Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Shogun ganha de Lyoto no UFC 113 e é o novo campeão dos meio-pesados

> O paranaense Mauricio Shogun Rua nocauteou Lyoto Machida no primeiro round

 Se em outubro do ano passado Lyoto Machida e Mauricio "Shogun" Rua lutaram cinco rounds e deixaram o octógono cheio de dúvidas sobre o resultado do duelo. Ontem, 8 de maio, os fãs tiveram certeza da superioridade de Shogun já no primeiro assalto. Aos 3 minutos e 35 segundos, Shogun, ex-campeão do Pride GP, nocauteou Lyoto conquistando o cinturão da categoria meio-pesada.

 

“Para essa luta, eu tentei não pensar na primeira luta e toda a controvérsia serviu de motivação para eu treinar muito, acreditar nisso, chegar aqui e ganhar”, disse Shogun. “Na primeira vez, eu treinei e estudei o jogo do Lyoto Machida e tentei lutar de acordo com o estilo dele, mas de uma maneira segura. Nessa revanche, eu já o conhecia melhor, então tentei explorar isso para arriscar e tentar acabar com a luta”, completou o novo campeão.

 

A revanche que aconteceu ontem no Bell Center, em Montreal, começou com o clima quente e os dois brasileiros deixaram claro que a decisão não ficaria nas mãos dos juízes. Shogun partiu para cima e acertou alguns chutes no adversário. Lyoto derrubou Shogun caindo dentro de sua meia guarda, mas o paranaense voltou para o jogo em pé e imprensou Lyoto na grade. Durante uma troca franca de golpes, Shogun conseguiu a vitória com um nocaute: ele derrubou Lyoto com um petardo, montou e puniu até apagar o até então invicto adversário.

 

Shogun enfrenta na sua primeira defesa de cinturão o vencedor da luta principal do UFC 114. Rashad Evans e Quinton Rampage se enfrentarão em Las Vegas no dia 29 de maio.

 

UFC 104: Relembre o primeiro encontro entre Machida e Shogun

 

Antes do primeiro desafio entre Machida e Shogun, que aconteceu em 24 de outubro de 2009, em Los Angeles, muitos acreditavam que os ataques de Muay Thai ultra-agressivos de Rua seriam sob medida para a precisa defesa de Machida. No entanto, esse não foi o caso no principal evento do UFC 104, em outubro do ano passado, em Los Angeles (EUA). Rua moderou sua estratégia habitual o suficiente para se ajustar a Machida, durante os cinco rounds, e pela primeira vez, “The Dragon” foi puxado ao seu limite. Ainda assim, como todo campeão deve fazer, Machida respondeu ao desafio e recebeu mais do que a sua parte em golpes, ao longo dos 25 minutos de disputa acirrada. Ao fim, Machida manteve seu título, apesar de haver muitos observadores creditarem a vitória a Shogun. Entretanto, o resultado de 48-47 deixou Machida com o cinturão.

 

Card Principal

- Mauricio "Shogun" Rua venceu Lyoto Machida por nocaute aos 3 minutos e 35 segundos do primeiro round.

- Josh Koscheck venceu Paul Daley por decisão unânime dos juízes.

- Jeremy Stephens venceu de Sam Stout por decisão dividida dos juízes.

- Matt Mitrione venceu de Kimbo Slice por nocaute técnico aos 4 minutos e 24 segundos do segundo round.

- Alan Belcher venceu de Patrick Cote por finalização (mata-leão) aos 3 minutos e 25 segundos no segundo round.

 

Card Preliminar

- Joe Doerksen venceu Tom Lawlor por finalização (mata-leão) aos 2 minutos e 10 segundos do - segundo round.

- Marcus Davis venceu Jonathan Goulet por nocaute técnico a 1 minuto e 23 segundos do segundo round.  

- Johny Hendricks venceu TJ Grant por decisão majoritária dos juízes.

- Joey Beltran venceu Tim Hague por decisão unânime dos juízes.

- Mike Guymon venceu Yoshiyuki Yoshida por decisão unânime dos juízes.

- John Salter venceu Jason MacDonald por nocaute técnico aos 2 minutos e 42 segundos do primeiro round.