Eventos
O polonês Marcin Tybura resistiu à blitz imposta por Tai Tuivasa no início e finalizou o rival com um mata-leão na luta principal do UFC Vegas 88, realizado no último sábado (16). O evento ainda teve as vitórias dos brasileiros Jafel Filho, Jaqueline Amorim e Thiago Moisés. Confira abaixo os resultados oficiais. | Reveja o evento completo no UFC Fight Pass
Resultados | UFC Vegas 88: Tuivasa x Tybura
Card Principal
- Marcin Tybura venceu Tai Tuivasa por finalização (mata-leão) aos 4m08s do 1º round
- Bryan Battle e Ange Loosa terminou sem resultado (dedo no olho acidental) a 1m do 2º round
- Ovince Saint Preux venceu Kennedy Nzechukwu por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
- Christian Rodriguez venceu Isaac Dulgarian por decisão dividida (28-27, 27-28, 28-27)
- Macy Chiasson venceu Pannie Kianzad por finalização (mata-leão) aos 4m54s do 1º round
- Gerald Meerschaert venceu Bryan Barberena por finalização (mata-leão) aos 4m23s do 2º round
Card Preliminar
- Mike Davis venceu Natan Levy por finalização (triângulo de mão) a 1m43s do 2º round
- Chelsea Chandler venceu Josiane Nunes por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Jafel Filho venceu Ode' Osbourne por finalização (mata-leão) aos 4m27s do 1º round
- Danny Silva venceu Josh Culibao por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
- Jaqueline Amorim venceu Cory McKenna por finalização (chave de braço) a 1m38s do 1º round
- Thiago Moisés venceu Mitch Ramirez por nocaute técnico aos 15s do 3º round
- Chad Anheliger venceu Charalampos Grigoriou por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Marcin Tybura finaliza Tai Tuivasa no 1º round
Marcin Tybura continua invicto em Las Vegas.
O veterano polonês sofreu um corte em uma troca de golpes no início da luta com o aniversariante Tai Tuivasa, mas permaneceu focado para garantir uma queda. A partir daí, Tybura trabalhou para chegar às costas e começou a desferir golpes, forçando o australiano a expor o pescoço. Quando ele o fez, Tybura encaixou o estrangulamento e garantiu a finalização.
Aos 38 anos, Tybura agora possui um cartel de 4-0 em Las Vegas e 8-2 em suas últimas 10 lutas no UFC. Ele tem sido presença constante no Top 15 por vários anos e mostrou que ainda é uma ameaça perigosa na divisão dos pesos-pesados.
Bryan Battle e Ange Loosa termina sem resultado
O confronto entre Bryan Battle e Ange Loosa foi interrompido no primeiro minuto do 2º round quando o congolês foi incapaz de continuar no combate após receber uma dedada no olho acidental de seu adversário.
Battle mostrou-se melhor durante todo o 1º round, impondo seu ritmo contra Loosa nos primeiros cinco minutos. No 2º round, enquanto os dois se encontravam no centro do Octógono, o dedo do norte-americano atingiu o olho do congolês, o que resultou em uma pausa na ação. Loosa indicou que não conseguia enxergar e a luta foi interrompida.
Uma maneira infeliz de terminar uma luta que prometia bastante.
Ovince Saint Preux vence Kennedy Nzechukwu por decisão dividida
Ovince Saint Preux e Kennedy Nzechukwu passaram três rounds em uma batalha decidida golpe a golpe, com o veterano, no final das contas, saindo vitorioso nas papeletas de pontuação.
A dupla trocou golpes durante grande parte dos dois primeiros rounds, com nenhum conseguindo conectar combinações ou acertar de forma significativa. Mas no 3º, ambos pisaram no acelerador, com Saint Preux machucando Nzechukwu no início e o homem da Fortis MMA respondendo na segunda metade do round.
Eles continuaram se acertando até o último segundo, e quando as papeletas de pontuação foram lidas, o veterano Ovince Saint Preux saiu com a vitória. Doze anos após registrar seu primeiro triunfo no UFC, "OSP" mostrou que ainda pode proporcionar performances empolgantes.
