Pular para o conteúdo principal
Notícias

Rich Franklin é nomeado na classe de 2019 do Hall da Fama do UFC

“Rich Franklin é uma das grandes estrelas originais do UFC, de quando compramos a companhia”, disse o presidente do UFC Dana White

O UFC anunciou hoje que o ex-campeão dos pesos-médios Rich Franklin foi nomeado à classe de 2019 do Hall da Fama do UFC como Pioneiro. A cerimônia de indução ao Hall da Fama de 2019 acontece no dia 5 de julho em Las Vegas.

“Rich Franklin é uma das grandes estrelas originais do UFC, de quando compramos a companhia”, disse o presidente do UFC Dana White, “Rich nos ajudou a levar o esporte de artes marciais mistas a outro nível e a colocar o UFC no mapa no início. Rich sempre foi uma pessoa de classe. Ele é um cara que lutaria com qualquer um e faria o que fosse preciso para ajudar a engrandecer o MMA. Ele é uma verdadeira lenda e me sinto honrado de chamá-lo de amigo”.

Franklin entrará para o Hall da Fama do UFC como o 16º membro da ala dos Pioneiros. Esta categoria inclui atletas que se profissionalizaram antes de 17 de novembro de 2000 (quando as regras unificadas das artes marciais mistas foram adotadas), têm pelo menos 35 anos, ou estão aposentados há pelo menos um ano.

“Essa homenagem é menos pelos meus feitos e mais um resultado das tantas horas que cada treinador, parceiro de treinos e meu empresário gastaram comigo”, disse Franklin, “Geralmente as pessoas falam sobre os sacrifícios que um atleta precisa fazer para ter sucesso, mas meus amigos e família sacrificaram muito mais pela minha carreira. Poucas pessoas nesse mundo vivem um sonho de infância e transformam um hobby em uma carreira, muito menos terminam sendo reconhecidos pelo Hall da Fama, e Deus me abençoou com ambos. Sou grato ao apoio dos meus fãs ao longo dos anos e àqueles particularmente insistentes nessa homenagem”.

Um veterano com 37 lutas profissionais em 13 anos de carreira, Franklin construiu um cartel de 29-7, com uma luta sem resultado (14-6 no UFC), que inclui triunfos sobre os membros do Hall da Fama do UFC Ken Shamrock e Chuck Liddell, o ex-campeão peso-médio do UFC Evan Tanner, e o ex-campeão peso-médio do PRIDE, Wanderlei Silva.

Franklin fez sua estreia no UFC como meio-pesado em 25 de abril de 2003 no UFC 42, vencendo Evan Tanner por nocaute técnico no primeiro round. Após vencer suas três primeiras lutas no UFC, Rich liderou o primeiro evento da história em TV aberta, o TUF 1 Finale, contra Ken Shamrock. Franklin venceu Shamrock por nocaute técnico no primeiro round, que lhe rendeu uma disputa de título em revanche com Tanner no UFC 53.

O UFC 53 aconteceu em 4 de junho de 2005 em Atlantic City e marcou a primeira luta de Franklin como peso-médio. Tanner, em sua primeira defesa de título, chegou ao UFC 53 embalado por oito vitórias em suas últimas 10 lutas, perdendo apenas para Franklin e para o membro do Hall da Fama do UFC, Tito Ortiz nesse período.

Franklin e Tanner foram agressivos desde o início, trocando socos e chutes ao longo do primeiro round, com Evan conectando uma direita que derrubou “Ace” a 30 segundos do fim do assalto. Franklin se recuperou para o segundo round, ditando o ritmo até o quarto round, quando, aos 3m25s, o combate foi interrompido pelo médico da Comissão Atlética de Nova Jersey devido a um corte acima do olho de Tanner. Como resultado de sua vitória, Rich conquistou um lugar como treinador da segunda temporada do The Ultimate Fighter junto ao seu amigo e também membro do Hall da Fama do UFC, Matt Hughes.

Franklin, que venceu suas sete primeiras lutas no UFC, defendeu o título dos médios contra Nate Quarry e David Loiseau, antes de perdê-lo para Anderson Silva em outubro de 2006. A carreira de Franklin estava longe do fim após a derrota para Anderson, e ele ainda promoveu diversas batalhas no Octógono, somando mais sete vitórias antes de se aposentar em 2012. Após encerrar sua carreira no UFC, Rich se tornou um executivo dos esportes de combate, se juntando ao ONE Championship como vice-presidente em 2014.

Nativo de Cincinnati, Ohio, Franklin obteve seus diplomas de bacharel em matemática e mestre em educação pela Universidade de Cincinnati. Rich começou sua carreira pós-universidade como educador, dando aulas de matemática na Oak Hills High School em Cincinnati. Sua trajetória singular ao Octógono levou Franklin a se tornar um dos mais populares e respeitados embaixadores do esporte, uma vez que ele auxiliou a educar uma geração de fãs sobre MMA, fazendo dele uma figura chave no crescimento do UFC após a primeira temporada do The Ultimate Fighter.

Os demais homenageados da classe de 2019 do Hall da Fama do UFC serão anunciados nas semanas que antecedem a 8ª Anual UFC International Fight Week, que acontece entre os dias 3 e 7 de julho em Las Vegas.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube