Eventos
Um dos nomes mais promissores na divisão dos pesos-pesados, Tom Aspinall fez a alegria da torcida britânica e venceu Marcin Tybura por nocaute técnico no 1º round na luta principal do UFC Londres, que ainda teve três brasileiros saindo vitoriosos do Octógono. Confira abaixo todos os resultados do evento. | Reveja todas as lutas no UFC Fight Pass
Resultados Oficiais | UFC Londres: Aspinall x Tybura
Card Principal
- Tom Aspinall venceu Marcin Tybura por nocaute técnico a 1m13s do 1º round
- Julija Stoliarenko venceu Molly McCann por finalização (chave de braço) a 1m55s do 1º round
- Nathaniel Wood venceu Andre Fili por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Paul Craig venceu André "Sergipano" Muniz por nocaute técnico aos 4m40s do 2º round
- Fares Ziam venceu Jai Herbert por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
- Lerone Murphy venceu Josh Culibao por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-27)
- Daniel Marcos venceu Davey Grant por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28)
Card Preliminar
- Jonny Parsons venceu Danny Roberts por nocaute técnico aos 4m58s do 2º round
- Joel Alvarez venceu Marc Diakiese por finalização (triângulo de mão) aos 4m26s do 2º round
- Mick Parkin venceu Jamal Pogues por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
- Makhmud Muradov venceu Bryan Barberena por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
- Ketlen Vieira venceu Pannie Kianzad por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Chris Duncan venceu Yanal Ashmouz por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
- Bruna Brasil venceu Shauna Bannon por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
- Jafel Filho venceu Daniel Barez por finalização (katagatame) a 1m34s do 1º round
Tom Aspinall vence Marcin Tybura por nocaute técnico no 1º round
Bem-vindo de volta, Tom Aspinall!
Um ano após lesionar o joelho em uma luta principal na mesma arena, o peso-pesado britânico conquistou uma vitória incontestável, nocauteando o veterano polonês Marcin Tybura em pouco mais de um minuto.
Aspinall pareceu confortável e confiante desde o início e derrubou Tybura com um golpe limpo de direita, seguido uma por chuva de socos no ground and pound que forçaram o árbitro a interromper o duelo. O inglês foi dominante em cada uma de suas apresentações, à exceção da última, e não há motivos para crer que ele não será capaz de desafiar - e quem sabe conquistar - o título dos pesos-pesados em breve.
Julija Stoliarenko vence Molly McCann por finalização no 1º round
Julija Stoliarenko calou a torcida na O2 Arena, vencendo a favorita dos fãs Molly McCann por finalização com uma chave de braço em menos de dois minutos no primeiro round.
Foi uma bela estreia da atleta da Lituânia no peso-mosca, após não ter muito sucesso no peso-galo. Ela foi para cima logo no início do embate, aceitou a trocação na curta distância e não levou muito tempo para liquidar a fatura quando a luta foi para o chão. Esta foi a 10ª vitória de Stoliarenko com uma chave de braço na carreira.
Nathaniel Wood vence Andre Fili por decisão unânime
Nathaniel Wood e Andre Fili fizeram uma empolgante luta pelo peso-pena, com o atleta da casa saindo com a vitória por decisão unânime após três rounds.
Fili derrubou Wood com um jab aos 30 segundos de combate, mas o britânico se levantou e revidou, abrindo o corte no rosto do oponente com uma cotovelada e uma chuva de golpes no ground and pound. No segundo assalto, Fili novamente encontrou Wood, machucando com um duro golpe de direita e joelhadas, e conseguindo trabalhar por cima no chão.
Com o confronto aberto no último e decisivo round, ambos foram mais cautelosos, mas Wood teve mais volume. Os três jurados deram dois rounds a um para o inglês, que conquistou sua terceira vitória consecutiva desde a mudança para os 66 Kg.
