
Comunicados oficiais
O UFC Vegas 82 marcou o retorno do Octógono ao UFC Apex no último sábado (18). Na luta mais aguardada da noite, Brendan Allen finalizou Paul Craig no terceiro round e ampliou sua sequência de vitórias no peso-médio. Na luta co-principal do evento, Michael Morales manteve sua invencibilidade na carreira após prevalecer sobre Jake Matthews na decisão dos juízes. O card contou ainda com as vitórias dos brasileiros Joanderson Brito, Amanda Ribas e Rafael Estevam. Confira abaixo os resultados oficiais do evento. | Reveja o evento completo no UFC Fight Pass
Brendan Allen aplicando um direto no rosto do seu rival na luta principal do UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Com uma performance dominante, Brendan Allen venceu Paul Craig na luta principal do UFC Vegas 82.
No primeiro round, ambos lutadores começaram o confronto com bastante estudo e tentativas de dominar o centro do Octógono. Allen foi melhor nos minutos iniciais, aplicou duas quedas, conectou bons diretos e tentou algumas finalizações, defendidas com sucesso pelo escocês.
No round seguinte, o norte-americano acertou um bom direto que balançou o rival. Craig tentou a queda, mas viu Allen defender e dominar o restante do round com seu ground and pound.
O desfecho do confronto ocorreu após uma sequência de golpes aplicada pelo norte-americano no terceiro round, que defendeu a queda de Craig e aplicou um mata-leão rápido e versátil.
Com o resultado positivo, Brendan Allen soma seis vitórias seguidas no Octógono e sua quinta no peso-médio
Michael Morales aplicando um cruzado no rosto de seu adversário no UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Ainda invicto no Octógono, Michael Morales venceu Jake Matthews por decisão unânime dos juízes.
A luta foi disputada majoritariamente em pé, com ambos lutadores mostrando versatilidade e agressividade na trocação de golpes. O ponto diferencial que desequilibrou o combate foi a velocidade e envergadura superior do atleta equatoriano.
Morales aplicou o maior volume de golpes e também os mais traumáticos em todo decorrer do confronto. Quando os lutadores entraram no clinch, Jake buscava a queda, enquanto Morales se defendia e contragolpeava com joelhadas na cabeça e também no tronco.
Após o final dos 15 minutos, os juízes laterais apontaram a vitória do equatoriano, que se manteve invicto na carreira. Agora são 16 triunfos (quatro no UFC), em 16 lutas.
Chase Hooper comemorando sua vitória no UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Com versatilidade no solo, Chase Hooper derrotou Jordan Leavitt por finalização no card principal do UFC Vegas 82.
A luta começou com Hooper tentando buscar a distância em pé, quebrando a aproximação do rival. No clinch, o jovem peso-leve tentava alguns movimentos diferentes, atacava o calcanhar e joelho em todos os momentos no chão. No solo, Leavitt buscava quebrar a movimentação de quadril, mas Hopper conseguiu raspar e aplicar um mata-leão.
Agora, o norte-americano conquistou sua segunda vitória seguida desde que subiu para a categoria de cima e emplaca a primeira sequência positiva após chegar ao UFC com apenas 19 anos de idade.
Payton Talbott comemorando sua vitória no UFC Vegas 82, realizado no Apex. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Payton Talbott venceu Nick Aguirre por finalização e estreou com vitória no Octógono.
O norte-americano começou a luta mostrando seu estilo único e pouco ortodoxo, colocando bons golpes na linha de cintura e também no rosto de Aguirre. Durante todos os momentos no chão, Talbott apresentou versatilidade para raspar o rival e também controle posicional para dominar as costas no tablado.
O desfecho do confronto ocorreu após Talbott aplicar a queda, pegar as costas e estrangular o adversário com um mata-leão.
Com a vitória no UFC Vegas 82, Talbott chegou a um cartel invicto, com 7 triunfos na carreira.
Amanda Ribas conectando um direto no rosto de Luana Pinheiro no UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
No único duelo verde e amarelo da noite, e cheio de reviravoltas, Amanda Ribas venceu Luana Pinheiro por nocaute nos minutos finais da luta.
O confronto começou com Luana dominando em pé e conectando os golpes mais poderosos, com cruzados e diretos de encontro.
