![Placa do primeiro round do UFC apoiada sobre a grade do Octógono no UFC Apex durante o UFC Fight Night em novembro de 2020. (Chris Unger/Zuffa LLC)](https://ufc.com/images/styles/card_trending_mobile_x1/s3/2024-12/281120-generic-octagon-apex-GettyImages-1288335386.jpg?itok=YcwwQy-a)
Eventos
Quais foram as maiores surpresas de 2021? Confira nossa lista não oficial dos premiados desse ano:
Retrospectiva 2021: Os melhores lutadores | As melhores lutas | Os melhores nocautes | As melhores finalizações | Os melhores estreantes
Em uma luta que poucos levavam fé na brasileira, Norma Dumont venceu Aspen Ladd por decisão unânime dos juízes em uma luta principal no peso-pena feminino.
Norma dominou as ações com um jab consistente e impediuu o avanço da rival, que pouco fez para responder ao jogo consistente da brasileira.
Kennedy Nzechukwu e Carlos Ulberg travaram uma guerra em seu duelo até que o nigeriano encerrou o duelo com um nocaute técnico no 2° round.
Ulberg começou mostrando imediamente o motivo da grande expectativa em torno de seu nome e tratou de pressionar o rival, mas Nzechukwu sobreviveu à blitz e se mostrou mais descansado nos minutos seguintes, até encerrar de vez o duelo no peso meio-pesado
Com menos de duas semanas de preparação, Montserrat Conejo conseguiu uma vitória incrível contra Cheyanne Vlismas por decisão unânime em uma batalha de estreantes.
As pesos-palhas tiveram 15 minutos movimentados para mostrar sua técnica e Conejo conseguiu o maior controle, saindo com a vitória e mostrando que é um nome interessante na categoria.
Beneil Dariush conquistou a sétima vitória seguida - e a maior de todas elas - ao vencer o ex-campeão interino Tony Ferugson de forma dominante.
O peso-leve pressionou Ferguson do início ao fim, acertando diversos golpes e não dando espaço para que "el Cucuy" trabalhasse. Para quem esperava um duelo equilibrado, ficou a surpresa de um domínio tão grande.
O ex-campeão interino dos leves Dustin Poirier levou a revanche contra Conor McGregor a serio e nocauteou a estrela irlandesa no segundo round, provando que era um lutador diferente do primeiro combate.
Com chutes nas pernas e um excelente poder de absorção de golpes, Poirier surpreendeu o irlandês e o atordoou com um golpe de direita, dando números finais ao combate com uma excelente sequência de golpes.
O polonês Jan Blachowicz mostrou que o lugar no topo da categoria até 93 kg pertencia a ele quando dominou Israel Adesanya e venceu por decisão unânime.
Blachowicz fez prevalecer sua maior força física e impôs seu jogo ao nigeriano, com quedas que asseguraram seu domínio e controle no combate.
Ninguém espera que um novato de última hora saia vitorioso contra um veterano do Octógono. Ninguém espera ainda menos que ele consiiga isso em apenas sete segundos.
Terrance McKinney levou esse tempo para nocautear Matt Frevola. Foi uma estreia incrível, que culminou na vitória mais rápida já vista na história do peso-leve
Com 14 vitórias seguidas, Makhmud Muradov era o franco favorito em seu duelo contra Gerald Meerschaert, mas o norte-americano tratou de provar a todos que é um lutador surpreendente.
Apesar de ter sofrido com a trocação do oponente, Meerschaert conseguiu uma linda queda no 2° round e foi para o mata-leão, acabando com qualquer dúvida sobre sua capacidade como um atleta perigoso.
Mais uma luta no peso-médio que surpreendeu muita gente. Anthony Hernandez chocou o mundo ao finalizar ninguém mais, ninguém menos, do que Rodolfo Vieira.
O brasileiro especialista em jiu-jítsu conseguiu levar o duelo para o chão, mas Hernandez sobreviveu e logo se mostrou como o lutador mais descansado. Com muita paciência e pressão, ele conseguiu encaixar uma guilhotina no 2° round e sair com a vitória.
A maior surpresa do ano e uma das maiores de todos os tempos no MMA. Julianna Peña disse que iria chocar o mundo em sua luta pelo cinturão contra Amanda Nunes - e assim o fez.
Julianna teve muitas dificuldades contra a Leoa no 1° round, mas cresceu na etapa seguinte e levou a melhor na trocação contra a brasileira. A norte-americana então aproveitou do cansaço da rival e colocou a luta no chão para encaixar um estrangulamento e ficar com o título peso-galo feminino.
Menções honrosas - Rodriguez x Lee, Sterling x Yan