Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Ronda Rousey segue 100% no UFC 170

Daniel Cormier estreia com tudo entre os meio-pesados, enquanto Raphael Assunção traz a única vitória brazuca

Ronda desfere joelhada letalRonda Rousey foi mais uma vez perfeita em sua terceira defesa de cinturão, nesta sábado, em Las Vegas, contra Sara McMann. Mas o UFC 170, no tradicional Mandalay Bay Events Center, também contou com a apresentação impressionante de Daniel Cormier e a consolidação de Rory MacDonald diante do brasileiro Demian Maia. Entre os tupiniquins, se deu bem Raphael Assunção, que venceu a sexta seguida e ganha força entre os pesos galos.

Na principal luta da noite, a disputa do cinturão peso galo feminino, duas atletas invictas e medalhistas olímpicas. Sara McMann parecia ser uma ameaça à campeã Ronda Rousey, mas não foi o que aconteceu dentro do Octógono. Após intensa trocação nos primeiros segundos, Rousey conseguiu prensar Sara nas grades, de onde passou a abafar e desferir cotoveladas e joelhadas para abrir espaço e aplicar as suas tradicionais quedas. Uma joelhada acertou em cheio a linha de cintura de Sara, que caiu de quatro apoios, aparentemente sem defesa. Neste momento, o juiz Herb Dean optou pela interrupção, a 1min6s. Após vencer oito vezes por finalização, sempre com a chave de braço, Ronda Rousey conseguiu seu primeiro nocaute e segue como a número 1 do UFC. Mesmo assim, algumas vaias ecoaram na arena.

“Assisti a muitos vídeos dela, analisei a movimentação e jogo de corpo dela”, declarou Ronda, com a impressionante marca de terminar oito dos nove triunfos ainda no primeiro round. “Houve vaias, mas têm muitos que estão aplaudindo na outra arquibancada!”, brincou.

O apresentador Joe Rogan pediu a opinião de Sara McMann sobre a interrupção da luta, se foi precipitada.

“Fui acertada no fígado. Espero que tenha uma revanche. Tentaria me levantar, mas ele tem que proteger a gente. Deveria ter saído das grades mais rapidamente”, comentou.

Na luta co-principal da noite, após duas vitórias entre os pesos pesados do UFC, o invicto Daniel O atropelo de DC sobre CumminsCormier estreou na categoria de baixo – meio-pesado - contra Patrick Cummins, que fez muitas provocações antes do confronto. Com raiva, Cormier foi com tudo para cima, numa série de socos. Uma bomba de direita derrubou Cummins, que não conseguiu mais se defender. Alguns golpes depois, o árbitro Mario Yamasaki separou tudo, a 1min19s. Numa série de 14 triunfos, Daniel Cormier surge como um grande nome na nova divisão, hoje dominada por Jon Jones.

“Bati forte nele por tudo o que ele disse. Tenho um futuro bom pelo UFC, me sinto no topo desta divisão”, declarou.

Rapagem de Rory contra DemianVindo de derrotas na última apresentação, tanto Demian Maia quanto o canadense Rory MacDonald precisavam vencer para seguir com chance de uma disputa pelo cinturão da categoria meio-médio. E a busca pelo triunfo foi o que marcou o desafio. Especialista no jiu-jirsu, campeão mundial na modalidade, Demian conseguiu aplicar sua estratégia no primeiro assalto. Derrubou, chegou à montada e castigou MacDonald. Mas o brasileiro aparentou ter voltado cansado na segunda etapa, quando o canadense levou a melhor na trocação e conectou golpes duros, entre eles um chute potente na linha de cintura. No round final e decisivo, Demian derrubou novamente, mas, muito cansado, não conseguiu manter o adversário no solo. O canadense se levantou e voltou a levar a melhor na trocação, o que assegurou a decisão unânime a seu favor. Com apenas 24 anos e seis vitórias nas últimas sete apresentações, Rory MacDonald segue como uma das grandes promessas da categoria, aspirante ao título.


Derrotado após uma série de quatro vitórias, Mike Pyle estava disposto a tudo contra Tj Waldburger no intuito de seguir bem cotado na categoria meio-médio. E foi o que o americano fez contra seu compatriota. Vinha dominando os dois primeiros rounds, na trocação e com algumas quedas. No assalto final aplicou uma bela cotovelada giratória, tentou uma guilhotina e chegou à montada, de onde socou até nocautear, aos 4min3s. Na primeira do card principal, Stephen Thompson conectou um belo direto de direita e abriu caminho para o nocaute contra Robert Whittaker em apenas 3min43s.

Nas preliminares, no combate 100% brasileiro do UFC 170, o estreante Pedro Munhoz tinha uma Confronto verde-e-amarelomissão indigesta: parar o terceiro do ranking do UFC entre os pesos galos Raphael Assunção, que vinha numa série de cinco triunfos. Munhoz mostrou personalidade dentro do Octógono e resistiu bem na trocação durante a primeira parcial. Assunção abriu pequena vantagem, mas consolidou seu favoritismo no segundo assalto, quando conseguiu derrubar o oponente, trabalhar o ground and pound e conectar bons golpes na trocação. O treinador Rafael Cordeiro disse a Munhoz que o terceiro assalto seria tudo ou nada, e o pupilo entrou disposto a isso. No entanto, Assunção usou toda a experiência e controlou as ações, tendo castigado o olho esquerdo do adversário. No final dos três rounds, vitória para Raphael Assunção por decisão unânime, que agora emplaca o sexto resultado positivo em sequência e fica bem cotado para a disputa do cinturão da categoria, hoje sob poder do compatriota Renan Barão.

Primeiro brasileiro em ação em Las Vegas, Rafaello “Trator” Oliveira precisava de um resultado positivo, já que vinha de derrota e uma sequência ruim. Mas Trator não teve chances diante de um Erick Koch decidido. Nos primeiros instantes, o americano encaixou um duro direto de esquerda que derrubou o brasileiro. Com o oponente ao chão, Koch disparou uma sequência devastadora de socos e só restou ao árbitro central intervir a 1min24s de luta. Com o resultado, Trator fica em situação complicada na organização, tendo perdido quatro das últimas cinco apresentações. Já Koch, que estreou na categoria peso leve, se recupera após duas derrotas.
 

Confira todos os resultados:
Ronda Rousey venceu Sara McMann por TKO a 1min6s do R1
Daniel Cormier venceu Patrick Cummins por TKO a 1min19s do R1
Rory MacDonald venceu Demian Maia por decisão unânime 
Mike Pyle venceu T.J. Waldburger por TKO aos 4min3s do R3
Stephen Thompson venceu Robert Whittaker por TKO aos 3min43s do R1

Preliminares
Alexis Davis venceu Jessica Eye por decisão dividid
Raphael Assunção venceu Pedro Munhoz por decisão unânime
Aljamain Sterling venceu Cody Gibson por decisão unânime
Zach Makovsky venceu Josh Sampo por decisão unânime 
Erick Koch venceu Rafaello Trator por TKO a 1min24s do R1
Ernest Chavez venceu Yosdenis Cedeno por decisão dividida