No segundo round, a atleta da Nova União sentiu o gás e Ribas voltou melhor, conseguindo imprimir seu ritmo e conectando com mais velocidade, volume e precisão os melhores golpes.
O round decisivo foi movimentado, com ambas trocando sequências poderosas na curta distância. Em um momento na grade, Luana aplicou uma queda de judô (Harai Goshi), chegou a dominar no solo, mas acabou perdendo a posição. Em pé, Ribas aproveitou que a rival demonstrava cansaço, conectou uma ótima sequência com um direto seguido de um chute rodado. Luana sofreu um knockdown e a mineira deu números finais com um forte ground and pound.
Depois de uma passagem no peso-mosca, Amanda Ribas consegue seu primeiro triunfo após retornar ao peso-palha.
Myktybek Orolbai comemorando sua primeira vitória no UFC Vegas 82. ( Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Em sua estreia no UFC, Myktybek Orolbai venceu Uros Medic por finalização.
Após pegar a luta de última hora, Orolbai começou tomando a iniciativa e imprimindo seu estilo de luta com a tentativa de exaurir o rival e conquistar a luta no solo. O atleta da Team Alpha Male apresentou frieza na luta em pé e conectou bons jabs e diretos no rosto de Medic.
No segundo round, o lutador do Quirguistão conseguiu uma boa queda e depois de pegar as costas do servio, aplicou um esgana-galo que forçou a desistência do rival.
Com a vitória por finalização, o jovem de 25 anos soma 7 vitórias seguidas e sua primeira no UFC.
Joanderson Brito comemorando sua vitória no UFC Vegas 82, realizado no Apex (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Em um combate que movimentou a categoria peso-pena, Joanderson “Tubarão” Brito venceu Jonathan Pearce por finalização.
No combate que encerrou o card preliminar do UFC Vegas 82, Joanderson começou a tomar a iniciativa e conectou golpes pesados durante sua aproximação, levando a vantagem na luta em pé. Pearce tentou neutralizar o adversário com sua maior envergadura, bom controle de distância e trabalho no clinch.
No segundo round, o norte-americano mudou de estratégia e já colocou a luta para baixo. Após levantar no clinch, o brasileiro aproveitou uma brecha deixada pelo rival e aplicou um triângulo de mão, que forçou a desistência de Pearce.
Agora são quatro vitórias consecutivas no UFC e todas por via rápida, sendo dois nocautes e duas finalizações.
Jose Johnson comemorando sua vitória no UFC Vegas 82, realizado no Apex. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Em luta bem movimentada e com bastante equilíbrio, Jose Johnson venceu Chad Anheliger no UFC Vegas 82.
O combate foi marcado por muita troca de golpes e ação no Octógono.
Johnson apostava na maior envergadura e controle da distância para pontuar de maneira mais efetiva, sem abrir espaço para contragolpe.
Durante a luta no chão, o peso-galo apostava em um jogo bem solto e agressivo. Já Anheliger buscava invadir o espaço deixado pelo rival e contra-atacar de maneira explosiva.
A luta foi encerrada nos minutos finais, quando Johnson aplicou uma queda, foi para as costas de Anheliger e finalizou com um mata-leão.
Com o triunfo nesta noite, o peso-galo se recupera da derrota sofrida para Da'Mon Blackshear, em sua estreia no Ultimate.
Christian Leroy Duncan aplicando um direto no rosto de seu adversário no UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Com uma ótima performance, Christian Leroy Duncan nocauteou Denis Tiuliulin no UFC Vegas 82.
No primeiro round, Duncan levou a melhor com sua movimentação mais equilibrada, controle de distância determinada por sua velocidade superior e aplicou bons golpes no clinch e também na grade.
No segundo round, o britânico teve mais espaço e conectou bons golpes em pé. O desfecho do combate ocorreu após uma sequência de soco giratório, cotoveladas na curta e cruzados poderosos.
Aos 28 de idade, Duncan se recupera da sua primeira derrota na carreira e soma um cartel de duas vitórias e uma derrota no UFC. Agora são oito nocautes em nove triunfos.
Mick Parkin comemorando sua vitória no UFC Vegas 82, realizado no Apex. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Em luta movimentada, Mick Parkin venceu Caio Machado, que estreou com derrota no Ultimate.
