
Eventos
Não há dúvidas que 2024 foi marcante para os fãs de MMA. Os 42 eventos registrados no calendário foram repletos de confrontos memoráveis, momentos inesquecíveis e vitórias que ficarão na história do UFC.
Ao todo, tivemos 517 lutas durante o ano e, em algumas delas, tivemos grandes surpresas com os atletas que não eram considerados favoritos antes de subirem no Octógono, saindo com o triunfo anotado em seu cartel.
Abaixo, a equipe do UFC.com.br destacou as cinco maiores surpresas de 2024. Confira:
* Lista elaborada por Vinicius Giglio, Helder Sturari e Gabriel Fareli
Ilia Topuria nocauteia Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298. (Foto por Sean M. Hafey/Getty Images)
Após pouco mais de quatro anos - e cinco defesas de cinturão - a divisão peso-pena passou a ter um novo campeão linear. Na luta principal do UFC 298, o georgiano-espanhol Ilia Topuria nocauteou o australiano Alexander Volkanovski e assumiu o trono na divisão até 65,7 Kg.
A luta começou estudada e equilibrada. O então campeão buscava se movimentar de maneira constante e contragolpear com chutes, enquanto o desafiante apostava em encurtar a distância e conectar os cruzados após encurralar o rival na grade.
No 2º round, Topuria encaixou melhor a distância, esquivando da maior parte dos golpes em linha lançados por Volkanovski e contragolpeando com precisão. O desfecho do duelo ocorreu após Ilia encurralar o australiano próximo da grade, conectar um cruzado certeiro para encerrar a disputa e se tornar o 5° campeão absoluto da história do peso-pena.
Reveja Ilia Topuria x Alexander Volkanovski no UFC Fight Pass
Gabriella Fernandes finaliza Wang Cong no UFC Macau. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No card principal do UFC Macau, a brasileira Gabriella Fernandes chegou para o duelo diante da chinesa Wang Cong com um retrospecto de 1-2 em três lutas na organização, enquanto a sua rival estava invicta no MMA profissional.
Durante o 1° round, Wang conseguiu controlar o confronto utilizando a sua maior envergadura e uma uma precisão acima da média na trocação para manter a distância e frustrar a brasileira. Porém, quando faltavam menos de três minutos para o fim da segunda parcial, Gabriella conectou um chute alto seguido de um direto que balançou a sua rival.
A peso-mosca capitalizou o momento e encaixou um mata-leão que apagou a chinesa, fez o árbitro encerrar o embate e decretar o fim da invencibilidade da lutadora como profissional.
Reveja a vitória de Gabriella Fernandes sobre Wang Cong no UFC Fight Pass
Jack Hermansson golpeia Joe Pyfer na luta principal do UFC Vegas 86; (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Um dos atletas mais experientes do plantel do Ultimate, o peso-médio Jack Hermansson protagonizou o UFC Vegas 86 diante do prospecto em ascensão Joe Pyfer, que não havia sofrido nenhuma derrota em três lutas na organização, com todos os triunfos conquistados pela via rápida.
Porém, no Octógono montado no UFC Apex, em Las Vegas, o sueco soube suportar o ímpeto inicial do seu rival, cerca de oito anos mais jovem, e com um volume maior de golpes, usando principalmente os jabs, deixou o norte-americano desconfortável e saiu com o triunfo por decisão unânime, defendendo o seu lugar no Top 15 da divisão peso-médio.
Reveja Jack Hermansson x Joe Pyfer no UFC Fight Pass
Brandon Royval venceu Tatsuro Taira na luta principal do UFC Vegas 98. (Chris Unger/Zuffa LLC)
Na luta principal do UFC Vegas 98, o ex-desafiante ao cinturão Brandon Royval impôs a primeira derrota como profissional do japonês Tatsuro Taira e mostrou porque é o lutador número um da divisão peso-mosca.
Ciente do forte jogo de luta agarrada do prospecto asiático, o norte-americano buscou trabalhar o boxe, conectando golpes rápidos e circulando pelo Octógono para evitar a aproximação do seu oponente. Ao fim dos 25 minutos de duelo, dois dos três juízes laterais marcaram triunfo de Royval, que consolidou seu bom momento ao anotar o segundo resultado positivo em sequência.
Reveja Brandon Royval x Tatsuro Taira no UFC Fight Pass
Dan Hooker venceu Mateusz Gamrot no UFC 305. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em uma das mais melhores atuações de sua carreira, o experiente Dan Hooker superou o polonês Mateusz Gamrot por decisão dividida no UFC 305, quebrando a sequência de três vitórias do seu rival.
Gamrot subiu no Octógono tentando impor o seu tradicional estilo de luta agarrada diante do neozelandês, que se mostrou bem preparado para lidar com as investidas e também apresentou uma trocação afiada com bons golpes conectados sobre o polonês. Após 15 minutos de uma intensa guerra, dois dos três juízes laterais viram vitória de Hooker, que foi ovacionado pelo público na arena em Perth, Austrália.