Pular para o conteúdo principal

Sessão da tarde

Já que filme é o tema da semana, por causa da proximidade do Oscar, separamos quatro documentários da Netflix para todo fã de luta. 

Em semana de Oscar, todo mundo começa a correr para os cinemas e serviços de streaming para tentar assistir a uma ou outra produção – e, assim, não parecer tão ignorante nos invariáveis papos temáticos dos almoços ou cafés. Quando o tema é cinema, se há uma categoria injustiçada é a dos documentários: ninguém dá muita bola para ela. Tanto que nenhum dos cinco filmes indicados (Free Solo; Hale County This Morning, This Evening; Minding the Gap; Of Fathers and Sons e RGB) pode ser assistido por aqui ainda. Para corrigir essa falha com os pobres docs, fizemos uma seleção com os quatro disponíveis na Netflix que todo fã de luta vai adorar. E você ainda pode participar dos papos dos almoços e dos cafés com esse belo discurso a favor das produções sobre a vida como ela é.

O Espetáculo da Dor (2016)

Os aplaudidos produtores de Tiros em Columbine (2002) e Fahrenheit 11 de Setembro (2004) estão por trás deste documentário que tem vários astros ou ex-estrelas do UFC como personagens: de Jon Jones a Daniel Cormier, passando por Ronda Rousey, Urijah Faber, Donald Cerrone e Fabricio Werdum, entre vários outros. Com narração de Kevin Costner, o filme conta um pouco da história do esporte desde suas origens no vale-tudo até a transformação para uma modalidade regulamentada e mostra a trajetória e a rotina dos atletas – além de todo o sacrifício envolvido na escolha da profissão.

Contragolpe (2017)

Em 2012, a equipe americana de boxe olímpico não ganhou uma medalha sequer. Atletas amadores pensam em profissionalizar-se para poder ganhar dinheiro e realizar sonhos de consumo. As eras Muhammad Ali e Mike Tyson parecem distantes demais. O boxe enfrenta uma queda de popularidade nos Estados Unidos. Este documentário de Jay Bulger acompanha três pugilistas em diferentes fases de suas carreiras: Lil B-Hop, uma promessa do esporte; Cam F Awesome, um atleta amador, e Peter Qullin, boxeador profissional. A rotina dos três, de dedicação e sacrifícios diários, mostra que o sonho está vivo ainda.

Team Foxcatcher (2016)

O filme mostra a bizarra história real de John E. du Pont, milionário herdeiro americano que resolve fundar uma equipe de wrestling, seu esporte de coração, com o objetivo de ganhar medalhas olímpicas. Em sua mansão, ele montra um centro de treinamento superequipado e várias residências e leva para treinar e morar vários campeões, inclusive o ídolo nacional David Schultz, sete vezes medalhista olímpico e mundial. Apoiado em diversas imagens inéditas feitas por amigos e familiares, o documentário de Jon Greenhalgh relata a paranoia de du Pont em relação a Schultz – a quem ama e passa a ter inveja na mesma proporção – que termina com um crime. Imperdível.

Zion (2018)

Este doc é tão impressionante quanto é curto: tem apenas 11 minutos – mas vale cada um. Ele conta a história de Zion Clark, que nasceu sem as pernas, com síndrome de regressão caudal, uma má-formação rara que afeta o desenvolvimento da metade inferior do corpo. Recém-nascido, foi entregue pela mãe para a adoção e viveu em oito lares diferentes. Passou fome a sofreu abusos até encontrar seu lar definitivo. Aos 7 anos conheceu o wrestling – e nele se encontrou. O curta mostra como o esporte mudou a vida do jovem, que já ficurou entre os oito primeiros do ranking da National Collegiate Wrestlinh Association (NCWA).