
Eventos
O MMA é uma verdadeira caixinha de surpresas! Os pesos-pena Sodiq Yusuff e Edson Barboza protagonizaram uma guerra, cheia de reviravoltas em cinco rounds, onde o brasileiro sagrou-se vitorioso por decisão dos juízes na luta principal do UFC Vegas 81. O evento ainda contou com as vitórias dos brasileiros Michel Pereira, Viviane Araújo e Tainara Lisboa. Confira abaixo todos os resultados. | Reveja o evento no UFC Fight Pass
Edson Barboza comemorando a vitória sobre Sodiq Yusuff na luta principal do UFC vegas 81 (Foto por: Chris Unger)
Que virada do brasileiro Edson Barboza! Na luta principal da noite, Sodiq Yusuff partiu com tudo no início e aplicou ótimos cruzados e ganchos no rosto do brasileiro, que até tentou levar o duelo para o solo, mas ficou praticamente todo o período por baixo se protegendo dos golpes traumáticos.
No round seguinte, Barboza voltou melhor, ficou menos plantado na frente do adversário e acertou bons golpes na linha de cintura, que exauriu o ímpeto do nigeriano.
No terceiro round, o especialista de muay thai fez a estratégia perfeita, ludibriou Yusuff com golpes no tronco, que minaram o gás, e conectou um belo chute giratório. No solo, Edson tentou um triângulo de mão, mas logo mudou e tentou acabar com a luta no Ground and Pound, sem sucesso.
Nos dois rounds finais, os lutadores cansaram e a movimentação e trocação cairam um pouco de ritmo. Edson mesclou mais os golpes, acertou bons chutes na linha de cintura e ainda capitalizou três boas quedas. Agora, Edson Barboza soma duas vitórias seguidas no ano de 2023.
Viviane Araújo comemorando sua vitória sobre Jennifer Maia no UFC Vegas 81 (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
No primeiro round, as duas lutadoras mantiveram muito estudo e movimentação, capitalizando poucos golpes traumáticos, todavia Jennifer Maia conectou os melhores golpes, com ótimas sequências de jabs, diretos e chutes frontais de encontro no rosto.
No segundo round do duelo, Viviane Araújo voltou melhor e aplicou uma boa queda no início. No solo, a faixa preta de jiu-jitsu pegou as costas e dominou durante todo o round e quase conquistou um mata-leão nos segundos finais.
Nos cinco minutos finais, o embate teve seu momento mais parelho, com as duas atletas trocando força no clich e também posições no solo. Com mais precisão no tablado, Viviane garantiu mais um 10-9 e levou o duelo na decisão dos juízes. Com o triunfo, a peso mosca se recupera do revés sofrido para a também brasileira Amanda Ribas.
Jonathan Martinez comemorando sua vitória no UFC Vegas 81 (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC
No primeiro round, a luta foi disputada majoritariamente em pé. Jonathan Martinez levou a melhor com ótimas sequências de jabs e chutes poderosos na coxa, que levaram Yanez para o solo em algumas ocasiões. O boxeador norte-americano ainda tentou trocar a base, mas não adiantou muito.
No round seguinte, Martinez apostou ainda mais nos chutes na panturrilha e com ótima angulação conectou um golpe preciso, que obrigou o árbitro central a encerrar o duelo. Agora, o peso galo soma cinco vitórias seguidas, sendo dois nocautes.
Michel Pereira aplicando um direto poderoso no rosto do seu adversário no UFC Vegas 81 (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Um Soco! Michel Pereira precisou somente de um soco para colocar Andre Petroski no chão e trabalhar o Ground and Pound com muita velocidade, precisão e potência até o árbitro central interromper o combate.
Após não bater o peso para a luta mais importante de sua carreira, contra Stephen “Wonderboy” Thompson, o brasileiro subiu para a categoria de cima e agora soma seis vitórias consecutivas no maior evento de MMA do mundo.
Christian Rodriguez comemorando sua vitória no UFC vegas 81 (Foto por: Chris Unger\\ Zuffa LLC)
Que luta!
O duelo entre Christian Rodriguez e Cameron Saaiman começou extremamente movimentado, com Rodriguez levando vantagem na luta em pé e ótimas transições no clich. Vale lembrar, que o norte-americano aplicou um bom triângulo de mão, que por um detalhe, não liquidou a fatura no round inicial.
O segundo round do combate voltou extremamente movimentado, Saaiman tentava aplicar single leg sempre após a sequência de jabs e cruzados, mas Rodriguez defendia com mestria. O combate se desenrolou majoritariamente no solo e Saaiman levou a melhor nas transições e tentativas de finalizações.
Já nos minutos finais, Rodrigues voltou com mais energia e gás, dominando as ações em pé e também no solo. Com a vitória, o jovem de apenas 25 anos soma três triunfos no UFC, incluindo uma decisão sobre Raul Rosa Jr.
