Eventos
O Octógono voltou a ser montado no UFC Apex para o UFC Vegas 66 - o último evento de 2022 - com 13 combates em seu card. Na luta principal, Jared Cannonier e Sean Strickland fizeram um duelo equilibrado durante os 25 minutos, terminando com a vitória do 3° colocado no ranking dos médios. Confira todos os resultados abaixo.
Resultados Oficiais | UFC Vegas 66: Cannonier x Strickland
Card Principal
- Jared Cannonier venceu Sean Strickland por decisão dividida (49-46, 46-49, 49-46).
- Arman Tsarukyan venceu Damir Ismagulov por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Amir Albazi venceu Alessandro Costa por nocaute aos 2m13s do 3° round.
- Alex Caceres venceu Julian Erosa por nocaute técnico aos 3m04s do 1° round.
- Drew Dober venceu Bobby Green por nocaute aos 2m45s do 2° round.
- Michal Oleksiejczuk venceu Cody Brundage por nocaute técnico aos 3m16s do 1° round.
Card Preliminar
- Cory McKenna venceu Cheyanne Vlismas por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).
- Matthew Semelsberger venceu Jake Matthews por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).
- Said Nurmagomedov venceu Saidyokub Kakhramonov por finalização (guilhotina) aos 3m50s do 2° round.
- Rafa Garcia venceu Maheshate por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).
- Rinat Fakhretdinov venceu Bryan Battle por decisão unânime (30-25, 30-25, 30-27).
- Manel Kape venceu David Dvorak por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
- Sergey Morozov venceu Journey Newson por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).
Sergey Morozov vence Journey Newson por decisão unânime
Sergey Morozov trabalhou bem suas qualidades na luta de abertura, achando os momentos certos para colocar o combate para baixo e vencer Journey Newson.
Ápesar de Morozov não conseguir se impor em pé, o peso-galo conseguia levar perigo no solo com posições perigosas, além de ser muito efetivo no clinch para sair com a vitória por decisão unânime.
Depois de perder sua primeira luta em 2022, Morozov fecha o ano em uma sequência de duas vitórias, com um cartel de 19-5 no geral e 3-2 no Octógono.
Manel Kape vence David Dvorak por decisão unânime
Depois de pouco mais de um ano afastado do Octógono, Manel Kape retornou e deixou sua marca neste sábado ao dominar o Top 10 David Dvorak e conseguir a terceira vitória seguida.
No final do 1° round, Kape armou uma kimura por baixo e usou o golpe para ficar por cima e quase finalizar, se não fosse a buzina. No 2° round, "Starboy" usou sua diversidade de golpes em pé para colocar Dvorak em apuros e quase nocauteá-lo. Dvorak sobreviveu para o 3°, mas não fez o suficiente para conseguir terminar a luta pela via rápida.
Uma grande vitória para o lutador que representa Portugal, que pode entrar em 2022 no Top 10.
Rinat Fakhretdinov vence Bryan Battle por decisão unânime
Rinat Fakhretdinov dominou completamente Bryan Battle no UFC Apex para conseguir uma vitória por decisão unânime e se manter invicto no Octógono.
Nos três rounds, o russo colocou a luta no chão e manteve a pressão a todo momento, chegando a conseguir um knockdown após um forte golpe de direita no 3°. O "Gladiador" não deu espaço ao campeão do TUF e foi efetivo nos 15 minutos.
Com a vitória, Fakhretdinov consegue extender sua sequência de vitórias para 19 no geral - duas no UFC. Ele com certeza é uma dição excelente para o peso meio-médio e entrará em 2023 como um atleta a ser observado.
Rafa Garcia vence Maheshate por decisão unânime
Rafa Garcia estava coberto em sangue por quase dois rounds, mas isso não deteve o peso-leve de se manter na luta e pressionar o tempo todo, usando seu wrestling e saindo com a vitória por decisão unânime contra Maheshate.