O duelo foi marcado com Parkin conseguindo colocar o brasileiro no chão em algumas oportunidades, gastando a energia do rival no clinch, limitando a movimentação e colocando os melhores golpes na trocação com bons cruzados e diretos.
No terceiro round, Caio Machado voltou mais explosivo, enquanto Parkin apostava no contragolpe, acertando o maior volume de socos e chutes. Com a vitória por decisão unânime dos juízes, o britânico manteve sua invencibilidade somando dois triunfos no Octógono neste ano e oito na carreira profissional.
Jeka Saragih comemorando sua vitória no UFC Vegas 82. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
De forma surpreendente, Jeka Saragih venceu Lucas Alexander e mostrou poder de nocaute para a categoria peso-pena.
A luta começou com o brasileiro tentando imprimir o ritmo e colocar sua estratégia em jogo com sua envergadura superior e jabs rápidos. Lucas conectou um bom gancho que balançou o rival, mas após o brasileiro escorregar e se levantar de maneira equivocada, Saragih desferiu uma mão direita que o nocauteou.
Com o resultado positivo, Saragih tornou-se o primeiro lutador da Indonésia a registrar uma vitória dentro do Octógono.
Ailin Perez comemorando sua vitória no UFC Vegas 82, realizado no Apex. (Foto por: Chris Unger/Zuffa LLC)
Na terceira luta da noite, Ailin Perez venceu Lucie Pudilova por decisão unânime dos juízes.
Nos dois primeiros rounds, Perez aplicou sua estratégia desde o início e rapidamente colocou Pudilova no solo. Durante o controle no chão, a argentina conseguiu pontuar com boas cotoveladas e socos curtos enquanto mantinha os ombros da adversária colados no tablado. Na montada, Pérez por muito pouco não forçou a intervenção do árbitro central.
Tudo mudou no terceiro round. Pudilova voltou com mais energia e conseguiu imprimir seu ritmo. Nos segundo finais da luta, a peso-galo aplicou um mata-leão, que por pouco não forçou a desistência da argentina. Com o resultado positivo, Ailín Pérez conquistou sua segunda vitória neste ano. Seu outro triunfo foi diante de Ashlee Evans-Smith.
Trey Ogden conectando um jab no rosto do brasileiro Nikolas Motta no UFC Vegas 82, realizado no Apex. (Foto por: Chris Unger/ Zuffa LLC)
O duelo entre Trey Ogden e Nikolas Motta foi bastante movimentado, mas terminou sem resultado por conta de uma interrupção prematura do árbitro central.
Trey Ogden mostrou mais qualidade e versatilidade durante todo o combate. O norte-americano conseguiu se aproximar de maneira mais eficiente, conectou os golpes mais precisos e poderosos e cada vez que o brasileiro buscava a aproximação, Ogden se movimentava de maneira mais rápida e conseguia contragolpear ou colocar a luta para o solo.
A luta foi interrompida na metade do terceiro round, quando Nikolas estava preso a um estrangulamento (katagatame) e de maneira precoce o árbitro central encerrou o duelo por achar que o atleta havia apagado. Após uma releitura do combate, a luta foi considerada sem resultado.
Rafael Estevam aplicando um chute no corpo de seu adversário na abertura do UFC Vegas 82. (Foto por: Zuffa LLC via Getty Images)
Na abertura do UFC Vegas 82, Rafael Estevam venceu Charles Johnson na decisão dos juízes.
O brasileiro começou o embate com ímpeto total, colocou o adversário para baixo logo no início, trabalhou com pressão e técnica no tablado e em algumas ocasiões quase conseguiu finalizar com sua técnica no jiu-jitsu.
O segundo round foi mais uma vez de domínio brasileiro. Estevam continuou com a mesma estratégia , conseguiu algumas quedas, fez um ótimo trabalho de ground and pound e transições no solo. Por muito pouco o representante da Nova União não finalizou com um mata-leão.
Nos minutos finais de luta, o brasileiro acabou cansando e diminuiu o ritmo. O norte-americano evitou as quedas e colocou pressão em alguns momentos em pé, mas Estevam mostrou resiliência e garantiu a vitória por pontos.
Com o triunfo, Rafael Estevam mantém sua invencibilidade. Agora são 12 vitórias, em 12 lutas realizadas.
O UFC Vegas 82: Allen x Craig foi um evento realizado em 18 de novembro. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.