Eventos
Elias Silvério, único brasileiro no Octógono na Geórgia, fez bonito e segue sem derrotas
Foi a vez de o Ultimate Fighting Championship armar seu Octógono em Atlanta, Estados Unidos, na quarta-feira de lutas do UFC Fight Night no Combate – Rockhold x Philippou. Na principal luta da noite, Luke Rockhold conseguiu sua primeira vitória na organização com um expressivo nocaute em Costa Philippou. Já a torcida brasileira pôde vibrar com a única participação tupiniquim na edição, um triunfo do invicto Elias Silvério.
Depois da derrota em maio de 2013, o ex-campeão do Strikeforce Luke Rockhold conquistou a primeira vitória no Ultimate contra Costas Philippou. Num combate programado para cinco rounds, Rockhold precisou de apenas 2min31s para derrubar o oponente. Tendo dominado o centro do Octógono, o canhoto conectou um duro soco de esquerda que abalou Philippou. Mas foi com um chute na linha de cintura, também de esquerda, que Luke liquidou a fatura. Com o resultado, Rockhold volta a figurar entre os pretendentes ao cinturão da categoria médio. Já Philippou amargou o segundo revés seguido.
“Consegui o chute. Percebi que ele vinha mudando de base, e tenho poder nos chutes. Sou o que vocês viram nesta noite”, declarou Rockhold.
Se na maioria das lutas o que se viu foi muita ação, não é o que se pode dizer do co-evento da noite, o desafio entre Brad Tavares e Lorenz Larkin. Com três assaltos sem grande ação, o havaiano Tavares levou a melhor por decisão unânime, tendo investido na trocação e algumas tentativas de queda. Independentemente disso, o peso médio chegou à quinta vitória seguida no UFC e segue com o cartel de 12 triunfos contra apenas uma derrota.
Ex-atleta olímpico no wrestling, detentor de vários títulos importantes na modalidade, o cubano Yoel Romero subiu mais um degrau no MMA ao bater Derek Brunson. Romero vinha levando a pior nos dois primeiros rounds, quando chegou a abusar das brincadeiras em alguns momentos e levou um forte chute na cabeça. Na terceira etapa, o peso médio pareceu ter voltado mais focado e conectou bons socos. No chão, Romero desferiu uma série de cotoveladas na costela do adversário, tendo obrigado o árbitro central a separar tudo, aos 3min23s. É a terceira vitória de Yoel Romero em três apresentações pelo UFC, sua sétima em oito lutas de MMA.
“Não luto para machucar meus oponentes. Mas se o árbitro não separar, continuo batendo”, explicou o cubano, uma vez que ficou a impressão de que o juiz poderia ter interrompido o confronto segundos antes.
Ainda nas lutas principais, os mais leves fizeram bonito. No peso galo, TJ Dillashaw não parou em nenhum momento e controlou Mike Easton, seja na trocação ou na luta agarrada, e garantiu a decisão unânime a seu favor, tendo se recuperado do revés na última apresentação para o brasileiro Rafael Assunção. Pela mesma categoria, John Moraga e Dustin Ortiz tiveram uma disputa mais parelha, mas Moraga, ex-desafiante ao cinturão, levou a melhor em decisão dividida dos jurados. No peso pena, o “Magrinho” cole Miller fez uma luta eletrizante e cheia de reviravoltas contra Sam Sicilia, mas fez valer sua habilidade no jiu-jitsu, com um estrangulamento mata-leão a 1min54s do segundo assalto. Depois, Miller aproveitou para desafiar Donald Cerrone, que comentou recentemente sobre a possibilidade de descer do leve para o peso pena.
Não poderia ter sido melhor a única participação brasileira na noite de lutas em Atlanta. Nas preliminares, em sua segunda apresentação pelo UFC, Elias Silvério, o Xuxu, fez bonito contra o favorito Isaac Vallie-Flagg, dos Estados Unidos, que vinha numa série de 12 lutas sem derrotas. No primeiro round, Elias se mostrou melhor na trocação e conseguiu um knockdown. Depois disso, o brasileiro derrubou Flagg e controlou no solo. Na segunda parcial, Silvério vinha melhor, quando desferiu uma joelhada ilegal e perdeu um ponto. Elias não se abalou e manteve a estratégia de encurtar e derrubar. Foi o que ele fez no assalto final para garantir o triunfo. Quedou novamente Isaac e chegou às costas e à montada. O triunfo por decisão unânime é o décimo de Elias, que está invicto no MMA.
Confira todos os resultados:
CARD PRINCIPAL
Luke Rockhold venceu Costa Philippou por TKO aos 2min31s do R1
Brad Tavares venceu Lorenz Larkin por decisão unânime
TJ Dillashaw venceu Mike Easton por decisão unânime
Yoel Romero x Derek Brunson
John Moraga venceu Dustin Ortiz por decisão dividida
Cole Miller finalizou Sam Sicilia com um mata-leão a 1min54s do R2
CARD PRELIMINAR
Ramsey Nijem venceu Justin Edwards por decisão unânime
Elias Silvério venceu Isaac Vallie-Flagg por decisão unânime
Trevor Smith venceu Brian Houston por decisão dividida
Louis Smolka venceu Alptekin Ozkilic por decisão unânime
Vinc Pichel venceu Garett Whiteley por decisão unânime
Beneil Dariush finalizou Charlie Brenneman com um mata-leão a 1min45s do R1