Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

A Segunda Chance de Shogun

 

 

Por Thomas Gerbasi

Este é um dos piores momentos de toda uma luta por título. Você acabou de dar 25 minutos de sua vida, lutando por aquilo que teoricamente pode ser um cinturão, mas, na realidade, é muito mais. Para ser chamado de campeão, o melhor do mundo, pode ser uma sensação de extasiante. Quando a história do MMA é escrita, você terá seu lugar como um dos poucos escolhidos que chegaram ao topo em seu ofício.      

Mas agora seu destino está nas mãos de três juízes. O que você pensou que você fez durante os últimos 25 minutos pode não ser recompensado, e que você não fez pode custar caro. Mauricio 'Shogun' Rua conhece esse sentimento muito bem, mas quando a sua luta pelo título meio-pesado do UFC contra Lyoto Machida em outubro do ano passado acabou, ele sentia que tinha feito o suficiente para arrebatar o cinturão das mãos de seu conterrâneo.      

"Eu tinha certeza que eu tinha ganhado a luta, porque os meus corners me disseram que eu tinha ganhado, eu me senti bem durante a luta, e eu confio nos meus corners", Shogun disse. "Além disso, a reação do público foi positiva para mim, então eu realmente pensei que tínhamos conseguido".      

Em seguida, Bruce Buffer caminhou até o centro do octógono com o veredicto. Todos os três juízes estavam de acordo - 48-47 ... para Lyoto.       

"A vida de um lutador não é fácil e você tem que estar sempre procurando a próxima meta", ponderou Shogun quando perguntado quanto tempo demorou para superar a decepção da derrota. "Obviamente levou algum tempo, mas depois que você começa a treinar novamente você segue em frente, o foco é sempre a próxima. A oferta de revanche ajudou muito apesar de tudo".      

Shogun ri, e é claro que ele seguiu em frente, sem tentar entender coisas que ele não pode controlar. E ele está certo; a confirmação do presidente Dana White sobre uma revanche imediata aliviou um bocado a dor da perda, assim como abrandou o descontentamento dos fãs.   

"Me deu um pouco de conforto, mostrando que nem eu e nem meus corners éramos loucos pela forma como vimos a luta", Shogun disse, que admite ter visto a luta inúmeras vezes. "Isto também me dá um impulso para a revanche. Os fãs são a razão por que fazemos isso, ou pelo menos deveria ser, por isso é ótimo quando você se sente apoiado por eles".      

E agora, mais de seis meses depois, o que aconteceu em Los Angeles não significa nada. O que importa é o evento principal deste sábado, o que - novamente - é um confronto interessante de estilos entre os dois melhores artistas de MMA do mundo até 93kg. E muito do foco recai em Shogun, que é encarregado de melhorar o que era um plano muito eficaz de combate pela primeira vez.      

"Todas as lutas são difíceis para se alcançar um plano, porque a luta é uma luta e você nunca sabe até que ela realmente começa", ele disse. "Na verdade, depois que você lutou com alguém, você também aprendeu mais detalhes sobre o oponente, e você pode se ajustar a novos e melhores detalhes, isso serve para os dois lados".     

Isso significa que veremos um Shogun ainda melhor contra Lyoto, e o resultado dessa luta deve ser memorável. Mas outra grande questão em torno desta revanche é: como Lyoto Machida irá reagir à diante do único homem que o levou ao extremo no UFC, que o viu sangrando e o pressionou muito, antes que ele faturasse a vitória e mantivesse seu recorde intacto. Então Shogun vai para cima com tudo, o fazendo relembrar o quão difícil foi a última luta?     

"Eu sempre luto com confiança", Shogun disse. "Isso é algo que eu aprendi na escola onde fui criado como um lutador do meu mestre. Eu sempre acredito em entrar no cage pensando em vencer e terminar a luta. Foi assim em todas minhas lutas, e será agora de novo. Mas eu acho que essa é uma luta diferente com os lutadores iguais. Ele pode ter uma estratégia diferente, eu tenho uma estratégia diferente, e no final, tudo pode mudar com um único golpe. Então é difícil dizer, temos de sentir o que acontece e estarmos prontos para o que nós temos que fazer".      

