Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Sonnen é pego em exame de doping

Teste detectou as drogas anastrozole e clomiphene – ambas usadas para bloquear e reduzir o estrogenio do corpo. Lutador disse respeitar as regras.

Na tarde desta terça-feira (10), a ESPN foi o primeiro veículo a noticiar que Chael Sonnen testou positivo para um exame de doping da Comissão Atlética do Estado de Nevada, nos Estados Unidos, durante passage por Las Vegas no mês passado.
 
O teste detectou as drogas anastrozole e clomiphene – ambas usadas para bloquear e reduzir o estrogenio do corpo. Sonnen participou do programa Fox Sports 1 durante a tarde para comentar o caso.

‘Estas são substancias perfeitamente legais. Não são substancias para melhorar a performance, não são anabolizantes, não são esteróides de nenhum tipo’, disse o lutador para o programa "America's Pregame", exibido na FS1. “É muito difícil ser pego em um teste como esse. Eles mudaram as regras e eu devo obedecê-las. Eu não me oponho a isso de maneira alguma.”

Mas Sonnen afirmou que depois que a Comissão mudou as regras para a terapia de reposição de testosterona e o uso ilegal do TRT, em fevereiro desse ano, as drogas para as quais ele testou positivo foram necessarias no tratamento seu de transição  do TRT.

‘Estamos em um período de transição e eu não poderia ser mais transparente sobre este assunto, seja no UFC Tonight ou em outras entrevistas. São medicamentos que você precisa tomar para levar uma vida mais saudável’, disse Sonnen. ‘Se pedirem para eu escolher entre minha saúde e meu esporte, acredito que seja algo que não posso decidir. Mas preciso optar pela minha saúde’. 

Chael Sonnen disse que sabia que as substâncias eram proibidas, mas afirmou que não estava usando enquanto treinava. Ele tentou explicar que só as usou enquanto estava fora de período de luta. Mas a WADA (Agência Mundial Anti-Doping) tem em seu regulamento que as substâncias são proibidas enquanto os atletas estiverem treinando ou não. Apesar disso, Sonnen insiste que precisa usá-las. 

‘Tive que tomar esses medicamentos porque eles proibiram o uso de testosterona. Para estar dentro da legalidade, tive que parar a testosterona. Eu era um usuário, não um agressor’, disse ele. ‘Quando você precisa parar com o tratamento e tem uma necessidade física, você deve passar por um período de transição. Os remédios também servem como drogas de fertilidade, e eu estava tendo problemas para ser fértil. É um assunto muito complicado de se falar, coisa que eu não gostaria de comentar, pois pode ser muito embaraçoso. Primeiro, usei as substâncias porque estava em fase de transição; segundo, são medicamentos que ajudam na fertilização’.

Muitos têm usados as mídias sociais para chamas Chael Sonnen de hipócrita, depois que ele veio a público ridicularizar Wanderlei Silva - que teria fugido de um exame antidoping surpresa. Mas Sonnen faz questão de frisar que as duas situações são diferentes, já que ele teria sido transparente ao explicar o uso das substâncias. 

Sonnen está esperançoso que a Comissão Atlética de Nevada irá ouvir seus apelos e trabalhará para amenizar esses problemas em trabalhos futuros. 

'Eles nunca nos dizem as regras até nos avisarem que as estamos violando. Eu deveria estar de acordo com todas as regras, mas não é o que acontece. Elas são muito difíceis de seguir quando estão sempre em movimento e não são iguais para todos', disse Sonnen. ‘Este é o único teste que fiz enquanto competi em Nevada que não contou com um formulário de divulgação (Lutadores normalmente podem preencher esse formulários para informar à Comissão que substâncias estão tomando). Eu ainda não ouvi (a Comissão). Eu já entrei em contato com o escritório do procurador-geral, mas eles ainda não me ligou de volta.' 

Sendo assim, Sonnen não está livre para lutar no UFC 175, mas nenhuma decisão sobre lutas adicionais no card foram tomadas.