Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Shogun – Capítulo um

Em seu 23º ano, Shogun chegou aos 5-0, derrotando Hiromitsu Kanehara,
Quinton 'Rampage' Jackson, Antônio Rogério 'Minotouro' Nogueira,
Alistair Overeem e Ricardo Arona, uma caminhada incrível.

No sábado, dia 19 de março, Jon Jones de 23 anos vai lutar pelo título dos meio-pesados do UFC no combate principal do UFC 128, em Newark, New Jersey. O homem que ele terá de enfrentar nessa noite, o campeão Maurício 'Shogun' Rua, conhece um pouco sobre ser o jovem pistoleiro derrubando todos em seu caminho, quando ele fez isso em seus dias na organização japonesa PRIDE.      
     
Em seu 23º ano, Shogun chegou aos 5-0, derrotando Hiromitsu Kanehara, Quinton 'Rampage' Jackson, Antônio Rogério 'Minotouro' Nogueira, Alistair Overeem e Ricardo Arona, uma caminhada incrível. Já a versão de 29 anos de Shogun estava finalmente sem lesões e pronta para construir vitórias por nocaute no UFC sobre Mark 'The Hammer' Coleman, Chuck 'The Iceman' Liddell e Lyoto 'The Dragon' Machida. Agora vamos voltar ao passado, conferindo as lutas que definiram o primeiro capítulo de sua carreira de lutador. 

Akira Shoji – 5 de outubro, 2003 – PRIDE Bushido 1

Resultado: Shogun por KO1
     
Com 4-1 em sua carreira nas artes marciais mistas, Mauricio 'Shogun' Rua de 21 anos fez sua estréia no PRIDE contra um dos principais nomes da organização japonesa - o veterano Akira Shoji. E apesar de Shoji ter muitas derrotas em seu cartel, ele vinha para luta com duas vitórias seguidas. E embora, obviamente, não tivesse acontecido uma disputa em termos de técnica, atletismo e potencial, Shogun se recuperou de um início lento, que quase custou a luta, e terminou a luta com socos seguidos de um pisão aos de 3:47. A vitória começou uma série que durou quase dois anos e meio e Shogun saiu de desconhecido para super-astro.  
   
     
Quinton Jackson - 23 de abril, 2005 - Pride Total Elimination 2005 
Resultado: Shogun por TKO1
     
Após a vitória sobre o Shoji, Shogun parou Akihiro Gono e Yasuhito Namekawa em lutas no Bushido antes de passar para o grande show com uma vitória em fevereiro 2005 sobre Hiromitsu Kanehara no PRIDE 29. Em seguida veio o astro Quinton Jackson, que tinha acabado de se recuperar de sua segunda derrota diante Wanderlei Silva, vencendo por decisão dividida o irmão mais velho de Shogun, Murilo 'Ninja' Rua. Com esse incentivo, Shogun pisou no ringue do Osaka Dome não buscando apenas se estabelecer como uma das principais estrelas, mas para vingar seu irmão. Como ele me disse em 2007: "Ele (Jackson) era um astro do Pride, e eu era a cara nova do Brasil. Eu sabia que a luta seria difícil, ele bateu Ninja em um resultado muito controverso, e esta foi a minha oportunidade de vingar o meu irmão. No final, a luta foi mais fácil do que todos poderiam imaginar". Eu não sei se foi fácil, mas certamente foi impressionante, e talvez a vitória mais espetacular de Shogun, quando ele atropelou Jackson, resultando em um TKO que o colocou no  mapa internacional. Shogun veio para ficar.    
 
     
Antônio Rogério 'Minotouro' Nogueira - 26 de junho, 2005 - PRIDE Critical Countdown 2005     
Resultado: Shogun por decisão      

Apenas dois meses após a vitória que mudou os rumos de sua carreira diante de Jackson, Shogun foi chamado de volta para enfrentar o compatriota Antônio Rogério 'Minotouro' Nogueira nas quartas-de-final do PRIDE Grand Prix peso médio. Combinados, os dois possuíam um cartel de 12-0 no PRIDE, e eles lutaram duramente para manter o zero intacto, resultando em um dos melhores embates da história da organização. E isso não é surpresa, considerando a natureza do ritmo lá-e-cá do duelo, bem como o alto nível na trocação e na luta de solo dos dois. Quando acabou, Shogun tinha faturado a decisão unânime, avançando para as semifinais do GP. 
    
     
Ricardo Arona - 28 de agosto, 2005 - PRIDE Final Conflict 2005
Resultado: Shogun por KO1      

Com duas enormes vitórias em seu currículo no GP de 2005, Shogun conseguiu a terceira consecutiva com um TKO na semifinal sobre Alistair Overeem, o que o levou até a grande final contra Ricardo Arona, em agosto do mesmo ano. Era a quarta luta dos dois em quatro meses contra adversários de elite (Arona venceu Dean Lister, Kazushi Sakuraba e Wanderlei Silva para chegar até a final), e a questão 'esgotamento' teve que ser considerada. Mas quando o gongo tocou, era claro que Shogun estava apenas se aquecendo, e ele começou e terminou de repente na marca de 2:54 com um pisão e uma série de marteladas que apagaram Arona e deram a Shogun o cinturão médio do GP de 2005. 

  
Mark Coleman - 26 de fevereiro, 2006 - PRIDE 31    
Resultado: Coleman por TKO1
     
Depois de derrotar Arona, a única coisa que restava para Shogun, era derrotar uma lenda. Mark 'The Hammer' Coleman foi designado para ser a lenda, mas o que estava se desenhando como uma disputa interessante - acabou terminando abruptamente quando, em uma queda, Coleman deslocou o cotovelo do curitibano, forçando a suspensão imediata da luta. E o que veio a seguir foi o tumulto pós-luta no ringue, que incluiu Wanderlei Silva e Phil Baroni. O tempo acalmou os ânimos, mas eles se encontrariam novamente quase três anos depois, no UFC, com Shogun derrotando The Hammer por TKO no terceiro round.
     
     
Cyrille Diabaté - 10 de setembro, 2006 - PRIDE Final Conflict Absolute    
Resultado: Shogun por TKO1
     
Em sua primeira luta após a lesão sofrida contra Coleman, Shogun foi colocado contra o kickboxer francês Cyrille 'The Snake' Diabaté, atualmente no UFC. Diabaté pode ter sido o melhor striker puro que Shogun já enfrentou e isso ficou comprovado logo que o combate começou. Em resposta, Shogun fez o que todos os lutadores inteligentes fazem - levou a luta para onde teria vantagem, no solo. Lá ele dominou, mas depois terminou com pisões, que são ilegais aqui no UFC. Shogun estava de volta.      

Kevin Randleman – 21 de outubro, 2006 – PRIDE 32
Resultado - Shogun por Fin1
     
Participando do primeiro show do PRIDE nos Estados Unidos, Shogun quis
deixar uma boa impressão aos fãs norte-americanos, e existe melhor
maneira de fazer isso do que bater o companheiro de Coleman na Hammer
House e ex-campeão dos pesados do UFC Kevin 'The Monster' Randleman?
Além disso, como Rampage Jackson, Randleman também tinha derrotado seu
irmão Ninja, adicionando aquele incentivo à Shogun. The Monster foi como
um touro brabo para cima, mas o brasileiro resistiu ao ímpeto e
finalizou Randleman. Após mais duas lutas do Pride, Shogun estava no
UFC, onde ele iria ganhar o título mundial com um nocaute no primeiro
round sobre Lyoto 'The Dragon' Machida em maio de 2010.