
Eventos
Treinadoras do TUF 23 disputam o cinturão peso-palha dia 8 de julho
Uma das maiores rivalidades do octógono é entre duas das menores lutadoras. No dia 8 de julho, a campeã peso-palha do UFC, Joanna Jedrzejczyk, vai defender seu cinturão contra a primeira colocada no ranking, Claudia Gadelha, na luta principal do TUF 23 Finale.
A corrida pelo ouro é apenas metade desta rivalidade, que começou há um ano e meio quando Jedrzejczyk e Gadelha se enfrentaram em uma equilibradíssima decisão divida a favor da polonesa, que manteve sua invencibilidade, e deu à brasileira sua primeira e única derrota.
Entretanto, antes que as estrelas do peso-palha coloquem as mãos uma na outra nesta aguardada revanche, a próxima temporada do The Ultimate Fighter vai dar aos fãs a chance de ver de perto a guerra psicológica e verbal entre Claudinha e Joanna, treinadoras da edição.
O programa estreia nesta quarta-feira, 20 de abril (nos Estados Unidos. O Combate passará a partir de 27 de abril), e terá as duas lutadoras tentando guiar atletas do peso-meio-pesado e da própria categoria peso-palha aos respectivos títulos.
Entender esta rivalidade é entender a curta, porém empolgante história da divisão peso-palha no UFC. Em dezembro de 2013, a organização anunciou a criação da categoria e a 20ª temporada do TUF, que iria coroar a primeira campeã ao final do torneio com 16 competidoras.
Carla Esparza e Rose Namajunas foram as finalistas, e Esparza se tornou a primeira campeã da categoria em dezembro de 2014 ao finalizar a adversária com um mata-leão no terceiro round.
Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!
Enquanto a primeira campeã sairia do TUF 20, o UFC contratou outras atletas da categoria para estrear no octógono antes do fim do reality, tendo como objetivo encontrar uma adversária para quem quer que conquistasse o cinturão.
Duas destas atletas foram Claudinha e Joanna.
Considerada uma das melhores atletas do peso mesmo antes de entrar no octógono, Claudinha fez a primeira luta da história do peso-palha no UFC contra Tina Lahdemaki, e dominou a finlandesa para vencer por decisão unânime usando seu famoso jogo de quedas e ground-and-pound.
A vitória foi a 12ª da carreira da invicta brasileia, que parecia estar se encaminhado para uma disputa de cinturão, e teve uma luta marcada contra uma kickboxer polonesa um dia após a final do TUF 20. Então a surpresa aconteceu e todos tiveram que aprender a pronunciar Jedrzejczyk.
Dez dias após a estreia de Claudinha no octógono, uma campeã europeia de muay thai chegou ao octógono com uma vitória por decisão unânime sobre Juliana Lima. Joanna mostrou a qualidade de sua trocação e defesa de quedas, e impressionou com a intensidade de sua encarada. Todos achavam que Claudinha seria a primeira desafiante ao título, mas Joanna entrou em seu caminho.
Naquela luta, a polonesa provou que não era uma mera zebra, defendeu quatro de cinco quedas da brasileira no primeiro round e conseguiu um knockdown, saindo na frente no combate. Os segundo e terceiro rounds foram mais equilibrados, com a brasileira aplicando seis quedas, mas sem conseguir usar seu jiu-jitsu ou ground-and-pound para definir o combate.
Dois juízes viram vitória de Jedrzejczyk nos dois primeiros rounds, e de Claudinha no terceiro, enquanto um juiz viu o primeiro para Joanna e os dois outros para a brasileira. A vitória colocou a polonesa na disputa de cinturão e atrasou os planos da brasileira.
Três meses depois, Joanna voltou a surpreender o mundo do MMA ao dominar completamente Carla Esparza, aplicando 53 golpes contundentes contra quatro da campeã, e conquistando o cinturão peso-palha com um nocaute técnico no segundo assalto.
Como se não bastasse, Joanna fez sua primeira defesa de cinturão entrando de última hora em duelo com Jessica Penne apenas três meses depois, e novamente venceu com sobras, nocauteando a adversária no terceiro assalto.
Enquanto isso, Gadelha caminhava novamente em busca da disputa de cinturão, e viu em seu caminho a duríssima Jessica Aguilar, embalada por dez vitórias consecutivas, no UFC 190. A brasileira conquistou a vitória por decisão unânime e o direito de disputar o título da categoria.
Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC
Entretanto, uma lesão na mão de Claudinha abriu espaço para que Valerie Letorneau desafiasse Joanna, se tornando mais uma vítima da campeã, que defendeu seu título em vitória por decisão unânime.
Em janeiro deste ano, o UFC confirmou que Jedrzejczyk e Gadelha não apenas resolveriam suas pendências com o título em jogo, mas também seriam treinadoras do TUF 23.
Dois meses depois, os fãs puderam ver a que ponto havia chegado a rivalidade em uma tensa encarada na coletiva de imprensa do UFC Unstoppable, no último mês de março. Agora, esperamos ansiosos pela revanche, que acontecerá na final do reality, dia 8 de julho.