Pular para o conteúdo principal
Especiais

Retrospectiva 2020: os dez melhores nocautes do ano

Confira quais os dez nocautes que tiveram mais destaque no Octógono entre janeiro e dezembro

Não é nada oficial, mas a equipe do UFC.com escolheu os dez melhores nocautes de 2020 para mais uma retrospectiva de fim de ano. Confira:

10 - Beneil Dariush x Scott Holtzman

O peso-leve Beneil Dariush aumentou sua sequência de vitórias para cinco com um nocaute impressionante no primeiro round contra Scott Holtzman.

 

Depois de algumas trocas em pé de alto impacto, pontuadas por algumas faltas inadvertidas, Dariush tentou levar a luta para o chão, mas foi impedido por Holtzman. Momentos depois, Dariush atordoou Holtzman com uma joelhada que quase encerrou a luta. Holtzman aparentemente se recuperou, mas Dariush continuou pressionando e, do nada, ele desferiu um soco rodado. O antebraço acertou Holtzman e o mandou para a lona, obrigando o árbitro Herb Dean a interromper a luta aos 4m38s do primeiro round.

9 - Calvin Kattar x Jeremy Stephens

Depois de todos os adiamentos, Calvin Kattar e Jeremy Stephens finalmente se enfrentaram e valeu a pena esperar, com os dois pesos-penas lutando com unhas e dentes até o nocaute de Kattar no segundo round.

 

Stephens teve um início fulminante, acertando Kattar com chutes enquanto o perseguia. À medida que o round avançava, Kattar começou a encontrar a distância com seus socos no corpo e na cabeça, mas os ataques nas pernas de Stephens ainda eram um problema. Kattar atordoou Stephens com uma direita, mostrando que estava cada vez mais dentro do duelo.

 

O lutador começou a acertar a perna de Stephens no segundo round e logo os dois lutadores estavam trocando de base para não correrem riscos. Isso fez com que os dois trocassem golpes de forma franca e Kattar acertava com mais regularidade. Com 2m20s restantes, um cotovelo direito enviou Stephens ao chão. Um cotovelo esquerdo no ground and pound cortou Stephens, e o árbitro Jason Herzog interrompeu a luta em 2m42 do segundo round.

8 - Jordan Leavitt x Matt Wiman

Vindo do Contender Series, Jordan Leavitt teve um impacto imediato em sua estreia no UFC, nocauteando o veterano Matt Wiman no primeiro round de sua luta, entre os leves.

Leavitt procurou a queda imediatamente e, ao fazê-lo, Wiman se agarrou ao seu adversário. Porém, quando Leavitt se preparou para levar a luta ao solo, seu slam nocauteou o veterano de forma imediata. O tempo oficial da paralisação do árbitro Chris Tognoni foi de 22 segundos do primeiro round.

7 - Beneil Dariush x Drakkar Klose

Beneil Dariush conseguiu quatro vitórias consecutivas ao parar Drakkar Klose no segundo round, em luta válida pelos leves.

 

Klose acertou alguns chutes fortes no começo, mas Dariush rapidamente anulou seus ataques com uma queda. Klose se levantou rapidamente, mas Dariush ficou travado enquanto estava de pé e pegou as costas de seu rival, ficando lá até o final do assalto, quase encaixando um estrangulamento no processo.

 

No segundo assalto, Klose atacou as pernas de Dariush e, quando foi para cima, balançou o californiano. Porém, quando Klose foi para a dar números finais, um vacilo fez com que fosse pego por um golpe de direita que balançou suas pernas. Então foi a vez de Dariush ir para cima e um único golpe de esquerda encerrou o combate, com o árbitro Jason Herzog entrando em cena a 1 minuto do segundo round.

6 - Khaos Williams x Abdul Razak Alhassan

Khaos Williams mostrou seu poder de nocaute mais uma vez no Octógono ao levar Abdul Razak Alhassan à lona, tendo tempo total de combate de apenas 57 segundos até então.