Shogun é tranquilo e confiante em seu retorno ao octógono, e ele tem razão de estar assim. Depois de dominar o Pride com um registro de 12-1, ele perdeu sua primeira luta no UFC para Forrest Griffin, em 2007, passou por duas cirurgias no joelho, e conseguiu um TKO com pouco brilho em 2009 sobre Mark Coleman. Mas começando com o seu nocaute sobre Chuck Liddell no UFC 97 em abril de 2009, o 'velho' Shogun estava de volta, e a luta contra Lyoto mostrou de uma vez por todas por que ele está entre os meio-pesados de elite do planeta.      

"Foi ótimo", Shogun disse de seu retorno ao velho estilo, "mas eu acho que já mostrei isso na luta contra Chuck Liddell, e acho que algumas pessoas foram muito rápidas ao esquecer o meu passado, o que eu tinha feito no MMA e que tipo de lutador eu sou. O importante é que a cada luta tentamos melhorar, tentamos nos tornar melhores".      

Coincidentemente, a mesma arena que viu Shogun derrotar Liddell, será o palco de sua revanche contra Lyoto, o Bell Centre de Montreal.      

"Fiquei muito feliz quando vi que a revanche seria em Montreal por inúmeras razões", ele disse. "Eu amo o Canadá e tenho muitos amigos em Toronto. Eu me sinto em casa no Canadá e vou muitas para lá para treinar na Toronto BJJ, onde um amigo meu ensina Muay Thai, assim os laços com o Canadá são fortes. Além disso, o sentimento no UFC 97 foi incrível, os fãs no Canadá realmente amam o MMA e essa energia é transmitida para você dentro do cage. A cidade me traz grandes recordações e mesmo com a pressão para aquela luta contra o Chuck, tudo correu bem".      

A pressão era alta na luta entre Shogun e Liddell, mas pode ser ainda maior nessa segunda vez. Primeiro, a luta por título não vem com muita facilidade na talentosa categoria até 93kg, e segundo, ele tem uma boca a mais para alimentar em Curitiba, no Brasil. Ele e sua esposa Renata foram agraciados com o nascimento da primeira filha , Maria Eduarda, em janeiro.      

"Isso muda muito, e é uma coisa maravilhosa", disse o papai de 28 anos. "Agora eu tenho que ganhar dinheiro para três de nós, e o futuro dela está sempre na minha mente. Ela é a alegria da minha vida, ela traz um grande senso de responsabilidade, e eu sou um pai muito orgulhoso. Ela é linda, se parece comigo". 

Ele sorri, mostrando claramente estar à vontade antes da luta mais importante de sua carreira, mas com o cinturão de campeão ao alcance, à pergunta que deve ser feita é: o resultado da primeira luta traz uma responsabilidade extrema de não deixar a segunda ir para a decisão dos jurados?      

"Não muito, porque se eu começar a pensar assim, eu posso interromper meu planejamento de luta e colocar pressão extra", ele disse. "Se você olhar para a minha carreira eu sempre lutei para terminar as lutas, por KO ou finalização. Confira minhas estatísticas e qualquer um pode ver que eu gosto de lutar de forma agressiva e terminar as lutas, é a maneira como fui ensinado. No entanto, às vezes é difícil executar isso, dependendo do estilo de seu adversário, e o importante é vencer a luta. Eu tenho sempre a confiança que os juízes vão fazer o seu trabalho, e eu vou fazer o meu de tentar ganhar a luta o mais rápido possível".     

E quando o embate de sábado à noite terminar, ele espera deixar o octógono com a frase "Campeão do Mundo" na frente de seu nome. Qualquer coisa menor será uma decepção.      

"O cinturão do UFC é o meu sonho, meu maior objetivo e ter uma segunda chance é ótimo", Shogun disse. "Eu quero muito ganhar, pela minha família, pelos meus fãs, pela minha equipe e por mim".