Paul Craig vence André "Sergipano" Muniz por nocaute técnico no 2º round
A mudança de Paul Craig para o peso-médio foi bem sucedida, começando com uma vitória sobre André "Sergipano" Muniz que deve colocá-lo no Top 15 na próxima atualização dos rankings.
Especialistas em jiu-jitsu, eles foram ao chão no segundo assalto, com o escocês por cima. Após escapar de uma tentativa de raspagem, Craig tentou encaixar um triângulo de mão, mas após defesa do brasileiro, foi para a montada e golpeou com socos e cotoveladas até a interrupção do árbitro.
Foi uma vitória importante para o ex-Top 15 dos meio-pesados, que imediatamente se coloca como um nome a ser observado na categoria até 84 Kg.
Fares Ziam vence Jai Herbert por decisão unânime
Praticamente idênticos em medidas e abordagem, Jai Herbert e Fares Ziam fizeram um verdadeiro jogo de xadrez em duelo pelo peso-leve.
Herbert foi ligeiramente mais ativo, pressionando com golpes na longa distância, enquanto Ziam colocou os golpes mais contundentes individualmente. Foi uma batalha "lá e cá", com bastante tempo no clinch, com joelhadas, chutes baixos de ambos os os lados e tentativas de queda mal sucedidas.
Os jurados foram chamados para determinar o vencedor e apontaram vitória de Ziam, que conquista sua segunda vitória seguida e a quarta nos últimos cinco compromissos.
Lerone Murphy vence Josh Culibao por decisão unânime
Em um duelo bastante movimentado pelo peso-pena, Lerone Murphy conquistou sua quinta vitória seguida no UFC ao superar Josh Culibao por decisão unânime.
Durante os dois primeiros rounds, Murphy e Culibao fizeram um embate equilibrado, com o britânico levando pequena superioridade em pé e no chão. No terceiro, após Murphy conectar um chute no corpo que derrubou Culibao, o atleta da casa não permitiu reação do adversário, controlando as ações e buscando a finalização até o final.
Daniel Marcos vence Davey Grant por decisão dividida
Os pesos-galo Daniel Marcos e Davey Grant fizeram uma batalha empolgante e técnica para abrir o card principal do UFC Londres.
Grant teve mais volume de golpes no início, conectando nos três níveis, enquanto Marcos focou nos chutes nas pernas. O peruano aumentou o ritmo no segundo assalto e conseguiu abrir um corte no nariz de Grant, mas o veterano não se abalou. Ele manteve a pressão, seguiu conectando um maior número de golpes, enquanto Marcos apostou na contundência.
O embate foi para a decisão, e dois dos três jurados viram vitória do peruano, que manteve seu cartel invicto (15-0), conquistando a vitória mais importante de sua carreira.
Jonny Parsons vence Danny Roberts por nocaute técnico no 2º round
Jonny Parsons teve uma estreia memorável no Octógono, conquistando uma vitória por nocaute técnico em Londres sobre o britânico Danny Roberts em luta pela divisão dos meio-médios.
Revelação do Dana White's Contender Series, Parsons fez um primeiro round estudado com Roberts, mas os dois deixaram a cautela de lado a partir do segundo. Parsons acertou Roberts e atordoou o atleta da casa, que tentou sem sucesso se recuperar, obrigando o árbitro a interromper o embate a segundos do fim.
Joel Alvarez vence Marc Diakiese por finalização no 2º round
O duelo entre Joel Alvarez e Marc Diakiese, pelo peso-leve, terminou com vitória do espanhol com um triângulo de mão no 2º round, mas o resultado dará o que falar por algum tempo.
Na reta final da segunda parcial, os adversários colidiram com a cabeça, no que aparentemente Diakiese levou a pior. A ação continuou, Alvarez foi para cima, levou o oponente ao solo e encaixou a finalização para liquidar a fatura.
Lutando pela primeira vez em mais de um ano, o promissor Alvarez conquista um triunfo importante para se reabilitar no Octógono. O espanhol tem todas suas vitórias na carreira por nocaute ou finalização.
