Eventos
Uma das disputas de cinturão mais aguardadas de 2024 irá liderar o UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC, neste sábado (14), em Las Vegas. O primeiro evento esportivo realizado na icônica Sphere será protagonizado pelo campeão peso-galo Sean O'Malley, que vai em busca de sua segunda defesa de título e terá pela frente o georgiano Merab Dvalishvili, número um da categoria.
O confronto promete ser explosivo e intenso, já que ambos são lutadores agressivos, mas com abordagens completamente distintas dentro do Octógono. Ao longo da história do MMA, muitos clássicos se formaram em lutas entre strikers e wrestlers, e este embate entre O'Malley e Dvalishvili parece seguir essa mesma tradição. Vamos explorar os pontos fortes de cada lutador e entender o que esperar quando eles estiverem frente a frente em um dos eventos mais épicos do ano.
Sean O'Malley
Pontos chave: Maior número de bônus na história do peso-galo (9), maior diferencial de golpes uma luta na história do peso-galo (+161 contra Kris Moutinho), segunda maior média de golpes significativos por minuto na história do peso-galo (7,76)
Maior revelação na história do Dana White's Contender Series e atual campeão peso-galo, Sean O'Malley destaca-se como uma verdadeira estrela do MMA. Jovem, carismático e com um estilo de luta empolgante, o norte-americano rapidamente conquistou fãs ao redor do mundo, não só pelo seu desempenho dentro do Octógono, mas também pela sua personalidade ousada e provocadora.
O'Malley é um striker clássico que sabe usar sua envergadura e técnica de boxe para manter os adversários à distância. Ele combina fintas e excelente movimentação para abrir brechas e contra-atacar oponentes que se expõem. Um exemplo claro dessa estratégia foi sua vitória sobre Aljamain Sterling, onde o ex-campeão errou um golpe e acabou nocauteado ao deixar a guarda aberta.
Mas como O'Malley se sai contra strikers de alto nível? Sua luta contra Petr Yan no UFC 280 fornece a resposta para essa pergunta. Durante três rounds intensos, O'Malley mostrou que, além de ser um lutador técnico, possui um cardio sólido, mantendo o ritmo até o fim da luta. Com a dificuldade em acertar o futuro campeão e encurtar a distância, coube ao russo tentar o grappling para se sobressair - o que não deu certo, visto que Yan foi derrotado por decisão dividida.
Saiba mais: Conheça Sean O'Malley, o campeão peso-médio que lidera o UFC 306
É importante salientar que apesar de ter nocauteado diversos adversários, a verdade é que o campeão não é conhecido pela força bruta, mas sim por ser um boxeador de volume e precisão. Contra Marlon Vera, por exemplo, foram 230 golpes significativos acertados no equatoriano durante os cinco rounds - e se pensarmos que ele acertou a mesma quantidade em Kris Moutinho em menos de 15 minutos de duelo, tudo torna-se ainda mais impressionante. Com uma precisão de 62% e mais de sete golpes significativos por minuto, não é de se espantar que O'Malley é hoje o striker mais perigoso do peso-galo e um dos melhores do UFC.
Só que para golpear em pé, ele precisa evitar ser derrubado. Com uma média de 60% de defesa de quedas, os números mostram que o lutador precisa evoluir nesse sentido. O campeão foi derrubado em apenas três de suas 12 lutas no Octógono, mas não ofereceu muita resistência aos rivais e, apesar de ter vencido em todos os confrontos em que foi ao chão, isso pode ser um problema contra o seu próximo adversário.
Merab Dvalishvili
Pontos chave: Maior sequência de vitórias na história do peso-galo (9), maior número de quedas na história do peso-galo (66), segundo maior tempo de controle na história do peso-galo (1h04m02s).
Atual primeiro colocado no ranking do peso-galo e sem saber o que é perder nas últimas dez lutas, Merab Dvalishvili terá neste sábado a oportunidade de conquistar o cinturão da divisão em sua primeira chance de lutar pelo título. Companheiro de treinos do ex-campeão Aljamain Sterling, o georgiano é um desafio difícil para qualquer adversário, e o motivo para isso será explicado logo abaixo.
