Eventos
O Octógono teve uma passagem memorável na França na primeira edição de um evento do UFC no país. O ex-campeão interino Ciryl Gane fez a festa da torcida e nocauteou Tai Tuivasa na luta principal do UFC Paris, neste sábado (3). Confira os resultados oficiais e um resumo de todas as lutas do card abaixo.
UFC Paris: Gane x Tuivasa
Resultados Oficiais
Card Principal
- Ciryl Gane venceu Tai Tuivasa por nocaute aos 4m23s do 3° round.
- Robert Whittaker venceu Marvin Vettori por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Nassourdine Imavov venceu Joaquin Buckley por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).
- Roman Kopylov venceu Alessio Di Chirico por nocaute a 1m09s do 3° round.
- William Gomis venceu Jarno Errens por decisão majoritária (29-28, 29-28, 29-29).
- Nathaniel Wood venceu Charles Jourdain por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27).
Card Preliminar
- Abus Magomedov venceu Dustin Stoltzfus por nocaute técnico aos 19s do 1° round.
- Nasrat Haqparast venceu John Makdessi por decisão unânime (30-27, 29-28, 30-27).
- Fares Ziam venceu Michal Figlak por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Benoit Saint Denis venceu Gabriel Miranda por nocaute técnico aos 16s do 2° round.
- Cristian Quiñonez venceu Khalid Taha por nocaute técnico aos 3m15s do 1° round.
- Stephanie Egger venceu Ailin Perez por finalização (mata-leão) aos 4m54s do 2° round.
Mais UFC Paris: Estatísticas | Pontuações Oficiais dos Jurados
Ciryl Gane nocauteia Tai Tuivasa no 3° round
Tiveram algums momentos de nervosismo, mas Ciryl Gane fechou a estreia do Octógono em Paris de forma espetacular, nocauteando Tai Tuivasa no 3° round.
Depois de um 1° round paciente, onde nenhum dos pesos-pesados soltou o jogo, eles voltaram com tudo no 2° round e passaram a trocar golpes. Ambos tiveram bons momentos, mas Gane passou a ter maior controle no fim do round - apesar de ter sofrido um knockdown.
No 3° round, ele manteve a pressão e acertou diversos golpes no corpo de Tuivasa - que mais uma vez mostrou um queixo de aço. O australiano sentiu os chutes e joelhadas do francês e dobrou as pernas antes de receber um cruzado e cair nocauteado no Octógono.
Gane mostrou muita classe e se recuperou da primeira derrota da carreira, coroando de vez o UFC Paris.
Robert Whittaker vence Marvin Vettori por decisão unânime
Foi uma batalha de dois dos melhores lutadores do peso-médio, mas Robert Whittaker deixou claro na luta co-principal do UFC Paris que ele está um passo mais próximo de todos os outros da elite da categoria após dominar Marvin Vettori por três rounds.
O ex-campeão estava afiado, rápido e com uma grande variedade de estratégias, pontuando com socos e chutes contra Vettori. Apesar de não ter conseguido nocautear o italiano, a vitória foi clara para o australiano.
Whittaker permanece invicto na divisão contra todos - menos o campeão Israel Adesanya - e conquistou a 24ª vitória na carreira.
Nassourdine Imavov vence Joaquin Buckley por decisão unânime
Nassourdine Imavov colecionou a terceira vitória seguida neste sábado, superando Joaquin Buckley por decisão unânime no UFC Paris.
Os dois pesos-médios se provocaram a sermana toda, com Buckley questionando as habilidades de Imavov, mas o russo baseado em Paris se mostrou mais talentoso, com um arsenal vasto de golpes.
Imavov chegou até a arrancar o protetor bucal de Buckley e dominou a luta em todas as áreas. Buckley voltou forte no 3° round e colocou todo seu poder nos golpes, mas Imavov contragolpeava e ganhou o duelo na decisão.
Agora, Imavov está com quatro vitórias no UFC e 12 no cartel. Um nome intrigante para a categoria do peso-médio.
Roman Kopylov nocauteia Alessio Di Chirico no 3° round
Roman Kopylov teve sua melhor performance no UFCV em Paris, nocauteando Alessio Di Chirico no 3° round.
Os dois lutadores travaram uma batalha na curta distância, trocando golpes afiados e chutes no corpo, com Kopylov mostrando superioridade na velocidade e diversidade. Di Chirico nunca parou de pressionar e teve bons momentos, mas Kopylov fez com que ele recuasse com um golpe de direita que entrou limpo.
De lá, Kopylov foi para cima e acertou vários golpes sem resposta, até que o italiano caiu de rosto no chão. Foi a primeira vitória de Kopylov no Octógono, agora 9-2 no cartel.
William Gomis vence Jarno Errens por decisão majoritária
Foi uma estreia de sucesso para William Gomis, que superou o também estreante Jarno Errens por decisão majoritária.
