Eventos
O Octógono retornou ao UFC APEX neste sábado (1°) com o UFC Vegas 61, levando 11 combates para o público. Na luta principal do evento, Xiaonan Yan levou a melhor e venceu Mackenzie Dern por decisão majoritária após uma verdadeira batalha de cinco round. O Brasil teve mais quatro representantes no card e três deles saíram com a vitória. Confira abaixo os resultados e um resumo de todos os duelos.
Resultados Oficiais | UFC Vegas 61: Dern x Yan
Card Principal
- Peso-palha: Xiaonan Yan venceu Mackenzie Dern por decisão majoritária (48-47, 48-47, 47-47).
- Peso meio-médio: Randy Brown venceu Francisco Massaranduba por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Peso-galo: Raoni Barcelos venceu Trevin Jones por decisão unânime (30-25, 30-27, 30-27).
- Peso-pena): Sodiq Yusuff venceu Don Shainis por finalização (guilhotina) aos 30s do 1° round.
- Peso-leve: Mike Davis venceu Viacheslav Borshchev por decisão unânime (29-28, 30-26, 30-26).
Card Preliminar
- Peso casado: Daniel "Willycat" Santos venceu John Castaneda por nocaute aos 4m28s do 2° round.
- Peso-pesado: Ilir Latifi venceu Aleksei Oleinik por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Peso-leve: Joaquim "Netto BJJ" Silva venceu Jesse Ronson por nocaute técnico 3m08s do 2° round.
- Peso-médio: Brendan Allen venceu Krzysztof Jotko por finalização (mata-leão) aos 4m17s do 1° round.
- Peso casado: Chelsea Chandler venceu Julija Stoliarenko por nocaute técnico aos 4m15s do 1° round.
- Peso-galo: Guido Cannetti venceu Randy Costa por finalização (mata-leão) a 1m04s do 1° round.
Xiaonan Yan vence Mackenzie Dern por decisão majoritária
Xiaonan Yan e Mackenzie Dern fizeram um combate movimentado e parelho na luta principal do evento, com a chinesa sobrevivendo ao round final para garantir a vitória por decisão majoritária.
Essa foi uma luta dividida em dois capítulos - em pé e no chão. Enquanto estavam em pé, Yan levava a melhor e acertava Mackenzie com golpes limpos, mas quando a luta foi para o solo, a ex-campeão mundial de jiu-jítsu dominava, com tentativas de finalização e um ground and pound perigoso.
A chinesa se defendeu bem das quedas durante a luta, fazendo com que Mackenzie trabalhasse muito para conseguir chegar com o combate até o chão.
Por fim, vitória de Yan, qu retorna à coluna das vitórias em grande estilo após duas derrotas. Mackenzie conheceu o terceiro revés na carreira - o segundo nas últimas três lutas.
Randy Brown vence Francisco Massaranduba por decisão unânime
Foi uma batalha dura entre Randy Brown e Francisco Massaranduba, mas o jamaicano saiu com a vitória por decisão unânime após 15 minutos.
Brown fez uso de sua considerável vantagem em altura e envergadura para se impor sobre o brasileiro nos dois primeiros rounds, acertando os melhores golpes nos 10 primeiros minutos. Massaranduba teve sucesso nos cinco minutos finais ao colocar Brown no chão e mantê-lo lá, mas foi insuficiente para ter o resultado a seu favor.
O jamaicano de 32 anos agora tem quatro vitórias seguidas e garantiu estar pronto para desafios mais altos no peso meio-médio.
Raoni Barcelos vence Trevin jones por decisão unânime
Raoni Barcelos se recuperou das duas derrotas anteriores com uma exibição segura e dominante contra Trevin Jones.
O brasileiro trouxe ao Octógono todo o seu arsenal, sendo superior na luta em pé e levando o combate para o chão quando necessário. Ele impôs seu ritmo e não deixou Jones acertar praticamente nenhuma combinação perigosa.
Foi um combate unilateral, com Raoni voltando merecidamente à coluna das vitórias.
Sodiq Yusuff finaliza Don Shainis no 1° round
Sodiq Yusuff superou Don Shainis em uma rapidez incrível.
Os dois lutadores foram para o clinch logo no começo, com o nigeriano acertando diversas joelhadas na barriga do estreante. Quando Shainis tentou levar a luta para o chão, Yusuff encaixou a guilhotina e obrigou o rival a bater.
Foi a 2ª finalização mais rápida na história do peso-pena.