 

Williams abriu o duelo com um três de chutes na perna e, do nada, soltou um direto de direita que acertou o queixo do rival, nocauteando-o imediatamente. O tempo oficial da paralisação do árbitro Mark Smith foi de 30 segundos.

5 - Khamzat Chimaev x Gerald Meerschaert

Se alguém duvidava que o fenômeno sueco Khamzat Chimaev era pra valer, ele silenciou os céticos em 17 segundos - o tempo que levou para nocautear Gerald Meerschaert e somar sua terceira vitória no UFC em 66 dias.

Chimaev pressionou Meerschaert no início, mas em vez de tentar uma queda, acertou o oponente com a mão direita potente, que derrubou o veterano peso médio.

4 - Kevin Holland x Ronaldo Jacaré

O ano do peso médio Kevin Holland continuou de forma espetacular, com sua quinta vitória em 2020 com um nocaute no primeiro assalto contra Ronaldo Jacaré.

Jacaré conseguiu uma queda logo no início, mas Holland se levantou após acertar algumas cotoveladas. O brasileiro ficou preso ao texano e o colocou de volta no solo. Holland então começou a se soltar mais e deixou o brasileiro grogue com um golpe de direita. Mais alguns se seguiram e, assim, a luta acabou. O tempo oficial da paralisação do árbitro Mark Smith foi 1m45s do primeiro round.

3 - Sean O'Malley x Eddie Wineland

A até então invicta estrela em ascensão Sean O'Malley nos presenteou com um possível Nocaute do Ano ao acertar uma bomba no veterano peso-galo Eddie Wineland em menos de dois minutos.

Wineland acertou o primeiro golpe significativo da luta, uma mão direita fortíssima no segundo minuto, mas O'Malley absorveu bem e retribuiu Wineland com um direto potente. Foi um sinal do que estava por vir, quando outra direita acertou e nocauteou Wineland, sem necessidade de mais golpes. O árbitro Herb Dean parou a luta aos 1m54s do primeiro round.

2 - Cody Garbrandt x Raphael Assunção

O ex-campeão peso-galo Cody Garbrandt interrompeu uma sequência de três derrotas consecutivas após nocautear Raphael Assunção de forma devastadora no segundo round.

Garbrandt mostrou um ataque disciplinado e técnico no início do duelo, com seus chutes na perna de Assunção sendo a principal arma. No entanto, Assunção conseguiu se aproximar e acertar alguns golpes, apesar da diferença de velocidade entre os dois.

A batalha permaneceu acirrada no segundo assalto, mas um knockdown instantâneo de Garbrandt com pouco mais de um minuto restante mostrou que "No Love" não estava diposto a ir para o terceiro round. Logo em seguida, um golpe de direita brutal em meio de uma troca franca encerrou a luta imediatamente, faltando apenas um segundo para o fim do round.

1 - Joaquin Buckley x Impa Kasanganay

Joaquin Buckley deu a Impa Kasanganay sua primeira derrota profissional e também colocou seu nome como o vencedor do Nocaute do Ano.

 

Não surpreendentemente, Buckley já havia mostrado sua força e balançou Kasanganay cedo no duelo. Buckley então sofreu uma queda e permaneceu um tempo no solo, apesar de mostrar sua eficácia em pé e testar regularmente o queixo do rival.

O lutador manteve a pressão no segundo assalto e, embora não parecesse emm uma situação confortável quando Kasanganay segurou sua perna, ele aproveitou o momento e deu um chute giratório enquanto saltava para trás. decretando o fim da luta. O tempo da paralisação do árbitro Kevin Sataki foi 2m03s do segundo round.

    

MENÇÕES HONROSAS: Costa x Newson, Ngannou x Rozenstruik, Blachowicz x Anderson, Williams x Morono, Sandhagen x Moraes, Andrade x Chookagian, Buckley x Wright, Dober x Haqparast, Benitez x Burnnes, Figueiredo x Benavidez 1, Nam x Adashev, Burns x Landwehr, Prochazka x Oezdemir, McGregor x Cerrone.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube