Eventos
Norte-americana volta ao octógono neste sábado, na Austrália, contra Holly Holm
Ronda Rousey tornou-se uma pioneira sendo a primeira em muitas coisas no MMA feminino. Sua influência percorreu o mundo, afetando milhões no caminho. Especificamente, estas três jovens atletas promissoras.
Evnika
Evnika é uma sensação de boxe de 8 anos de idade do Cazaquistão. Suas mãos rápidas e técnicas perfeitas são o resultado do treinamento que faz desde que tinha 3 anos de idade.
Evnika segue um rigoroso regime de treino de seu pai, Rustam. Rustam não acredita em sparring e teme que possa ser perigoso para o desenvolvimento de técnicas necessárias de uma jovem boxeadora. Então Evnika, seguindo os passos de seus dois irmão e quatro irmãs, treina sem um parceiro e trabalha estritamente em aperfeiçoar técnicas fundamentais.
Mais que uma azarão | A diferença entre Holm e Bethe | Ronda sorridente e Joanna provocante | Joanna: Gadelha tem que ficar quieta e esperar pela sua chance | Assine o Combate
“Durante o treino, crianças tem a sensação que temos quando se está dançando,” disse Rustam ao UFC.com. “Permite que o atleta se abra, para aliviar a tensão e mover-se por diversão.”
E é só isso que tem sido para Evnika até hoje: divertido. Ela adora assistir lutas de Mike Tyson e Manny Pacquiao, porém seus ídolos são seus irmãos e irmãs.
Agora vivendo na Rússia, Rustam não sabe o que o futuro guarda para Evnika. Ele disse que não importa o quão talentosa ela for, se ela não apaixonar-se pelo esporte então não será seu modo de vida. A escolha é dela. Rustam tem uma pequena inclinação, porém. Ele vê a forma como ela treina todos os dias e acha que Evnika pode já ter se apaixonado pelo esporte sem saber.
Sage
Os sonhos de uma jovem atleta em Mapleton, Utah estão nas alturas. Sonhos que não só incluem seguir os passos de seus ídolos, mas tornar-se uma pioneira do wrestling.
Conheça Sage Mortimer, uma wrestler dedicada de 13 anos de idade que espera tornar-se a primeira campeã colegial estadual em Utah. O wrestling feminino não é oferecido como uma esporte colegial no Utah, mas isso não impediu Sage. Ela planeja vencer os meninos no caminho.
Sage vem de uma família do wrestling. Seu pai é um treinador de wrestling e seu irmão pratica wrestling desde os quatro anos de idade. Aos oito anos de idade, após ver seu irmão nos treinos e torneios, Sage perguntou se poderia começar a treinar wrestling.
“Nós decidimos deixar ela tentar. Naquele mesmo dia ela estava vencendo garotos que treinavam wrestling há anos,” disse Shanille Mortimer, mãe de Sage. “Ela nunca olhou para trás.”
Sage continuou lutando contra meninos e venceu o torneio estadual de estilo Greco em seu primeiro ano e os torneios estaduais de estilos Folk e Livre no ano seguinte.
Contra garotas, ela é bicampeã nacional.
Sage raramente tem a oportunidade de competir contra outras garotas em Utah, mas está constantemente tentando convencer outras garotas a treinarem wrestling.
“Minha meta é conseguir o ouro nas Olimpíadas na luta livre feminina em 2020 aos 18 anos,” disse Sage.
Enquanto ela sonha em um dia ser campeã olímpica e do UFC, abrir portas e difundir o conhecimento sobre o wrestling feminino em Utah terá que ser o bastante por agora.
JJ
Uma jovem menina em Armagh, Irlanda estava para começar aulas de balé e dança irlandesa. Mas a jovem de 3 anos de idade tinha outros planos.
Conheça JJ, agora com 10 anos, chamando atenção no mundo do caratê, mas que antes tinha outros planos. JJ não era fã de balé ou dança, mas quando ela viu outras crianças de quimono de caratê ela queria tentar também. Foi uma combinação perfeita e ela se apaixonou pelo esporte.
JJ sonha em tornar-se uma atleta olímpica e um dia dividir um set de filmagens com os heróis icônicos Jackie Chan e Jean-Claude Van Damme.