A promessa chinesa abriu a luta com golpes à distância, buscando aproveitar sua vantagem em altura e peso, e abriu um corte na lateral da cabeça de Garcia que imediatamente começou a sangrar muito. Porém, Garcia estava imparável e usou seu melhor condicionamento e variedade de ataques para dominar o chinês nos últimos dois rounds e sair com a vitória.
O lutador de 28 anos volta a vencer e agora tem 15-3 no cartel.
Said Nurmagomedov finaliza Saidyokub Kakhramonov no 2° round
Said Nurmagomedov conquistou uma vitória importante neste sábado ao finalizar Saidyokub Kakhramonov com uma guilhotina.
Kakhramonov controlou a maior parte da luta, sendo superior no wrestling contra Nurmagomedov com um ritmo forte e pressão constante. Em cada troca de golpes e momentos de luta agarrada, Kakhramonov estava um passo à frente, mas então Nurmagomedov mostrou o motivo de ser um dos lutadores mais perigosos da categoria. Ele ajustou uma posição, encaixou a guilhotina e fez com que o rival batesse em desistência.
Foi uma finalização oportunista do peso-galo, que completa um ano perfeito com 3-0 no Octógono e 17-2 no geral. Apesar do revés, Kakhramonov ainda se mostra um lutador interessante e importante em uma das categorias mais disputadas do UFC na atualidade.
Matthew Semelsberger vence Jake Matthews por decisão unânime
Matthew Semelsberger conquistou a maior vitória de sua carreira no MMA neste sábado ao conseguir uma série de knockdowns para bater Jake Matthews por decisão unânime.
Em todos os três rounds o norte-americano derrubou Matthews, acertando fortes golpes de direita no queixo do australiano e o levando à lona. Eles foram essenciais pelo motivo de Matthews ter maior volume de golpes no 2° e 3° rounds. Porém, os juízes marcaram seguindo os critérios de dano e isso, sem dúvidas, foi a vantagem do norte-americano.
O lutador de 30 anos está 5-2 agora no Octógono e prova estar melhorando cada vez mais suas habilidades.
Cory McKenna vence Cheyanne Vlismas por decisão unânime
O grappling intenso de Cory McKenna e sua pressão constante deram à “Poppins” a vitória contra Cheyanne Vlismas na luta que fechou o card preliminar.
As pesos-palha tiveram trocas de golpes em pé equilibradas no round da abertura, mas quando McKenna decidiu ir para a luta agarrada, descobriu ali uma grande vantagem que permaneceu até o fim da luta. Vlismas acertou algumas joelhadas no clinch no 2° round e teve algum sucesso ofensivo no 3°, mas a promessa galesa foi quem ditou o ritmo da luta.
McKenna fecha 2022 com duas vitórias seguidas, interrompendo a sequência de duas vitórias de Vlismas. Aos 23 anos, ela continua a mostrar que está ficando cada vez mais experiente e talentosa no Octógono.
Michal Oleksiejczuk nocauteia Cody Brundage no 1° round
Michal Oleksiejczuk foi derrubado assim que a luta começou, mas assim que ele reverteu a posição, o combate virou uma via de mão única até a vitória do talentoso polonês contra Cody Brundage por nocaute técnico.
Brundage encurtou a distância e colocou Oleksiejczuk no solo quase que imediatamente, buscando a montada, mas Oleksiejczuk conseguiu contra-atacar e ficou por cima dentro da guarda do rival. Assim que se sentiu confortável, ele passou a trabalhar no ground and pound.
Brundage não teve a urgência necessária para sair do solo e o polonês o fez pagar por isso, acertando violentos golpes de esquerda até o árbitro interromper o combate.
Oleksiejczuk está 2-0 no peso-médio, com ambas as vitórias no 1° round.
Drew Dober nocauteia Bobby Green no 2° round
Drew Dober sofreu com diversos golpes de Bobby Green, mas um forte cruzado de esquerda no queixo do rival deu a vitória ao peso-leve.