Mike Davis vence Viacheslav Borshchev por decisão unânime
Mike Davis utilizou sua vantagem no wrestling para vencer Viacheslav Borshchev por decisão unânime na luta de abertura do card principal.
Enquanto muitos esperavam uma batalha na luta em pé, Davis identificou um caminho mais seguro para a vitória colocando Borshchev no chão e explorando as brechas do rival. Depois de amassar o rival no 1° round, ele foi mais conservador nos dois rounds posteriores, se colocando por cima no chão quando achava necessário para sair com a vitória.
Uma apresentação muito boa para Davis, que ficou 600 dias afastado. Ele conquista o terceiro triunfo seguido e agora está 10-2. Borshchev, que venceu na estreia, perdeu a segunda decisão consecutiva e caiu para 6-3.
Daniel "Willycat" Santos nocauteia John Castaneda no 2° round
Uma virada incrível deu a vitória da Daniel "Willycat" Santos na luta que encerrou o card preliminar!
O brasileiro foi atordoado diversas vezes no 1° round em sua luta contra John Castaneda, mas voltou mais forte e disposto em cada uma delas, pressionando o rival. Castaneda mostrou cansaço com a pressão do brasileiro e nos minutos finais do 1° round, "Willycat" já se mostrava melhor na luta.
O brasileiro voltou dominando no 2° round e não deixa nenhum golpe do rival em branco, respondendo todos com potência. "Willycat" continuou a atacar e travou Castaneda na grade, conectando uma linda sequência até sair com o nocaute.
Depois de perder a estreia para o veterano Julio Arce, o brasileiro mostrou que tem as ferramentas para dar show no Octógono neste sábado.
Ilir Latifi venceu Aleksei Oleinik por decisão unânime
Depois de quatro vitórias pela via rápida, o duelo entre Ilir Latifi e Aleksei Oleinik terminou na decisão dos juízes, com vitória do sueco.
O sueco esteve sempre um passo à frente do veterano russo, conseguindo dar mais dano em pé, evitando qualquer tentativa de finalização no solo e golpeando Oleinik de forma contundente no ground and pound.
Depois de mais de um ano fora do Octógono, Latifi conquista a segunda vitória seguida e a 16ª como profissional de MMA.
Joaquim "Netto BJJ" Silva nocauteia Jesse Ronson no 2° round
Joaquim "Netto BJJ" Silva encontrou uma maneira de furar a defesa de Jesse Ronson no 1° round e manteve a precisão para conquistar um nocaute no 2°.
No fim dos cinco minutos iniciais, o brasileiro acertou uma joelhada voadora no queixo do canadense, deixando-o atordoado. No meio do 2° round, o brasileiro achou mais uma brecha e acertou outro golpe voador. Ronson caiu e foi castigado pelo ground and pound de "Netto BJJ" até o árbitro encerrar o combate.
O brasileiro se recupera de duas derrotas e agora tem o cartel de 12-4, enquanto Ronson ainda não venceu no UFC.
Brendan Allen finaliza Krzysztof Jotko no 1° round
Brendan Allen mostrou que cada vez está mais à vontade no Octógono ao finalizar Krzysztof Jotko no 1° round.
O norte-americano provou mais uma vez suas habilidades no jogo de chão e reverteu uma queda do veterano polonês. O duelo voltou a ficar em pé e Allen conseguiu mais uma queda. Trabalhando por cima, ele conseguiu enrolar seu braço no pescoço do rival, transicionou para as costas e aplicou o mata-leão.
Foi a quinta vitória de Allen no Ultimate, a terceira seguida.
Chelsea Chandler nocauteia Julija Stoliarenko no 1° round
Uma vitória impressionante da estreante Chelsea Chandler!
A norte-americana foi derrubada em apenas 15 segundos em sua luta contra Julija Stoliarenko, mas rapidamente reverteu a posição e dominou a luta por completo a partir daí. Em pé, ela tinha a vantagem de tamanho e força e, no chão, teve habilidade para reveter a posição quando foi derrubada, acabar na montada e dar números finais com um ground and pound.
Guido Cannetti finaliza Randy Costa no 1° round
Guido Cannetti deu um início fulminante ao evento, finalizando Randy Costa em pouco mais de um minuto.
Os dois começaram trocando chutes, com Costa indo para cima e Cannetti trabalhando com movimentos laterais. O norte-americano escorregou ao tentar dar um chute e o argentino aproveitou para levar a luta para o chão, pegando as costas e encaixando o mata-leão.
Mais uma vitória no primeiro round para o argentino de 42 anos, agora 10-6 em seu cartel. Costa perde a terceira seguida e cai para 6-4.