Eventos
O Octógono foi montado mais uma vez neste sábado (25) com dois pesos-galo de elite liderando o card do UFC San Antonio. Cory Sandhagen teve outra grande performance e após cinco rounds, saiu vencedor contra Marlon Vera por decisão dividida. A noite ainda teve a vitória do brasileiro Lucas Alexander. Confira abaixo os cartões de pontuação de todas as lutas. | Reveja o evento no UFC Fight Pass
Card Principal
- Cory Sandhagen venceu Marlon Vera por decisão dividida (50-45, 47-48, 49-46).
- Holly Holm venceu Yana Santos por decisão unânime (30-26, 30-27, 30-27).
- Nate Landwehr venceu Austin Lingo por finalização (mata-leão) aos 4m11s do 2° round.
- Maycee Barber venceu Andrea Lee por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27).
- Albert Duraev venceu Chidi Njokuani por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
- Daniel Pineda venceu Tucker Lutz por finalização (guilhotina) aos 2m50s do 2° round.
Card Preliminar
- Lucas Alexander venceu Steven Peterson por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Trevin Giles venceu Preston Parsons por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
- CJ Vergara venceu Daniel Lacerda por nocaute técnico aos 4m04s do 2° round.
- Victor Altamirano venceu Vinicius Salvador por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
Cory Sandhagen vence Marlon Vera por decisão dividida
Cory Sandhagen reafirmou seu lugar como um lutador de elite no peso-galo ao seguir um plano de combate perfeito para vencer a luta principal do evento contra Marlon Vera por decisão dividida.
O norte-americano começou em ritmo intenso, dominando os dois primeiros rounds ao colocar Vera no solo e castigando o equatoriano por cima. A habilidade de trocar de base de forma rápida e os ataques precisos pareceram frustar Vera, que começou a aumentar o ritmo apenas nos momentos finais do quarto round. Sandhagen levou a luta ao solo mais uma vez no chão para neutralizar as armas mais poderosas do rival e sair com a vitória.
Depois de sair derrotado em duas lutas parelhas contra TJ Dillashaw e Petr Yan, Sandhagen agora está com duas vitórias seguidas - sobre Yadong Song e Vera, cimentando seu lugar na conversa pelo cinturão em uma das categorias mais competitivas do Ultimate.
Holly Holm vence Yana Santos por decisão unânime
Holly Holm voltou à coluna das vitórias com uma apresentação dominante sobre Yana Santos na luta co-principal.
As duas lutadoras tentaram impor suas estratégias no primeiro round, mas Holm passou a achar a distância e a acertar os melhores golpes. No segundo, a ex-campeã capitalizou com um bom ground and pound na posição de crucifixo e quase finaliza. Faltando menos de um minuto para o fim, Holm voltou a colocar a luta no chão, dominando até a buzina soar.
Foi uma apresentação impressionante e completa de Holm, que se mantém como uma das principais lutadoras do peso-galo. Com a vitória, a lutadora de 41 anos vai para 15-6 no cartel, vencendo três das últimas quatro lutas.
Nate Landwehr finaliza Austin Lingo no 2° round
Demorou um pouco para Austin Lingo pegar no tranco, mas assim que ele conseguiu, "The Train" finalizou Austin Lingo.
Depois de um primeiro round competitivo, onde os lutadores estavam felizes em trocas golpes na curta distância, Landwehr passou a pressionar no segundo, construindo o momento assim que percebeu que o rival sentiu seus golpes. Um chute na cabeça deixou Lingo atordoado, fazendo com que Landwehr mativesse a pressão, levando o combate para o chão e conseguindo finalizar.
Landwehr agora venceu três seguidas no Octógono e se consolida como um lutador interessante de se assistir.
Maycee Barber vence Andrea Lee por decisão dividida
Maycee Barber e Andrea Lee tiveram um combate parelho durante 15 minutos, demonstrando o quão boa é a qualidade do peso-mosca.
Nos dois primeiros rounds, Barber acertou os golpes mais potentes, enquanto Lee se defendia bem em pé, conseguia quedas e trabalhou por cima, dando muito aos juízes para pensar. A luta ficou mais equilibrada no terceiro round, com ambas tendo sucesso na trocação e Barber evitando danos maiores quando foi levada ao chão por Lee.
Mais uma vez, os juízes foram chamados para determinar o vencedor e Barber saiu com o braço levantado por decisão dividida. Agora ela tem quatro vitórias seguidas e continua subindo no ranking dessa talentosa categoria.
Albert Duraev vence Chidi Njokuani por decisão dividida
O duelo entre Chidi Njokuani e Albert Duraev trazia grande expectativa de ser um duelo entre estilos entre um striker e um wrestler, e enquanto isso aconteceu no primeiro round, o resto aconteceu em pé.
Duraev controlou o round de abertura e colocou o rival no chão após segurar um chute, mas pelos próximos 10 minutos, os pesos-médios ficaram em pé. Duraev tinha o maior volume, mas Njokuani acertou os golpes mais contundentes.
A luta foi para os juízes e o russo se deu melhor na decisão dividida. Agora ele tem 2-1 no UFC e segue em busca de um lugar no ranking da categoria.
Daniel Pineda finaliza Tucker Lutz no 2° round
O veterano Daniel Pineda retornou após dois anos para sair vitorioso em frente à sua torcida na luta de abertura do card principal ao finalizar Tucker Lutz.
Os pesos-pena passaram a maior parte do round de abertura trocando golpes, com Pineda acertando chutes em cheio nas pernas de Lutz, que preferia trabalhar com as mãos. Pineda conseguiu um knockdown ao fim do primeiro round e machucou Lutz com uma linda joelhada no começo do segundo, para engajar a luta agarrada. Pineda não conseguiu encaixar as finalizações no começo, mas finalmente travou uma guilhotina e fez o rival bater.
Ele agora tem 28 vitórias e nenhuma delas veio por decisão dos juízes.
Lucas Alexander vence Steven Peterson por decisão unânime
Lucas Alexander mostrou todas as suas habilidades em seu segundo combate no Octógono, batendo Steven Peterson na luta que encerrou o card preliminar do evento.
Desde o começo, o brasileiro foi o lutador mais rápido e afiado, acertando Peterson com socos e chutes em todos os níveis e conseguiu um knockdown em "Ocho" no fim do primeiro round. O norte-americano precisou trocar de base diversas vezes por conta dos chutes baixos do brasileiro, mas continuou pressionando em busca do combate.
Mesmo assim, Lucas foi completamente dominante e venceu os três rounds. Depois de perder uma estreia de última hora para Joanderson Brito, ele agora segue em frente e fica com 8-3 em seu cartel.
Trevin Giles vence Preston Parsons por decisão dividida
Trevin Giles conseguiu a segunda vitória seguida no UFC em uma batalha difícil contra Preston Parsons.
Giles teve sucesso com seu jab no começo do duelo, mas Parsons marchava para frente e acertava verdadeiras bombas e buscava as quedas. O cenário se repetiu durante todo o combate, com Giles acertando o maior número de golpes significativos e escapando dos golpes e tentativas de finalização quando o combate ia para o solo.
Giles conseguiu vencer em três categorias diferentes, vencendo pela primeira vez por duas vezes seguidas no peso meio-médio. Ele tem agora 16-4 em seu cartel.
CJ Vergara nocauteia Daniel Lacerda no 2° round
O segundo combate da noite pode ser dividido em duas lutas diferentes.
No primeiro round, Daniel Lacerda foi com tudo para cima de CJ Vergara e colocou o norte-americano contra a grade várias vezes. Foi o melhor round do brasileiro na carreira dentro do Octógono, que quase chegou a nocautear ou finalizar o rival em diversas oportunidades. Vergara, no entanto, sobreviveu e no segundo round dominou completamente, não desperdiçando a chance de nocautear o brasileiro ao fim do 2° round.
Uma luta insana em San Antonio com dois pesos-mosca que souberam dar show. Com a vitória, Vergara vai para 2-2 no Octógono, enquanto o brasileiro perdeu a quarta seguida.
Victor Altamirano vence Vinicius Salvador por decisão unânime
Victor Altamirano e Vinicius Salvador fizeram um grande duelo na luta de abertura, que terminou com a vitória do mexicano por decisão unânime dos juízes.
Os dois lutadores tiveram momentos bons nos dois primeiros rounds, acertando bons golpes e indo praticamente empatados nos cinco minutos finais. Altamirano começou melhor com os golpes e utlizou bem a luta agarrada para fazer passar o relógio. Mais tarde no round, um corte se abriu abaixo do olho de Salvador e ambos trocaram golpes de forma franca até o final.
Os juízes foram chamados para decidir e todos deram a vitória a Altamirando por 29-28. O mexicano agora vence duas em sequência.
O UFC San Antonio: Vera x Sandhagen foi um evento realizado no AT&T Center, no Texas, em 25 de março de 2023. Confira aqui a cobertura completa.