
Eventos
Março foi um mês intenso dentro do Octógono, com cinco eventos em dois continentes e confrontos cruciais em diversas categorias de peso. Entre um novo campeão coroado e prospectos se aproximando de disputas de cinturão, confira os principais destaques desse período nos cards da organização.
Manel Kape golpeia Asu Almabayev na luta principal do UFC Vegas 103. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Abrindo o mês de março no Octógono, o peso-mosca Manel Kape venceu o prospecto cazaque Asu Almabayev na luta principal do UFC Vegas 103 e se manteve no Top 6 da divisão liderada pelo brasileiro Alexandre Pantoja.
Em um confronto entre candidatos ao title shot, o angolano prevaleceu sobre o cazaque impondo sua trocação e conquistando um nocaute técnico no 3º round - esta foi a sexta vitória de Kape em suas últimas sete apresentações, e o quarto triunfo por nocaute no Ultimate.
Confira todos os resultados do UFC Vegas 103
Magomed Ankalev recebe o cinturão após vencer a luta principal do UFC 313. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O aguardado confronto entre Alex “Poatan” Pereira e Magomed Ankalaev não terminou de forma feliz para o brasileiro. Na luta principal do UFC 313, realizado na T-Mobile Arena, em Las Vegas, o russo superou o brasileiro por decisão unânime e conquistou o cinturão dos meio-pesados.
Ankalaev conseguiu equilibrar as ações diante de um especialista na trocação e soube usar o clinch e controlar Poatan na grade em momentos cruciais do duelo. Ao fim dos 25 minutos, os três juízes laterais marcaram vitória de Magomed, consolidando o russo como novo rei da divisão até 93 Kg.
Em aguardado reencontro pela divisão peso-leve, Justin Gaethje venceu Rafael Fiziev mais uma vez e reafirmou a sua posição no Top 5 da categoria liderada por Islam Makhachev. Em um confronto que seguiu estilo semelhante ao primeiro, o ex-campeão BMF soube se impor durante o confronto, mantendo uma atuação regular, aplicando golpes duros e controlando a luta em momento cruciais, saindo com a vitória por decisão unânime após a abertura das papeletas dos juízes.
Outro destaque do UFC 313 foi o brasileiro Mauricio Ruffy. Diante do maior desafio da sua carreira, contra o veterano King Green, o atleta da Fighting Nerds precisou de apenas dois minutos para nocautear o norte-americano com um espetacular chute rodado, reafirmando o seu nome como uma das principais promessas em ascensão na categoria.
Confira todos os resultados do UFC 313
Roman Dolidze venceu Marvin Vettori na luta principal do UFC Vegas 104. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Na luta principal do UFC Vegas 104, Roman Dolidze devolveu a derrota sofrida em março de 2023 e bateu o italiano Marvin Vettori por decisão unânime no card realizado no UFC Apex, em Las Vegas.
Em um confronto que transcorreu em pé durante os 25 minutos, Dolidze mostrou mais velocidade e conectou os golpes mais contundentes no seu rival. O georgiano trabalhou com intensidade as combinações de jab e direto, alternando com joelhadas no clinch e chutes na linha de cintura. Após a abertura das papeletas, Dolidze foi declarado vencedor de forma unânime, anotando o seu terceiro resultado positivo seguido na organização.
O peso meio-pesado Brendson Ribeiro e o peso-mosca André Lima saíram vitoriosos do UFC Apex após derrotarem, respectivamente o cazaque Diyar Nurgozhay e espanhol Daniel Barez. Em duelo de brasileiras, Priscila Cachoeira retornou ao caminho das vitórias com o nocaute sobre Josiane Nunes, pela divisão peso-galo.
Confira todos os resultados do UFC Vegas 104
Sean Brady venceu Leon Edwards na luta principal do UFC Londres. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na passagem anual do Octógono pela Inglaterra, o norte-americano Sean Brady silenciou a torcida presente na O2 Arena ao finalizar o ex-campeão dos meio-médios Leon Edwards na luta principal do UFC Londres.
Protagonizando a maior atuação de sua carreira, Brady dominou o ex-campeão usando e abusando das quedas, controle posicional, golpes conectados no ground and pound e um impressionante preparo físico. Logo no início do 4° round, Sean fez a transição no solo, encaixou uma guilhotina e forçou Edwards a dar os três tapinhas, dando números finais ao confronto.
Com a terceira vitória consecutiva na organização, Brady assumiu a 1ª colocação no ranking dos meio-médios e agora aguarda por uma possível oportunidade de disputar o cinturão da categoria após o confronto entre o campeão Belal Muhamamd e o australiano Jack Della Maddalena, que se enfrentam no UFC 315, dia 10 de maio.
Após aceitar o chamado faltando poucos dias para a luta, a brasileira Alexia Thainara impressionou os fãs e a organização ao finalizar a inglesa Molly McCann ainda no 1° round e silenciar a torcida presente na O2 Arena. Imediatamente após o confronto, a veterana do peso-palha anunciou sua aposentadoria do MMA com um cartel de 14 triunfos e oito reveses.
Confira todos os resultados do UFC Londres
Brandon Moreno golpeia Steve Erceg na luta principal do UFC México. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Ex-campeão peso-mosca, Brandon Moreno impôs a terceira derrota consecutiva ao ex-desafiante Steve Erceg e se manteve no pelotão de elite da divisão até 57 Kg, comandada pelo brasileiro Alexandre Pantoja.
Usando o seu tradicional estilo de muita movimentação, boxe afiado e velocidade nos golpes, Moreno mostrou mais uma vez porque é um importante ativo da divisão até 57 Kg há muitos anos. Ao fim dos 25 minutos, Brandon foi declarado vencedor por decisão unânime e foi às lágrimas ainda no Octógono, com o primeiro triunfo conquistado em seu país natal.
Vivendo grande momento no Octógono, o brasileiro Melquizael Costa venceu o mexicano Christian Rodriguez por decisão unânime e emendou o seu terceiro triunfo em sequência na organização. Embalado pela boa fase, o peso-pena já começa a vislumbrar voos mais altos na divisão, sonhando com um confronto contra algum atleta próximo do Top 15.