Eventos
Com o cinturão peso-galo vago após a aposentadoria de Amanda Nunes, uma nova brasileira emergiu em busca do topo da categoria. Mayra "Sheetara" Bueno Silva finalizou Holly Holm no 2° round da luta principal do UFC Vegas 77, realizado no no último sábado (15), e pediu uma chance de lutar pelo título da divisão. O evento ainda teve mais dois brasileiros vencendo: Norma Dumont e Melquizael Costa. Confira abaixo os resultados oficiais. | Reveja todas as lutas no UFC Fight Pass
Resultados Oficiais | UFC Vegas 77: Holm x Bueno Silva
Card Principal
- Mayra Bueno Silva venceu Holly Holm por finalização (guilhotina) aos 38s do 2° round
- Jack Della Maddalena venceu Bassil Hafez por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
- Francisco Prado venceu Ottman Azaitar por nocaute técnico aos 4m05s do 1° round
- Junyong Park venceu Albert Duraev por finalização (mata-leão) aos 4m45s do 2° round
- Norma Dumont venceu Chelsea Chandler por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
- Nazim Sadykhov venceu Terrance McKinney por finalização (mata-leão) a 1m07s do 2° round
Card Preliminar
- Melsik Baghdasaryan venceu Tucker Lutz por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Viktoriia Dudakova venceu Istela Nunes por nocaute técnico (lesão) aos 34s do 1° round
- Melquizael Costa venceu Austin Lingo por decisão unânime (30-26, 30-27, 30-27)
- Evan Elder venceu Genaro Valdez por decisão unânime (30-26, 29-28, 29-28)
- Azat Maksum venceu Tyson Nam por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
- Alexander Munoz venceu Carl Deaton por decisão unânime (30-26, 30-27, 29-28)
- Ailin Perez venceu Ashlee Evans-Smith por decisão unânime (30-26, 30-25, 30-25)
Mayra Bueno Silva finaliza Holly Holm no 2° round
Na luta principal do UFC Vegas 77, Mayra "Sheetara" Bueno Silva conquistou a maior vitória de sua carreira ao finalizar a ex-campeã Holly Holm no 2° round.
Com a vitória, a brasileira e atual 10ª colocada no ranking da categoria vai para 11-2-1, enquanto Holm cai para 15-7.
Holm começou agressiva, acertando golpes até acuar a brasileira na grade nos dois primeiros minutos. A ex-campeã acertava os melhores golpes e dominava no clinch. Sheetara passou a encontrar a distância no minuto final e respondeu com agressividade, mas a norte-americana foi para o clinch evitando os golpes perigosos da brasileira.
No começo do 2° round, Mayra começou mais agressiva e, desta vez, quando Holm foi para o clinch, a brasileira encaixou uma guilhotina em pé, forçando a ex-campeã a bater em desistência aos 38s de luta.
Jack Della Maddalena vence Bassil Hafez por decisão dividida
Fazendo sua estreia de última hora, Bassil Hafez deu ao ranqueado Jack Della Maddalena sua luta mais difícil no UFC até hoje, que terminou com a vitória do australiano por decisão dividida.
Os juízes marcaram 29-28, 28-29 e 29-28 para o 14° colocado no ranking do peso meio-médio, agora 15-2. Hafez cai para 8-4-1.
Hafez correu para o centro do Octógono e colocou Della Maddalena no chão. O australiano trabalhou com calma e voltou a ficar em pé, mas Hafez continuou colado até que ambos quebraram o clinch faltando três minutos para o fim do round. Uma troca de golpes quente veio em seguida e Hafez foi para outra queda. Depois de Jack se levantar de novo, novas trocas de golpes e tentativas de queda do estreante vieram, terminando um 1° round impressionante.
Hafez continuou a impor um ritmo rápido no 2° round, mas teve que ficar em pé quando Della Maddalena defendeu as tentativas de queda. Com o passar do tempo, o norte-americano passou a mostrar cansaço, e o australiano acertou golpes no corpo para deixar seu rival ainda mais sem fôlego. A luta voltou pro chão e Hafez manteve o controle até a buzina.
Faltando dois minutos para o fim da luta, Della Maddalena atordoou Hafez e logo foi em busca do nocaute, mas o estreante mostrou muita resiliência e resistiu ao tentar uma queda. Com a luta no chão, o australiano se sobressaiu e controlou por cima. Hafez ainda se levantou e tentou outra queda, mas o duelo parou nas mãos dos juízes.
Francisco Prado nocauteia Ottman Azaitar no 1° round
O argentino Francisco Prado conquistou sua primeira vitória no UFC ao nocautear Ottman Azaitar no 1° round, em um duelo no peso-leve.