Os lutadores passaram todo o combate em pé trocando golpes de forma franca, com Green na dianteira no 1° round. O panorama se manteve no começo do 2°, com Green mantendo as mãos baixas e acertando Dober quando ele avançada. O lutador de Nebraska, porém, foi com tudo para cima.
Com Green com as costas na grade, Dober levou alguns golpes até achar o queixo do rival com a mão esquerda, nocauteando seu adversário.
Sem dúvidas, Dober é um dos lutadores mais divertidos de 2022. O veterano chega em alta para o próximo ano e aguarda novas oportunidades de dar show no Octógono.
Alex Caceres nocauteia Julian Erosa no 1° round
Alex Caceres voltou em grande estilo à coluna das vitórias neste sábado, nocauteando Julian Erosa com um forte chute alto no 1° round.
Os pesos-pena tiveram um duelo que foi crescendo de ritmo depois de um começo estudado, quando Caceres errou um cruzado de esquerda mas logo em seguida acertou um lindo chute forte. Erosa não esperava o golpe e não teve a menor chance de se defender, indo à lona assim que o chute acertou.
Caceres vinha de derrota para Sodiq Yusuff, mas se recuperou e agora espera superar a sequência de cinco vitórias seguidas que teve no passado.
Amir Albazi nocauteia Alessandro Costa no 3° round
Amir Albazi continua a impressionar no UFC.
Ele precisou de um round para pegar o tempo e velocidade de Alessandro Costa, mas assim que se acostumou com o brasileiro, "O Príncipe" acertou seu arsenal ofensivo e nocauteou o estreante.
Ambos foram pacientes e comedidos no round inicial, acertando poucos golpes, mas Albazi derrubou Costa um um-dois limpo no 2° round. Ele o seguiu ao solo e trabalhou na guarda do brasileiro, acertando um forte ground and pound.
No meio do 3° round, Albazi pegou Costa com um cruzado perfeito de direita, mandando o brasileiro à lona. Ele agora está 4-0 no UFC e emerge como um dos melhores pesos-mosca da atualidade.
Arman Tsarukyan vence Damir Ismagulov por decisão unânime
Arman Tsarukyan se afirmou como um dos grandes talentos emergentes do peso-leve ao interromper a sequência de 19 vitórias de Damir Ismagulov com uma decisão unânime na luta co-principal do evento.
O talentoso grappler da Armênia pressionou Ismagulov, forçando-o a tentar trocar golpes no começo do round até cair no clinch e em seguida nas quedas. Ismagulov defendeu bem, mas Tsarukyan trabalhava melhor, era mais forte e se mostrava mais completo.
Depois de perder uma decisão dividida apertada contra Mateusz Gamrot em junho, ele se coloca novamente em uma boa posição em uma das categorias mais talentosas da atualidade.
Jared Cannonier vence Sean Strickland por decisão dividida
A última luta de 2022 foi um duelo competitivo entre Sean Strickland e Jared Cannonier, onde nenhum homem queria ceder um centímetro durante o combate e ela parou na decisão dos juízes.
Ambos trabalharam de forma intensa na luta. Os dois primeiros rounds foram mais estudados, com Cannonier acertando chutes baixos e Strickland utilizando bem seus jabs. A partir do 3° round, ambos ficaram mais agressivos, mas o poder de Cannonier era mais evidente, enquanto Strickland tinha maior volume.
Strickland continuou a ter mais volume a partir do 4° round, mas Cannonier foi com tudo para cima no minuto final do round. O 5° foi parecido, com Cannonier golpeando com mais força e Strickland mantendo a pressão e o volume de golpes.
Quando saíram as papeletas, os juízes ficaram divididos. Todos marcaram 49-46, com Cannonier vencendo para dois dos três jurados e voltando à coluna das vitórias.
O UFC Vegas 66: Cannonier x Strickland foi um evento realizado no dia 17 de dezembro em Las Vegas. Clique aqui e confira a cobertura completa.
Eventos