Pular para o conteúdo principal
Robbie Lawler
Hall Of Fame

ROBBIE LAWLER É INCLUÍDO NA CLASSE DE 2025 DO HALL DA FAMA DO UFC

Las Vegas – O UFC anunciou que o ex-campeão peso meio-médio Robbie Lawler será introduzido ao Hall da Fama do UFC na Ala Moderna como membro da classe de 2025. A cerimônia acontecerá durante a 13ª edição da International Fight Week, na quinta-feira, 26 de junho, na T-Mobile Arena, e será transmitida ao vivo e exclusivamente pelo UFC Fight Pass.

"Robbie Lawler é um dos lutadores mais duros que já pisaram no Octógono", disse Dana White, presidente e CEO do UFC. "Ele era um verdadeiro assassino e tenho muito respeito por sua resistência e estilo de luta, que ajudaram a popularizar o MMA e o UFC, atraindo muitos novos fãs. Robbie teve uma carreira incrível, e será uma honra introduzi-lo ao Hall da Fama do UFC neste verão".

Lawler será o 16º membro a entrar na Ala Moderna do Hall da Fama, categoria que inclui atletas que iniciaram suas carreiras profissionais após 17 de novembro de 2000 (data do primeiro evento do UFC sob as regras unificadas do MMA) e que tenham pelo menos 35 anos ou estejam aposentados há pelo menos um ano.

Arte anunciando Robbie Lawler na Ala Moderna do Hall da Fama do UFC. (Divulgação)

Com 47 lutas em uma carreira de 22 anos, Lawler acumulou um cartel de 30 vitórias, 16 derrotas e uma luta sem resultado (19-15 no UFC, PRIDE e Strikeforce), com triunfos sobre Donald Cerrone, Frank Trigg, Johny Hendricks, Carlos Condit, Nick Diaz e Scott Smith.

O ex-campeão fez sua estreia profissional no MMA em 7 de abril de 2001, vencendo suas quatro primeiras lutas em três organizações diferentes por nocaute no 1º round antes de assinar com o UFC.

Sua primeira luta no UFC aconteceu no card preliminar do UFC 37: HIGH IMPACT, em 10 de maio de 2002, em Bossier City, Louisiana, onde derrotou Aaron Riley por decisão unânime. Lawler venceu três de suas seis lutas seguintes no UFC antes de deixar a organização após ser derrotado pelo ex-campeão dos médios Evan Tanner no UFC 50: THE WAR OF ’04.

Robbie Lawler comemora a vitória no UFC 181. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Robbie Lawler comemora a vitória no UFC 181. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Nos sete anos seguintes, Lawler competiu 18 vezes em outras promoções, registrando um cartel de 11 vitórias, seis derrotas e uma luta sem resultado. Nesse período, lutou no PRIDE e no Strikeforce, organização que mais tarde foi adquirida pelo UFC.

Ele retornou ao Ultimate como meio-médio em 2012, derrotando Josh Koscheck por nocaute técnico no 1º round durante o UFC 157: ROUSEY vs. CARMOUCHE, em 23 de fevereiro de 2013, em Anaheim, Califórnia.

Lawler venceu suas duas lutas seguintes contra Bobby Voelker e Rory MacDonald, garantindo uma disputa pelo título vago dos meio-médios contra Johny Hendricks no UFC 171, realizado em 15 de março de 2014, no American Airlines Center, em Dallas, Texas. Após cinco rounds, Hendricks venceu por decisão unânime. A luta principal do evento foi considerada a "Luta do Ano" em 2014.

Após essa derrota, Lawler venceu Jake Ellenberger e Matt Brown, garantindo uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão contra Hendricks no UFC 181. O evento aconteceu em 6 de dezembro de 2014, em Las Vegas, e Lawler conquistou o título ao vencer por decisão dividida.

Sua trajetória como campeão foi marcada por duas defesas de cinturão memoráveis contra Rory MacDonald no UFC 189 (2015) e Carlos Condit no UFC 195 (2016). Ambos os combates foram guerras de cinco rounds e foram premiados como "Luta do Ano" por diversos veículos de mídia. Em 2023, a revanche contra MacDonald foi incluída no Hall da Fama do UFC na categoria "Fight Wing". Ao longo da carreira, Lawler registrou sete nocautes e mais de 1.200 golpes significativos na divisão dos meio-médios.

Robbie Lawler comemora a vitória no UFC 195. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Robbie Lawler comemora a vitória no UFC 195. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Ele perdeu o cinturão para Tyron Woodley na luta principal do UFC 201, realizado em 30 de julho de 2016. Nos anos seguintes, continuou enfrentando grandes adversários nas divisões dos meio-médios e médios até sua despedida no UFC 290, em 8 de julho de 2023, quando nocauteou Niko Price em apenas 38 segundos.

Fora do Octógono, Lawler recebeu diversas premiações ao longo da carreira, incluindo o título de "Lutador do Ano" em 2014 pelo MMA Junkie e pelo Fighters Only World MMA Awards.

Natural de San Diego, Califórnia, Lawler começou a treinar taekwondo aos oito anos e caratê aos 10. Sua família se mudou para Bettendorf, Iowa, quando ele tinha 10 anos, e ele passou a competir no wrestling aos 16 sob a orientação do membro do Hall da Fama do UFC Pat Miletich. Lawler também competiu no wrestling durante o ensino médio, recebendo honras estaduais. Atualmente, vive na Flórida com sua esposa.

Robbie Lawler na plateia do UFC 313 durante sua nomeação ao Hall da Fama do UFC. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Robbie Lawler na plateia do UFC 313 durante sua nomeação ao Hall da Fama do UFC. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Para assistir à coleção de lutas de Robbie Lawler, acesse: UFC Fight Pass.

Para conferir a lista completa de atletas e lutas incluídas no Hall da Fama do UFC, bem como mais informações sobre o formato, visite UFCHOFFAQ ou acesse UFC.com.