Pular para o conteúdo principal
Especiais

Retrospectiva 2020: os dez melhores estreantes

Confira quais os dez estreantes que tiveram mais destaque no Octógono entre janeiro e dezembro

Não é nada oficial, mas a equipe do UFC.com escolheu os dez melhores estreantes de 2020 para mais uma retrospectiva de fim de ano. Confira:

10 - Chris Daukaus

Natural da Filadélfia, Chris Daukaus entrou no Octógono como um lutador desconhecido, cujo histórico era que ele era um policial, bem como seu irmão e do UFC, Kyle Daukaus. Dois nocautes no primeiro round contra, Parker Porter e Rodrigo Zé Colmeia, mostram que Daukaus está pronto para um grande 2021. Com suas mãos rápidas e trocação precisa, ele será um adversário difícil para qualquer oponente.

9 - Tom Aspinall

Ainda falando em pesos-pesados, o britânico Tom Aspinall se encaixa nesse projeto tão perfeitamente quanto Daukaus. Ex-sparring do campeão de boxe peso-pesado Tyson Fury, Aspinall tem mãos pesadas para machucar os oponentes no Octógono, como mostrado em suas lutas contra Jake Collier e Alan Baudot. Se juntarmos ambas as vitórias, ele ficou pouco mais pouco mais de dois minutos em combate. Além disso, Aspinall é faixa-preta em jiu-jítsu, aumentando ainda mais as qualidades desse intrigante lutador. Será que o veremos brilhar em 2021?

8 - Ilia Topuria

Seis meses atrás, Ilia Topuria nem estava no UFC, mas depois de aceitar uma luta com menos de duas semanas de antecedência contra Youssef Zalal, em outubro, o georgiano deixou sua marca com uma vitória sobre "The Moroccan Devil". Menos de dois meses depois, Topuria mostrou um jogo em pé impressionante ao nocautear o veterano Damon Jackson em menos de três minutos. Agora todos estão curiosos para ver o que o invicto de 23 anos fará em seus próximos duelos.

7 - Youssef Zalal

Com uma energia contagiante dentro e fora do octógono, Youssef Zalal chegou em fevereiro e se mostrou incansável desde então, derrotando Austin Lingo, Jordan Griffin e Peter Barrett antes de uma derrota em outubro para o oitavo da lista, Ilia Topuria. Zalal tem uma ótima equipe de treinadores na Factory X e garante estar recuperado da derrota. Prepare-se para um forte retorno de "The Moroccan Devil" no próximo ano.

6 - Jamahal Hill

Querem saber o quão difícil foi essa lista? Pois bem, Jamahal Hill está em sexto lugar depois de um ano em que fez três apresentações impressionantes no Octógono após lutar no Contender Series, em 2019. Iniciando sua carreira no UFC com uma vitória por decisão sobre Darko Stosic, "Sweet Dreams" teve um desempenho impressionante ao vencer Klidson Abreu no primeiro round. A vitória, no entanto, acabou se tornando uma luta sem resultado por conta de um teste positivo para maconha. Mesmo assim, o implacável e invicto Hill terminou o ano com uma vitória impressionante contra Ovince Saint Preux, que o colocou no top 15 dos meio-pesados.

5 - Jiri Prochazka

É sempre interessante ver alguém com 31 lutas profissionais na lista de estreantes. Esse é o caso de Jiri Prochazka, que marcou sua estreia nocauteando o ex-desafiante Volkan Oezdemir no segundo round. Junte essa vitória a outras fora do UFC contra nomes como CB Dollaway, Muhammed Lawal e Fabio Maldonado, e o lutador de 28 anos mostra claramente que chegou para pensar no cinturão. Quem sabe no ano que vem?

4 - Khaos Williams

Depois de dois nocautes sobre Alex Morono e Abdul Razak Alhassan em duelos que duraram 57 segundos ao todo, Khaos Williams poderia ter conquistado o primeiro lugar aqui se tivesse vencido Michel Pereira no último evento do ano, em 19 de dezembro. Ele perdeu uma luta competitiva contra o brasileiro, mas isso não tira o ano que o lutador teve e mostra que ele pode vir a se torna uma realidade em 2021.

3 - Brandon Royval

Outro lutador que poderia ter conquistado o prêmio é Brandon Royval, que causou um impacto imediato no Octógono com finalizações em Tim Elliott e Kai Kara-France, rendendo dois bônus de "Performance da Noite". O peso-mosca parecia estar a caminho de pelo menos mais um bônus de "Luta da Noite" em novembro, quando uma lesão marcou o início do fim em seu duelo contra Brandon Moreno. Não era do jeito que ele queria terminar o ano, obviamente, mas em uma divisão aberta, ele pode chegar a disputar o cinturão no próximo ano.

2 - Joaquin Buckley

Mesmo que uma derrota para Kevin Holland tenha iniciado a carreira de Joaquin Buckley no UFC, qualquer um que viu essa luta sabia que Buckley seria alguém para ficar de olho. Dois meses depois, Buckley teve sua segunda luta no Octógono, contra Impa Kasanganay, e se você está lendo isso, você sabe o que aconteceu, já que a vitória por nocaute de Buckley viralizou. Houve muita pressão para que isso se repetisse em sua terceira apresentação - e ele assim o fez, adicionando outro nocaute seu currículo ao superar Jordan Wright no segundo round.

1 - Khamzat Chimaev

Em pouco tempo, o prodígio e invicto Khamzat Chimaev saiu da escuridão para os holfotes dentro do UFC. O lutador foi a grande estrela da "Ilha da Luta", vencendo dois duelos em apenas dez dias. Primeiro, finalizou John Phillips. Logo em seguida, superou Rhys Mckee. Em setembro, ele viajou para Las Vegas onde seria posto à prova contra Gerald Meerschaert, mas ele venceu essa luta também ao nocautear o veterano em 17 segundos. Seria ele o estreante do ano? Bom, com toda certeza.

MENÇÕES HONROSAS: Herbert Burns, Kay Hansen, Phil Hawes, Ludovit Klein, Jordan Leavitt, Nate Maness, Cory McKenna, Kanako Murata, Kyler Phillips, Daniel Rodriguez, Alexander Romanov e Adrian Yanez.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube