Pular para o conteúdo principal
Especiais

Retrospectiva 2024: os melhores estreantes do ano no UFC

Confira cinco lutadores que debutaram na organização durante a temporada e impressionaram os fãs de MMA

Não há dúvidas que 2024 foi marcante para os fãs de MMA. Os 42 eventos registrados no calendário foram repletos de confrontos memoráveis, momentos inesquecíveis e vitórias que ficarão na história do UFC. 

Assine já o UFC Fight Pass com 50% de desconto!

Na última temporada, vários atletas tiveram a oportunidade de pisar pela primeira vez no Octógono e atuar na organização. Com o Brasil em destaque, a equipe do UFC.com.br destacou os cinco estreantes que mais impactaram os fãs de MMA ao redor do mundo. 

* Lista elaborada por Vinicius Giglio, Helder Sturari e Gabriel Fareli

 

Carlos Prates

Carlos Prates comemora vitória sobre Neil Magny no UFC Vegas 100. (Chris Unger/Zuffa LLC)

Carlos Prates comemora vitória sobre Neil Magny no UFC Vegas 100. (Chris Unger/Zuffa LLC)


Contratado após se destacar no Dana White’s Contender Series, Carlos Prates conquistou uma ascensão meteórica na organização e terminou 2024 como um dos grandes prospectos da divisão dos meio-médios.

Entre fevereiro e novembro de 2024, o “Pesadelo” enfileirou triunfos sobre Trevin Giles, Charles Radtke, Li Jingliang e Neil Magny, todos por nocaute. Além das vitórias, o atleta da The Fighting Nerds também conquistou bônus de “Performance da Noite” nas quatro apresentações e terminou o ano protagonizando o UFC Vegas 100, prova do respeito e expectativa depositados nele pela organização.

Reveja Carlos Prates x Neil Magny no UFC Fight Pass

 

Jean Silva

Jean Silva comemora a vitória no UFC Denver. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Jean Silva comemora a vitória no UFC Denver. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Outro prospecto revelado na The Fighting Nerds, o peso-pena Jean Silva foi mais um na lista de principais estreantes de 2024 na organização. Com três lutas protagonizadas, duas no peso-pena e uma no peso-leve, o “Lord” superou Westin Wilson, Charles Jourdain e Drew Dober, todos por nocaute, e terminou o ano bem próximo de uma vaga no Top 15 da divisão até 66 Kg.

Reveja Jean Silva x Drew Dober no UFC Fight Pass

 

Kayla Harrison

Kayla Harrison comemora a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Kayla Harrison comemora a vitória no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


A norte-americana Kayla Harrison chegou ao Ultimate com a moral de que já havia conquistado um bicampeonato olímpico de judô e com apenas uma derrota em 17 lutas como profissional de MMA.

A estreia de Kayla aconteceu no histórico UFC 300, em abril de 2024, e a norte-americana venceu de forma categórica a ex-campeã peso-galo Holly Holm por finalização no 2° round. Na sequência, no UFC 307, nova vitória da judoca agora sobre a brasileira Ketlen Vieira, por decisão unânime dos juízes.

Reveja Kayla Harrison x Holly Holm no UFC Fight Pass

 

Vinicius Oliveira

Vinicius Oliveira nocauteia Benardo Sopaj no UFC Vegas 87. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Vinicius Oliveira nocauteia Benardo Sopaj no UFC Vegas 87. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Contratado após participação no Dana White’s Contender Series, Vinicius Oliveira estreou na organização com o pé - ou joelho - direito no mês de março ao nocautear Benardo Sopaj no 3° round. Em sua segunda apresentação, no UFC 303, que aconteceu em junho, “Lok Dog” entregou uma grande atuação e venceu o experiente Ricky Simón por decisão unânime dos juízes.

Reveja Vinicius Oliveira x Benardo Sopaj no UFC Fight Pass

 

Mauricio Ruffy

Mauricio Ruffy comemora a vitória no UFC 301. (Foto por Alexandre Loureiro/Zuffa LLC)

Mauricio Ruffy comemora a vitória no UFC 301. (Foto por Alexandre Loureiro/Zuffa LLC)


Consolidando o excelente ano da equipe The Fighting Nerds, outro atleta do time se destacou entre os principais estreantes de 2024 na organização. O peso-leve Mauricio Ruffy fez sua primeira aparição no Octógono no UFC 301, que aconteceu no Rio de Janeiro, e nocauteou o australiano Jamie Mullarkey no 1° round.

Com dificuldades para encontrar adversários que queiram enfrentá-lo, Mauricio só retornou as atividades em novembro e conquistou novo triunfo: dessa vez, sobre o peruano James Llontop no UFC 309, realizado no Madison Square Garden, em Nova York.

Reveja Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey no UFC Fight Pass