Com isso, Prado vai para 12-1 em seu cartel e Azaitar cai para 13-2.
Os dois lutadores estavam em busca de um nocaute relâmpago e ambos acertaram bons golpes, mas uma cotovelada rodada de Prado derrubou Azaitar, e depois de uma saraivada de golpes no ground and pound, o árbitro Chris Tognoni encerrou o combate aos 4m05s do round inicial.
Junyong Park finaliza Albert Duraev no 2° round
Junyong Park conquistou um lugar no Top 15 do peso-médio depois de uma vitória impressionante por finalização contra Albert Duraev no 2° round.
O sul-coreano vai para 17-5 no cartel com a vitória. Duraev cai para 16-5.
O ritmo foi alto no 1° round, com os dois lutadores mostrando as marcas da batalha ao fim dos cinco minutos iniciais. Enquanto Duraev acertou os golpes mais forte, uma guilhotina no fim do round de Park quase acabou com o combate.
Duraev tentou implementar seu grappling no 2° round, mas Park não entrava no jogo do rival e assim que ambos ficaram em pé, ficou claro que o sul-coreano estava mais inteiro do que o russo. Um knockdown seguido do sul-coreano, seguido de alguns golpes no ground and pound, anteceram o mata-leão que veio aos 4m45s.
Norma Dumont vence Chelsea Chandler por decisão unânime
Norma Dumont teve uma apresentação segura contra Chelsea Chandler, anulando sua rival durante os três rounds.
Todos os juízes marcaram 30-27 para a brasileira, agora 10-2. Chandler cai para 5-2.
Norma atordoou Chandler logo no minuto inicial da luta e a norte-americana correu no Octógono para recuperar os sentidos. Depois de um clinch rápido, a norte-americana se recuperou e acertou uma combinação para mostrar à brasileira que ainda estava no duelo. Faltando dois minutos para o fim do round, a luta foi para o chão e Norma controlou por cima até a buzina.
Chandler perseguiu a brasileira de forma agressiva no 2° round, mas sofria com os contra-golpes e acabou sofrendo uma nova queda, com Norma controlando a rival no chão por mais um round.
A norte-americana conseguiu uma queda no começo do 3° round e trabalhou bem na curta distância. Norma respondeu com uma linda queda e, apesar de Chandler buscar uma finalização com as costas no chão, ela não conseguiu uma virada.
Nazim Sadykhov finaliza Terrance McKinney no 2° round
Em um duelo entre duas promessas do peso-leve, Nazim Sadhykov finalizou Terrance McKiney com um mata-leão no 2° round.
Sadhykov vai para 9-1 em seu cartel, enquanto McKinney cai para 13-6.
O norte-americano levou a luta para o chão no primeiro minuto e fechou o triângulo no corpo do rival, procurando uma finalização. Sadhykov defendeu bem, mas só conseguiu escapar ao fim do 1° round.
Sadhykov mudou completamente o panorama no 2° round, e depois que a luta foi para o chão, ele pegou as costas do rival e encaixou o mata-leão, forçando McKiney a bater em desistência a 1m07s.
Melsik Baghdasaryan vence Tucker Lutz por decisão unânime
Na luta que fechou o card preliminar, Melsik Baghdasaryan derrotou Tucker Lutz por decisão unânime.
Todos os juízes marcaram 29-28 para Baghdasaryan, agora 8-2 em seu cartel. Lutz cai para 12-4.
Depois de um 1° round controlado pelas trocas no grappling, Baghdasaryan teve um começo melhor no 2° round graças a um golpe de esquerda que atordoou Lutz. Um chute baixo do armeno logo em seguida interrompeu o combate por alguns momentos, e quando ela voltou, Baghdasaryan continuou a acertar suas mãos rápidas em pé, forçando Lutza buscar novamente a queda, conseguindo colocar a luta no chão no minuto final.
Um dedo no olho de Baghdasaryan forçou outra parada assim que o 3° round começou. Na volta, Lutz controlou a luta na grade, mas era o armeno que acertava os melhores golpes no clinch, mantendo esse padrão até o fim.
Viktoriia Dudakova vence Istela Nunes após lesão da brasileira
Uma lesão infortúnia encerrou a luta entre Viktoriia Dudakova e Istela Nunes, com a russa vencendo por nocaute técnico no 1° round.
Depois de um começo rápido em pé, Dudakova foi para a queda e assim que a brasileira caiu no chão, ela sofreu uma lesão no braço, aparentemente deslocando o cotovelo esquerdo. O árbitro declarou nocaute técnico aos 34 segundo de combate.