Christian Rodriguez vence Isaac Dulgarian por decisão dividida
Christian Rodriguez batalhou duro para garantir sua terceira vitória consecutiva no UFC, entregando a Isaac Dulgarian sua primeira derrota na carreira.
O produto da Roufusport teve dificuldades no início, sendo dominado na luta agarrada no 1º round pelo rival, cas conforme a luta avançava, Rodriguez conseguiu se recuperar, capitalizando o cansaço de Dulgarian e utilizando sua própria experiência para controlar a ação nos últimos cinco minutos.
Quando os pontos foram contabilizados, todos os três juízes pontuaram a luta em 28-27 e dois dos três viram a vitória para "CeeRod". Após duas vitórias sobre talentos invictos em 2023, Rodriguez começou sua campanha de 2024 exatamente da mesma forma.
Macy Chiasson finaliza Pannie Kianzad no 1º round
Mais de cinco anos após o primeiro encontro, Macy Chiasson mais uma vez levou a melhor sobre Pannie Kianzad.
As duas se enfrentaram na final da temporada The Ultimate Fighter 28, com Chiasson vencendo por finalização com mata-leão no 2º round. No sábado, a atleta da Fortis MMA produziu o mesmo resultado, só que mais rápido. Após uma série de raspagens no solo, a norte-americana pegou as costas e buscou o estrangulamento, eventualmente encaixando o golpe, deixando Kianzad sem chances de defesa.
Fora de ação por mais de um ano, essa foi uma excelente apresentação para Chiasson em seu retorno ao Octógono. Aos 32 anos, ela possui um cartel de 9-3 como profissional e teve um desempenho excepcional aqui, se estabelecendo novamente como uma ameaça na divisão com essa performance.
Gerald Meerschaert finaliza Bryan Barberena no 2º round
Gerald Meerschaert conseguiu mais uma finalização na carreira para começar o card principal da forma mais dinâmica possível, fazendo Bryan Barberena dormir.
O veterano grappler lutou com sua força durante todo o combate, trabalhando para levar Barberena para o solo e conseguir as costas. Embora não tenha encontrado uma abertura no 1º round, ele pacientemente trabalhou no controle das costas no 2º, encaixando um mata-leão que fez "Bam Bam" adormecer.
Meerschaert possui 36 vitórias na carreira e 28 delas foram pela via rápida. Ele empatou com Anderson Silva com o maior número de triunfos pela via rápida na história do peso-médio do UFC, com 11.
Mike Davis finaliza Natan Levy no 2º round
Mike Davis retornou com tudo ao finalizar Natan Levy em grande estilo na luta que fechou o card preliminar.
"Beast Boy" entrou pela primeira vez no Octógono desde outubro de 2022 e dominou o rival. No 1º round, ele derrubou o adversário com o primeiro soco de direita que desferiu, antes de controlar a maior parte do assalto. No 2º, Davis novamente conseguiu uma posição dominante rapidamente, flutuando para a montada, onde rapidamente encaixou um triângulo de mão para garantir a vitória.
Agora são quatro vitórias consecutivas para o talentoso Davis, que avançou para 11-2 no cartel.
Chelsea Chandler vence Josiane Nunes por decisão unânime
Chelsea Chandler e Josiane Nunes se envolveram em uma luta intensa no card preliminar.
A brasileira teve seus melhores momentos em pé, acertando seu característico overhand de esquerda por cima enquanto avançava, mas Chandler utilizou bem sua vantagem de tamanho e força em situações de grappling, derrubando Nunes no tatame e castigando-a a partir da posição superior. Com a luta em aberto no terceiro round, elas permaneceram de pé até o final, lutando até o último segundo.
Os juízes foram chamados para determinar a vencedora, e os pontos favoreceram Chandler. A norte-americana agora possui um cartel de 6-2 no geral com a vitória e 2-1 em três lutas no UFC.