Darren Elkins aplicando um mata-leão perfeito em seu rival no UFC Vegas 81 (Foto por:Chris Unger// Zuffa LLC)
No primeiro round, Darren Elkins aproveitou sua vasta experiência no MMA e logo levou o duelo para sua especialidade com seu wrestling. O norte-americano aplicou uma bela queda e com ótima distribuição de peso, pegou as costas do seu adversário e por um detalhe não finalizou o combate.
No round seguinte, Elkins manteve a distância em pé e controlou o duelo no clich. Ainda com o gás inteiro colocou mais pressão no tablado e levou mais uma vez vantagem sobre TJ Brown, que estava sempre com as costas coladas no chão.
No round final, Elkins aproveitou uma guilhotina sem sucesso do seu rival e controlou mais uma vez a luta no solo e com um mata leão perfeito liquidou a fatura nos minutos finais. Agora, “The Damage” conquistou sua 18ª vitória no maior evento de MMA do mundo.
Tainara Lisboa comemorando sua vitória por decisão unânime dos juízes no UFC Vegas 81 (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Ainda invicta na maior organização do planeta! Tainara Lisboa venceu a compatriota Ravena Oliveira por decisão dos juízes e soma dois triunfos no Ultimate. Apesar de ter histórico no Muay Thai, Lisboa surpreendeu e aplicou um bom jogo de clinch, exaurindo sua adversária que estava elétrica e com ótima movimentação.
No segundo round, Tainara manteve o nível técnico e com mais gás aplicou bons jabs, diretos e cruzados na aproximação da rival. No último round, Ravena aplicou bons chutes, tentou mais, todavia viu Tainara Lisboa sair com a mão levantada pelo árbitro central, somando cinco vitórias seguidas.
Terrance McKinney conectando a joelhada decisiva no rosto do seu oponente UFC Vegas 81. (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Brutal! Terrance McKinney não tomou conhecimento de Brendon Marotte e logo no início do combate aplicou uma ótima e poderosa joelhada no rosto do seu adversário. No solo, o faixa roxa de jiu-jitsu pesou o quadril e executou um excelente trabalho no Ground and Pound e só esperou a interrupção do árbitro central.
Com a vitória no começo da luta, McKinney soma seis triunfos no primeiro round no UFC e agora são duas vitórias e duas derrotas no ano de 2023.
Melissa Dixon aplicando um cruzado por cima do soco de sua rival no UFC Vegas 81. (Foto por: Chris Unger // Zuffa LLC)
Melissa Dixon estreou com o pé direito no maior evento de MMA do planeta. A inglesa de trinta e dois anos dominou o centro do Octógono e aplicou bons golpes no round inicial e chegou a pegar as costas da adversária.
Na sequência do embate, Melissa voltou ainda mais ligada, impôs seu ritmo e levou a melhor no solo, pegando as costas, montando e capitalizando bons pontos para levar a vitória na decisão. Com o triunfo, a lutadora mantém sua invencibilidade (seis vitórias) e tem bom começo na categoria peso-galo feminino.
Chris Gutierrez aplicando uma sequência de golpes no rosto do seu adversário no UFC Vegas 81. (Foto por: Chris Unger// Zuffa LLC)
Após ter sua sequência de quatro vitórias interrompida por Pedro Munhoz, Chris Gutiérrez voltou ao maior evento de MMA do planeta e venceu AlatengHeili por decisão dos juízes. O descendente de mexicanos mostrou mais qualidade , conseguiu dominar a distância e aplicou os melhores golpes em todos os rounds da luta.
Vale salientar que Chris mostrou mais qualidade em todos setores do duelo. Com belo ritmo, golpes precisos e movimentação, o norte americano conquistou sua décima primeira vitória no UFC e vigésima da carreira.
Emily Ducote aplicando um jab e rechaçando a aproximação da adversária no UFC Vegas 81. (Foto por: Chris Unger//Zuffa LLC)
No primeiro round, o duelo começou com bastante estudo e movimentação de ambas atletas, mas Emily Ducote dominou mais o centro do Octógono e conectou os melhores golpes. Nos segundos finais, a ex-campeã do Invicta ainda acertou uma ótima queda e terminou dominando o round inicial.
No round seguinte, Ashley Yoder voltou melhor, acertou a distância com jabs e diretos e evitou a aproximação da adversária, utilizando os golpes em linha reta, mas no round final, Emily Ducote voltou com mais gás, conseguiu se aproximar melhor e conectou golpes poderosos no rosto da compatriota, que resultou na vitória do combate por decisão unânime dos juízes. Com a vitória, Emilly soma duas vitórias e duas derrotas e se mantém na briga do peso-palha do UFC.
O UFC Vegas 81: Yusuff x Barboza foi um evento realizado em 14 de outubro. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.