Wood por decisão unânime dos juízes e avançou na categoria peso-pena.
O combate começou bem movimentado, com ambos atletas dominando em algum momento do round, mas Naimov aplicou melhor o seu ritmo e também permaneceu por um período maior em posições de dominância.
No round seguinte, Naimov voltou mais inteiro e conseguiu imprimir melhor sua estratégia. “Hillman” aplicou as melhores posições no clinch, conseguiu algumas quedas e dominou o adversário com as costas no tablado.
No terceiro round, Wood voltou melhor, balançou o rival em alguns momentos, mas não foi o bastante para virar o embate. Com a vitória, Naimov chega ao seu segundo triunfo em 2023.
Dudakova aplicando um cruzado de encontro no rosta da sua adversária no UFC 294, em Abu Dhabi. (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Imparável. Em uma verdadeira partida de xadrez, Viktoriia Dudakova venceu Jinh Yu Frey e manteve o cartel perfeito e intacto na carreira.
O combate começou com bastante movimentação, troca de base e pouca interação no Octógono. Dudakova conectou os golpes mais contundentes e precisos, com socos em linha e chutes na parte baixa da perna. Vale salientar que nos segundos finais Dudakova balançou Frey e por pouco não fez o juiz central interromper o duelo.
No round seguinte tudo mudou. Frey veio com outra estratégia, mais efetiva. A norte-americana derrubou logo de início e controlou por cima pesando muito bem o quadril acompanhando a movimentação da russa e aplicando com eficiência o ground and pound.
No round decisivo, Dudakova voltou a movimentar-se de forma circular no Octógono, ludibriou as entradas de queda da adversária e aplicou os melhores golpes no rosto. Com a vitória, a russa de apenas vinte e quatro anos chega ao seu segundo triunfo no UFC e cresce ainda mais no peso-palha feminino.
Shara Magomedov comemorando sua vitória sobre Bruno Silva na abertura do evento em Abu Dhabi ( Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Ainda invicto! O russo Shara Magomedov prevaleceu sobre o brasileiro Bruno Silva e estreou com pé direito no Ultimate. O duelo começou com bastante estudo, os dois lutadores tentaram manter a distância com os golpes em linha e chutes na cintura.
Shara Magomedov conectou os melhores golpes durante todos os quinze minutos de luta. Com ótimo trabalho no clinch e movimentação de pernas, o atleta do Daguestão conseguiu exaurir o lutador brasileiro com bons jabs, cruzados e também socos giratórios.
Bruno ainda tentou mudar de estratégia levando a luta para o solo no terceiro round, porém não conseguiu avançar nas transições. O diferencial do jovem estreante foi os chutes na coxa e também a velocidade nas sequências, que o credenciaram a uma excelente vitória na abertura do card em Abu Dhabi.
O UFC 294: Makhachev x Volkanovski 2 foi um evento realizado em 21 de outubro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.