Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Retrospectiva 2014: os brasileiros que mais se destacaram

Ano coroou Fabrício Werdum como campeão interino dos pesos-pesados


O ano de 2014 foi recheado de bons resultados para os brasileiros. Enquanto alguns consolidaram a posição como os principais nomes do MMA, outros evoluíram e apareceram como grandes surpresas no esporte. Confira abaixo uma retrospectiva de alguns lutadores do país.
- Confira os preços especiais do Hotel Urbano e viaje para assistir ao UFC

Fabrício Werdum
Quase um ano sem lutar, após vencer Rodrigo Minotauro em junho de 2013, Fabrício Werdum voltou ao octógono em abril para enfrentar Travis Browne pela vaga de desafiante ao cinturão dos pesados. O brasileiro dominou o combate do início ao fim e venceu por decisão unânime. Ele então foi escolhido junto do campeão Cain Velasquez como treinador do primeiro TUF América Latina. Os lutadores iriam se enfrentar na final do programa, no UFC 180, mas Velasquez teve uma lesão e deu lugar a Mark Hunt. No final, o brasileiro conseguiu vencer por nocaute técnico e tornou-se campeão interino da categoria.

Rafael dos Anjos
Rafael dos Anjos teve um ano mágico. Apesar de perder para Khabib Nurmagomedov em abril, quando vinha de uma sequência de cinco vitórias consecutivas, o brasileiro se recuperou e teve performances fantásticas contra Jason High, em junho, o ex-campeão dos leves Ben Henderson, em agosto, e o falastrão Nate Diaz, em dezembro. Após seu último triunfo, o presidente do Ultimate, Dana White, garantiu que dos Anjos é o próximo desafiante de Anthony Pettis, campeão da categoria, podendo se tornar o primeiro lutador do país a conquistar o cinturão dos leves.

Claudia Gadelha
A brasileira foi contratada em 2013, junto com outras dez lutadoras do Invicta FC, para competir no TUF 20, que iria coroar a primeira campeã peso-palha do UFC. Foi anunciado, porém, que Claudia não participaria do reality, mas iria lutar diretamente no Ultimate. Ela estreou contra Tina Lahdemaki, em julho, vencendo por decisão unânime. Em seu segundo combate pela organização, que definiria a desafiante ao cinturão da categoria, ela perdeu para a polonesa Joanna Jedrzejczyk, em uma contestada decisão dividida, culminando em seu primeiro revés no MMA. Mesmo assim, a atleta é vista como um dos principais nomes da organização e pode ter em 2015 a chance de disputar o título, caso consiga uma boa sequência de vitórias.

Ronaldo Jacaré
Invicto desde que chegou ao Ultimate, em 2013, Ronaldo Jacaré manteve a escrita neste ano e se consolidou como um dos principais nomes entre os médios. O brasileiro venceu Francis Carmont em fevereiro, no UFC Jaraguá do Sul, e conseguiu sair vitorioso na revanche contra Gegard Mousasi, em setembro. Jacaré sabe que uma vitória contra Yoel Romero, no UFC 184, em fevereiro de 2015, pode ser o passaporte para conseguir uma disputa de cinturão contra o vencedor entre o campeão Chris Weidman e Vitor Belfort, que decidem o título dos médios no mesmo evento.

Renan Barão
Barão teve um 2014 de altos e baixos. O brasileiro tinha o título interino dos galos e foi nomeado o campeão linear da categoria após o ex-campeão, Dominick Cruz, sofrer outra lesão e se retirar do card do UFC 169, em fevereiro, onde ambos se enfrentariam para unificar os títulos. Ele então defendeu seu cinturão contra Urijah Faber no mesmo evento, vencendo por nocaute técnico. O potiguar, porém, perdeu o título para T.J. Dillashaw de maneira incontestável quatro meses depois, no UFC 173. Os lutadores tiveram uma revanche marcada para o UFC 177, em agosto, mas Barão passou mal durante o corte de peso e precisou se retirar do card. Ele então retornou no último evento do ano, no UFC Barueri, em 20 de dezembro, vencendo Mitch Gagnon, e pode ser escalado como o próximo desafiante de Dillashaw no ano que vem, por conta de uma nova lesão de Cruz e outra de Raphael Assunção.