Merab é, sem dúvidas, um dos melhores wrestlers do UFC na atualidade. Além da qualidade técnica em colocar seus oponentes no solo, o desafiante é incansável e possui uma resistência e cardio que poucas vezes foram vistos em um atleta profissional de MMA. Talvez, possamos comparar Merab com Colby Covington em seu auge, mas o georgiano é ainda mais impressionante do que o norte-americano foi nesse sentido.
Leia mais: Os brasileiros no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC
Com 79 quedas em 12 lutas no UFC, Merab é incansável em seu estilo de luta. Em quatro delas, ele conseguiu derrubar os adversários por 10 vezes ou mais, demonstrando sua habilidade em manter o ritmo e pressionar os oponentes. Seu único rival que conseguiu evitar todas as suas quedas foi o ex-campeão peso-pena José Aldo, que defendeu 16 tentativas do lutador.
Mas o que Merab busca com esse jogo incansável? Seu objetivo não é necessariamente controlar os oponentes no chão, mas implementar um ritmo de luta insano para cansar os rivais e aproveitar para conseguir um nocaute ou finalização - vide a vitória sobre Marlon Moraes. Com isso, o desafiante mantém o adversário sempre na defensiva e consegue quebrá-lo fisicamente e mentalmente. Quando fez sua única luta principal, contra Petr Yan, o georgiano não venceu pela via rápida, mas anulou completamente o ex-campeão em todos os parâmetros de luta (golpes significativos, quedas, controle, dano) e saiu com a vitória por decisão unânime.
E qual seria o ponto fraco do lutador? Bem, Merab já ficou mais de uma vez atordoado no Octógono por conta de um golpe do rival. Em seu ritmo e pressão incansáveis, ele às vezes dá alguma brecha e já mostrou vulnerabilidades quando é atingido de forma precisa. Em sua última apresentação, ele foi balançado por Henry Cejudo, mas em seguida se recuperou e conseguiu sobrepujar "Triple C" para sair com a vitória.
O que esperar da luta?
Como explicado acima, são dois lutadores com estilos muito diferentes - e isso deve ser refletido até o momento em que a luta durar.
Caso o combate fique em pé, a vantagem será claramente do campeão. O'Malley tem maior envergadura, um boxe mais refinado, maior poder de nocaute e melhor movimentação. Se o grappling for o carro chefe do encontro, Merab deve dominar durante os 25 minutos usando seu wrestling incansável para anular o jogo do norte-americano com as quedas e sair com o cinturão da Sphere.
Independente de quem vença - e agora vem a polêmica - eu não vejo essa luta sendo equilibrada. Um estilo irá se sobressair, e no sábado iremos descobrir qual deles será.
Mas nossa função aqui não é falar o óbvio. É imaginar cenários.
Assista ao Countdown: UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC
Merab já foi balançado algumas vezes e apesar de O'Malley não ser um power puncher, ele tem poder de nocaute o suficiente para encerrar o combate com uma sequência após atordoar o desafiante. O campeão é um lutador inteligente e que sabe aproveitar as brechas do rivais. Como o georgiano às vezes entra em queda de forma afobada, não seria de se espantar que o norte-americano acerte um uppercut ou uma joelhada que encerre o confronto.
Só que O'Malley também nunca enfrentou alguém com o estilo de Merab. Ao contrário do que fez Sterling - seu companheiro de treinos - Dvalishvili não dará espaço para o campeão e deve ficar o tempo todo em cima, usando o clinch, indo para as quedas e buscando cansar o rival o máximo possível para, se não conseguir um nocaute ou finalização, sair com a vitória por decisão.
No meio disso tudo, pode ser que O'Malley tenha problemas para plantar o pé, usar a força do quadril e desferir o golpe certeiro que lhe dará a vitória. Mas se há hoje um lutador do peso-galo com a capacidade de fazer isso contra Merab Dvalishvili, esse atleta é justamente o norte-americano.
Não é um palpite em si, mas imagino que se a luta terminar pela via rápida, teremos uma chance maior de ouvir 'and still' da boca de Bruce Buffer. Porém, se ela durar os 25 minutos e os juízes precisarem dar um veredito, é provável que a lenda grite 'and new' a plenos pulmões.
O que veremos no Octógono: uma exibição técnica de striking de O'Malley ou uma performance de cardio e wrestling insanos de Dvalishivili?
Descobriremos no sábado, no UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC! E você não pode perder no UFC Fight Pass.
O UFC 306 - Riyadh Season Noche UFC foi um evento realizado dia 14 de setembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.