Dudakova vai para 7-0, enquanto a brasileira cai para 6-5, 1 NC.
Melquizael Costa vence Austin Lingo por decisão unânime
Melquizael Costa conquistou sua primeira vitória no Octógono em sua estreia no peso-pena ao dominar Austin Lingo durante três rounds.
Os juízes pontuaram 30-26, 30-27 e 30-27 para o brasileiro, agora 20-6 no cartel. Lingo cai para 9-3.
O brasileiro colocou um ritmo rápido no começo e acertava todos os golpes que soltava, claramente machucando o rival com os chutes no corpo. Lingo, apesar da dor, continuava indo para cima, mas o brasileiro estava imparável e acertou mais de 50 golpes significativos no 1° round.
O norte-americano se manteve no duelo nos dois próximos rounds, mas sem conseguir parar o ímpeto do brasileiro, que manteve o ritmo até a vitória por decisão.
Evan Elder vence Genaro Valdez por decisão unânime
Os prospectos do peso-leve Evan Elder e Genaro Valdez colocaram fogo no Octógono durante 15 minutos, com o norte-americano vencendo por decisão unânime.
Os juízes marcaram 30-26, 29-28 e 29-28 para Elder, agora 8-2 no cartel. Valdez cai para 10-3.
Uma mão direita de Elder foi responsável por um knockdown aos 20 segundos de luta, e Valdez precisou mostrar toda sua experiência para escapar de uma guilhotina. O mexicano se recuperou e ambos lutaram de forma parelha até o fim do round.
Elder conseguiu outro knockdown no começo do 2° round, mas um bonito golpe de direita de Valdez aos dois minutos trouxe o mexicano de volta para a luta, derrubando o rival. Uma dedada no olho não intencional em Elder fez com que a luta fosse pausada por alguns momentos, mas quando ela retornou, ambos voltaram a trocar golpes fortes de forma franca.
Nos cinco minutos finais, Elder passou a levar a melhor, mas Valdez não deixava de ir para cima, empolgando os fãs até o fim do combate.
Azat Maksum vence Tyson Nam por decisão dividida
O peso-mosca estreante Azat Maksum mostrou não ter se intimidado por pisar pela primeira vez no Octógono e venceu Tyson Nam por decisão dividida em uma luta muito equilibrada.
Os juízes marcaram 29-28, 28-29 e 29-28 a favor de Maksum.
O duelo ficou em pé boa parte do tempo, e Maksum e Nam travaram um combate tático por 15 minutos, com cada um dos pesos-mosca tendo bons momentos. Porém, os momentos mais perigosos foram do cazaque, que manteve a invencibilidade e vai para 17-0 no cartel. O veterano nam cai para 21-14-1.
Alexander Munoz vence Carl Deaton por decisão unânime
Em uma luta no peso-leve, Alexander Munoz conquistou sua primeira vitória no UFC ao derrotar Carl Deaton por decisão unânime.
Os juízes pontuaram 30-26, 30-27 e 29-28 para Munoz, agora 7-2 no cartel. Deaton cai para 17-7, 2 NC.
Os pesos-leves jogaram golpes fortes desde o início, com Munoz atordoando Deaton com uma cotovelada no segundo minuto do 1° round. Deaton evitou as tentativas de Munoz de levar a luta para o chão e acertou bons golpes, mantendo a luta equilibrada.
A luta permaneceu parelha e em pé no 2° round, com Deatonn um pouco mais ativo, mas no começo do 3° round, Munoz derrubou seu oponente e em seguida acertou diversos golpes fortes no ground and pound. Deaton resistia, mas Munoz mantinha a pressão e assim foi até o fim doas 15 minutos.
Ailin Perez vence Ashlee Evans-Smith por decisão unânime
Ailin Perez conquistou o recorde de quedas do peso-galo para atacar Ashlee Evans Smith no ground and pound durante três rounds e vencer por decisão unânime.
Os juízes marcaram 30-25, 30-25 e 30-26 para Perez, agora 8-2 na carreira. Evans-Smith, lutando pela primeira desde 2020, cai para 6-6.
Perez usou uma boa combinação para chegar até uma queda no minuto inicial de lutar, seguido com uma série de golpes no solo. Evans-Smith ficou de pé, mas logo foi colocada no chão de novo, com a argentina não dando espaço para que ela respirasse. O panorama se manteve nos dois rounds seguintes, com a norte-americana não conseguindo responder o forte jogo de wrestling da rival.
O UFC Vegas 77: Holm x Bueno Silva foi um evento realizado em 15 de julho, em Las Vegas. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.