Jafel Filho finaliza Ode' Osbourne no 1º round
O retorno de Jafel Filho ao UFC APEX resultou em uma tremenda performance no último sábado.
O brasileiro levou Ode’ Osbourne para baixo logo no início do 1º round e não permitiu que ele se levantasse, dando problemas dao rival até acertar uma série de golpes pesados, que fizeram com que Osbourne desse as costas. A partir daí, Jafel rapidamente o espalhou no chão, encaixou o braço sob o pescoço e conseguiu a finalização.
Agora são duas vitórias consecutivas no 1º round para o brasileiro, que alcançou um cartel de 16-3 com o triunfo. O lutador da Nova União é uma séria ameaça no chão e é um nome para se ficar de olho na categoria peso-mosca.
Danny Silva vence Josh Culibao por decisão dividida
Danny Silva e Josh Culibao travaram uma batalha acirrada durante três rounds no card preliminar, com cada homem tendo seus momentos nesse confronto disputado.
Silva começou forte desde o início, surpreendendo o australiano e buscando uma finalização por guilhotina, mas quando não conseguiu encaixar, Culibao se reagrupou, encontrando sucesso quando os dois estavam trocando golpes em pé. O norte-americano passou a buscar mais o clinch na segunda metade do confronto, usando essas interações para desacelerar Culibao, antes de conectar os golpes maiores e mais pesados no último round.
Quando os pontos foram somados, Silva saiu vitorioso, elevando seu cartel para 9-1 com uma vitória em sua estreia no Ultimate.
Jaqueline Amorim finaliza Cory McKenna no 1º round
Jaqueline Amorim exibiu suas habilidades de elite no jiu-jitsu ao derrotar rapidamente a retornante Cory McKenna.
McKenna pegou um chute e optou por ir ao solo com Amorim, que imediatamente atacou com um triângulo, adicionando uma chave de braço à mistura enquanto McKenna tentava escapar da posição. Houve um breve momento de confusão, mas a brasileira permaneceu travada no braço, eventualmente conseguindo a finalização.
Após perder sua estreia na organização, Jaqueline agora conquistou duas vitórias consecutivas por finalização para avançar para um cartel de 8-1, mantendo sua taxa de vitórias pela via rápida em 100%.
Thiago Moisés nocauteia Mitch Ramirez no 3º round
Thiago Moisés entregou uma atuação dominante contra o substituto de última hora Mitch Ramirez para começar sua campanha de 2024 na direção certa.
O peso-leve brasileiro dominou o 1º round no solo e depois castigou a perna dianteira de Ramirez no 2º, deixando-a inchada e o norte-americano mancando após 10 minutos. Logo no começo do último round, Moisés desferiu mais um chute baixo e Ramirez caiu, com o árbitro Mark Smith rapidamente interrompendo a ação.
Uma atuação limpa e profissional do veterano da divisão. Moisés agora possui um recorde de 7-5 em uma dúzia de lutas no UFC e 18-7 no geral.
Chad Anheliger vence Charalampos Grigoriou por decisão unânime
O veterano canadense Chad Anheliger deu início o card deste sábado frustrando a estreia no UFC de Charalampos Grigoriou.
O peso-galo do Canadá atacou a perna dianteira do estreante de Chipre no 1º round antes de ser forçado a trabalhar de costas no segundo período da luta. No 2º round, Grigoriou buscou a luta agarrada, mas Anheliger continuou melhor no ataquea, acertando cotoveladas do lado da cabeça no clinch e continuando a castigar a perna dianteira. Mais descansado no 3º round, "The Monster" escolheu cuidadosamente seus golpes e não deu chances ao estreante, dominando a luta até o final.
Todos os três juízes viram a luta da mesma forma, concedendo a Anheliger a vitória por decisão unânime. Após sofrer duas derrotas consecutivas, o lutador de 37 anos retorna às vitórias dentro do Octógono.
O UFC Vegas 88: Tuivasa x Tybura foi um evento realizado em 16 de março de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.