Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Rousimar Toquinho - Atendendo a demanda, sem perder a essência

"Por muito tempo, houve a cultura de que para treinarmos bem tínhamos
que viajar para fora, mas penso diferente. Para mim não importa onde
você está, o principal é a sua dedicação". Rousimar Toquinho

Rousimar "Toquinho" Palhares é conhecido por ser um homem de poucas palavras e muita ação. Mas isso está mudando. O tímido lutador já começa a se soltar nas entrevistas e está mais aberto à comunicação com os fãs, inclusive com um perfil no Twitter (@ToquinhoMMA) e apoio de uma assessoria de imprensa. No UFC 142, onde encara Mike Massenzio no próximo dia 14, no Rio de Janeiro, Toquinho espera não se expressar apenas através dos golpes que já garantiram 22 vitórias no cartel (22-3-0). 

"Estou com um pessoal agora que cuida da minha imagem e ajuda a me comunicar melhor com os fãs. Acho isso importante, porque as pessoas me viam como lutador, mas sabiam muito pouco sobre mim, sobre o que eu penso. Agora os fãs do UFC estão podendo saber mais sobre como sou e acompanhar o meu trabalho".

Mas o peso médio, que faz uma das lutas do card principal, espera surpreender ainda mais dentro do Octógono, tendo corrigido uma falha que vinha atrapalhando. Na derrota contra Nate Marquardt, no UFC Fight Night 22, acabou nocauteado depois de um momento de grande desatenção, quando parou para reclamar com o árbitro. Na última apresentação, quando venceu Dan Miller por decisão unânime no UFC Rio: Silva vs. Okami, quase pôs tudo a perder no momento em que soltou o adversário e foi comemorar antes de Herb Dean intervir. A luta teve que continuar e, desconcentrado, Toquinho chegou a levar um duro golpe. 

"Na luta contra o Marquardt tive uma desatenção enorme, mas na luta contra o Miller não. Ele pediu para parar, por isso soltei ele", pondera. "No entanto, hoje estou mais maduro, me sinto um lutador melhor e fico cada vez mais tranqüilo. Já me acostumei dentro daquela jaula!"

Vindo de família humilde e infância pobre, Toquinho precisou superar muitas barreiras até se tornar um lutador do UFC, e isso pode ser o combustível extra para mais um resultado positivo.
"Na hora da luta penso apenas na minha preparação, que estou bem. Dentro do Octógono não dá para pensar muita coisa não. Mas durante o treinamento penso em tudo o que passei na minha vida, e isso me motiva", admite ele, muito atento ao próximo adversário, Mike Massenzio, que conta com 13 vitórias e cinco derrotas. 
 
"Ele derruba bem, tem o wrestling forte, mas não sei se vai querer lutar no chão. Pode ser até que ele tente me derrubar por falta de opção, mas, se conseguir, não acredito que vá querer ficar no chão comigo. Estou preparado para tudo e o que a luta proporcionar estarei pronto", adianta ele, que acredita ter a vantagem por treinar e lutar em casa. 

"Por muito tempo, houve a cultura de que para treinarmos bem tínhamos que viajar para fora, mas penso diferente. Para mim não importa onde você está, o principal é a sua dedicação. Trabalhando duro, você fica confiante. Aqui estou no meu país e só isso já basta. Só o fato de ficar na minha casa até pouco antes da luta já é muito mais agradável, é muito melhor para me concentrar".

A meta agora é chegar à terceira vitória seguida e, depois, pensar no futuro. Dessa forma, Toquinho espera alcançar o seu grande sonho: ser campeão do UFC.

"Estou focado nesta luta e penso sempre passo a passo. Vou trabalhando e, quando eles me colocarem pelo cinturão, estarei pronto, independentemente de quem seja o adversário".