Mick Parkin vence Jamal Pogues por decisão unânime
Mick Parkin defendeu sua invencibilidade em sua estreia no Ultimate, ampliando o cartel para 7-0 com vitória por decisão unânime sobre Jamal Pogues.
O britânico variou bem seus ataques, usando socos na cabeça e no corpo, e chutes no corpo e nas pernas, mantendo Pogues sempre em dúvida e diminuindo seu ímpeto. O que mais impressionou em Parkin foi sua postura, se mostrando completamente à vontade em sua primeira apresentação no maior palco do esporte, em casa, e dominando por 15 minutos a caminho do triunfo.
Aos 27 anos, a revelação do Dana White's Contender Series se provou uma adição interessante à divisão até 120 Kg do UFC.
Makhmud Muradov vence Bryan Barberena por decisão unânime
Makhmud Muradov se recuperou de duas derrotas consecutivas com uma vitória dominante sobre o veterano Bryan Barberena, que fazia sua estreia no peso-médio.
Muradov foi mais eficiente do início ao fim, com uma precisão maior na luta em pé e aplicando quedas sempre que Barberena andava para frente ou começava a se sentir à vontade no duelo. Ele levou o adversário ao chão em duas ocasiões e usou bem seu alcance e movimentação, impedindo que o norte-americano conseguisse emplacar um bom momento no duelo.
Ketlen Vieira vence Pannie Kianzad por decisão unânime
Ketlen Vieira teve uma performance dominante em Londres, superando Pannie Kianzad, voltando à coluna das vitórias e defendendo seu lugar no Top 5 do peso-galo - categoria atualmente sem campeã.
Após passar boa parte do primeiro round por cima, a brasileira derrubou Kianzad logo no início do segundo e pacientemente buscou encaixar um katagatame que acabou não se materializando. Kianzad foi capaz de reverter a posição na última parcial e levou o round na opinião dos três jurados, o que não alterou o resultado de uma luta que já estava garantida para a brasileira.
Chris Duncan vence Yanal Ashmouz por decisão unânime
Pela segunda vez neste ano, Chris Duncan entrou no Octógono na O2 Arena em Londres e saiu vitorioso, superando Yanal Ashmouz por decisão unânime em duelo pelo peso-leve.
O escocês foi superior desde o início, escolhendo bem seus golpes e mesclando os ataques, mostrando mais paciência do que em suas duas apresentações no Dana White's Contender Series. Ele ficou em cima de Ashmouz do início ao fim, aumentando a pressão no último round para garantir mais um triunfo.
Bruna Brasil vence Shauna Bannon por decisão unânime
Assim como seu compatriota Jafel na luta anterior, Bruna Brasil se recuperou de uma derrota em sua estreia e conquistou seu primeiro triunfo no Octógono superando a estreante irlandesa Shauna Bannon por decisão unânime.
A brasileira foi mais eficiente na trocação desde o início, conectando os golpes mais contundentes na primeira metade do duelo. Bannon mostrou maior senso de urgência na última parcial, aumentando o ritmo e tentando pressionar, mas já era tarde, e Bruna foi declarada vencedora nas papeletas dos três jurados.
Jafel Filho finaliza Daniel Barez no 1º round
Que maneira de começar a noite em Londres! O brasileiro Jafel Filho sofreu um duro golpe no corpo de Daniel Barez logo no início do duelo pelo peso-mosca, mas foi capaz de se recuperar e virar o duelo, castigando o estreante espanhol em pé antes de levá-lo ao chão.
No solo, o atleta da Nova União dominou, conseguiu a montada e rapidamente encaixou um katagatame para encerrar o confronto. Após impressionar em sua estreia, apesar de sair do Octógono derrotado, Jafel agora conquista seu primeiro triunfo no Ultimate.
O UFC Londres: Aspinall x Tybura foi um evento realizado em 22 de julho de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.