O lutador de 25 anos controlou a maior parte do duelo no solo, mostrando bastante força para deixar Errens no chão e dominá-lo. Gomis chegou a quase ser pego em um triângulo no fim da luta, mas se manteve calmo e com a postura levantada para escapar logo antes da luta terminar.
Com a vitória, o francês agora tem nove triunfos seguidos e um cartel de 11-2.
Nathaniel Wood vence Charles Jourdain por decisão unânime
Nathaniel Wood e Charles Jourdain entregaram um duelo movimentado, abrindo o card principal do UFC Paris com a vitória do britânico por decisão unânime - a segunda no peso-pena em seis semanas.
Os dois lutadores ficaram boa parte do duelo na curta distância em pé, trocando golpes na guarda e mostrando um bom muay thai e boxe. Wood misturou melhor seu arsenal e conseguiu algumas quedas em momentos precisos, controlando o franco-canadense, mas o combate acabava ficando em pé. Por fim, vitória na decisão dos juízes.
Depois de dois anos fora e uma carreira forjada no peso-galo, Wood parece ter encontrado sua divisão e se estabeleceu nela como um talentoso lutador.
Abus Magomedov nocauteia Dustin Stoltzfus em 19 segundos
Seja bem-vindo, Abus Magomedov!
O lutador entrou no Octógono, tocou luvas com Dustin Stoltzfus, acertou um chute frontal no rosto do rival e foi para o ground and pound para sair com a vitória em 19 segundos em sua estreia.
Um feito incrível do peso-médio, que fechou o card preliminar do UFC Paris.
Nasrat Haqparast vence John Makdessi por decisão unânime
Nasrat Haqparast venceu a batalha entre ex-companheiros de treinos em Paris, superando John Makdessi por decisão unânime.
Ambos treinavam na Trystar Gym, no Canadá, e trocaram provocações durante toda a semana. Nos 15 minutos de luta, ambos trocaram golpes boa parte do duelo, com Haqparast controlando as ações na maior parte do tempo. Ele derrubou Makdessi com um golpe rápido de esquerda e tentou um soco rodado em outras oportunidade, enquanto Makdessi buscava mais medir a distância com seus jabs.
Haqparast agora tem 6-4 no UFC e 14-5 no cartel.
Fares Ziam vence Michal Figlak por decisão unânime
Fares Ziam mostrou muitas melhorias em seu jogo para vencer em casa e tirar a invencibilidade de Michal Figlak.
O francês mostrou um pouco de tudo na luta, machucando Figlak em pé com golpes na longa distância e com ataques rodados, chutando as pernas do polonês e mostrando especialmente uma evolução em seu grappling, controlando or rival. Ele diminuiu um pouco o ritmo no último round, mas estava com a vitória garantida em sua melhor apresentação no UFC.
Foi uma grande retomada na carreira do lutador de 25 anos, agora 3-2 no Octógono e 12-4 no cartel. Figlak foi para 8-1.
Benoit Saint Denis nocauteia Gabriel Miranda no 2° round
A torcida francesa explodiu de alegria quando Benoît Saint Denis entrou no Octógono, e as comemorações continuaram após o lutador da casa vencer Gabriel Miranda no 2° round.
Os dois lutadores trocaram golpes duros no começo e estavam felizes com a curta distância, mas com o passar da luta, Saint Denis passou a dominar e não venceu o brasileiro no primeiro round por muito pouco, com um forte jogo de ground and pound. Gabriel voltou para o segundo round ainda atordoado e o francês acertou uma bela sequência de golpes, dando números finais à luta.
Com a vitória, Saint Denis agora vai para 10-1 no cartel e conquista a segunda vitória no UFC.
Cristian Quinonez nocauteia Khalid Taha no 1° round
Que estreia de Cristian Quiñonez!
O lutador contratado no Dana White's Contender Series trabalhou de forma paciente seu jab, se movendo de forma fluida enquanto Khalid Taha buscava se aproximar. No meio do round, Quiñonez acertou um forte golpe de direita, que levou Taha à lona.
O juíz central interrompeu o combate, dando a vitória para "Problema" com um belo nocaute no 1° round em sua estreia.
Stephanie Egger finaliza Ailin Perez no 2° round
Stephanie Egger teve seu retorno à coluna das vitórias após superar Ailin Perez na primeira luta da noite.
Menos de um mês depois de ser finalizada por Mayra Sheetara, Egger entrou no lugar de Zarah Fairn no evento e assegurou uma vitória com um mata-leão no 2° round. A judoca suíça controlou as ações no chão, se mostrando superior e utilizando a aproximação sempre que podia.
Egger conseguiu a montada, então pegou as costas e colocou os ganchos, finalizando a argentina. Um grande retorno para a suíça, que agora tem 8-3 no cartel. Perez foi para 7-2.