Saiba mais sobre Joilton Lutterbach, brasileiro que estreia no UFC Arábia Saudita
Participante do TUF Brasil 3, "Peregrino" encara Shara Magomedov no evento deste sábado (22)
Os fãs de longa data do UFC devem se lembrar do nome de Joilton Santos, o "Peregrino", que participou da terceira edição do The Ultimate Fighter Brasil, em 2014, integrando a equipe de Chael Sonnen. Dez anos depois e com um sobrenome diferente, ele estreia no Octógono neste sábado (22), no UFC Arábia Saudita.
Joilton entrou para o reality no início de sua carreira no MMA profissional, aos 21 anos de idade. Ele conquistou sua vaga na casa com um triunfo sobre Douglas Moura e foi o segundo peso-médio escolhido por Sonnen para seu time.
No programa, no entanto, o paraibano de Campina Grande acabou sendo derrotado por Wagner Gomes e viu a oportunidade de entrar para o plantel do UFC ser adiada.
Joilton Santos ajeita bandagem na mão antes da luta com Wagner Gomes no TUF Brasil 3, em 2014. (Luiz Pires Diaz/Zuffa LLC)
De volta ao circuito regional, Joilton acumulou experiência - e muita: hoje, soma 38 vitórias, nove derrotas e uma luta sem resultado, tendo encarado nomes do calibre de Carlston Harris, Alex "Cowboy" Oliveira e até o atual campeão peso-médio do Ultimate, Dricus Du Plessis, apenas para citar alguns.
Para facilitar sua entrada em eventos europeus, o brasileiro, que já competiu na Polônia, Rússia, Sérvia, Alemanha, entre outros países, teve a ideia de adotar o sobrenome de sua esposa Sílvia, descendente de alemães, e se tornou Joilton Lutterbach.
Com 25 vitórias em suas últimas 29 lutas, incluindo quatro triunfos em sequência, e uma década após sua passagem pelo TUF, "Peregrino" finalmente conquistou a chance de pisar no Octógono e vai encarar o invicto Shara Magomedov no evento deste final de semana.
Considerado uma promessa da divisão até 84 Kg, o russo estreou no Ultimate em outubro do ano passado vencendo outro brasileiro, Bruno "Blindado" Silva, por decisão unânime.
O UFC Arábia Saudita terá transmissão exclusiva do UFC Fight Pass neste sábado (22) em horário especial: a partir das 13 horas (horário de Brasília).