Pular para o conteúdo principal
Atletas

Spider em outras dimensões

Inspirados pelo novo sucesso da Marvel, Homem-Aranha no Aranhaverso, três jornalistas imaginam como seria a vida de Anderson Silva, nosso Spider, em outras dimensões

O mais novo filme da Marvel, Homem-Aranha no Aranhaverso, é um estrondoso sucesso. Lançado em dezembro nos Estados Unidos e há menos de um mês em cartaz no Brasil, o já maior filme de animação da Sony Pictures arrecadou no mundo quase 380 milhões de dólares em bilheteria. E faturou absolutamente todas as sete categorias às quais concorria no Annie Awards 2019, considerado o Oscar das animações – incluindo melhor direção e melhor filme.

O roteiro do longa, bem elaborado, é uma viagem. Tente acompanhar: um adolescente negro do Brooklyn, Miles Morales, é picado por uma aranha radioativa e vira o Homem-Aranha. Acontece que Peter Park, o Spider original, morre e, ao visitar o túmulo dele, tentando achar respostas para o que estava acontecendo consigo próprio, Miles encontra… outro Peter Park. O tal sujeito vinha de uma outra dimensão – e não era o único, já que um portal que liga universos paralelos ao nosso foi aberto pelo vilão da história, o que faz com que a Terra tenha vários Homens-Aranhas ao mesmo tempo.

Inspirados pela trama, pedimos para que três jornalistas especializados em cultura pop e/ou MMA criassem universos paralelos para o nosso Spider. Veja aqui o que aconteceu com Anderson Silva nas dimensões inventadas por Diego Ribas, da Ag. Fight; Cesar Soto, do G1, e Bruno Araújo, do GameSpot. Não custa lembrar que, no nosso aranhaverso, Spider encara neste fim de semana Israel Adesanya no UFC 234, na Austrália.

Hollywoodverso

Universo criado por: Diego Ribas, sócio da Ag. Fight

Num planeta que segue a mesma contagem de tempo do nosso, mas que funciona em outra dimensão, nosso Spider não quebra a perna em 2013

  • No UFC 168, em dezembro de 2013, Anderson Silva não quebra a perna e nocauteia Chris Weidman na revanche.
  • O nocaute é tão dominante que o UFC não marca a terceira luta entre Spider e Chris. Mas Anderson se vê agora em um dilema: tem de enfrentar Lyoto Machida para manter o cinturão. A amizade entre eles, que parecia inabalável, acaba. O campeão, que sempre criticou lutadores que ele acreditava terem “virado a casaca”, sente a perda e fica um pouco mais recluso.
  • No entanto, para espantar os rumores de um possível fim de carreira, Anderson Silva decide se testar como nunca. Perto dos 40 anos, encara o mais jovem Luke Rockhold. A luta é sinistra, cheia de reviravoltas. Spider vence por pontos e pede um tempo pra descansar.
  • Três meses depois, anuncia que vai deixar a cinta de lado para que Ronaldo Jacaré a dispute contra Yoel Romero. O agora quase parado Spider escolhe manter a amizade com Ronaldo Souza e anuncia o “Carnanderson” (brinks, seria mais a tour de despedida).
  • Na primeira superluta, em 2016, ele enfrenta Vitor Belfort na “revanche do século” em Curitiba, cidade em que cresceu. A Arena da Baixada está abarrotada de gente, que assiste à vitória de Spider por pontos.
  • Em novembro do mesmo ano, no primeiro evento do UFC em Nova York, Spider decide lutar em um peso casado com Georges St.Pierre, que retorna da aposentadoria. O show quebra o recorde de pay perview do UFC. Anderson Silva vence por pontos.
  • Em 2017, já sem contrato com o UFC, nosso Spider faz a aclamada luta de boxe com seu ídolo de infância Roy Jones Jr. Leva uma surra (acontece, né?).
  • Hoje, nesse universo paralelo, Anderson Silva apenas se dedica aos filmes em Hollywood Como primeiro grande papel, celebra ter ajudado nos treinos o filho de Apollo em Creed 2.

Coachverso

Universo criado por: Bruno Araújo, editor-chefe do GameSpot Brasil

Nesta dimensão, também bastante semelhante à nossa, Spider perde em 2010 e anuncia uma aposentadoria precoce

  • Ao invés de conseguir reverter o resultado de sua fatídica luta em 2010 contra Chael Sonnen, Anderson Silva é destronado pelo American Gangster e perde seu cinturão do UFC.
  • Amargurado, ele deixa o mundo da luta e se recolhe dos holofotes. Até que, anos depois, um jovem fenômeno sai em busca da lenda perdida do MMA em busca de treinamento.
  • Ele é Israel Adesanya, que após algumas vitórias notáveis encara a luta que pode ser o turning point de sua carreira. Ele deve enfrentar o campeão dos médios, Robert Whitakker, no UFC 234.
  • Israel encontra o local em que Anderson Silva supostamente se recolheu, toca a campainha e diz para o homem que o atende: “Eu queria falar com o Spider”. “Spider?”, responde um Anderson Silva de barba já grisalha. “Não ouço isso há muito tempo.”
  • Após algumas desavenças e muita insistência por parte do jovem talento, Spider topa treinar Adesanya e prepará-lo para a luta da sua vida, que acontece neste fim de semana.

Heroisverso

Universo criado por: Cesar Soto, repórter de cultura do G1

Aqui neste mundo paralelo, pessoas com superpoderes como o Aranha têm uma vida normal, mas participam de uma competição paralela, o Torneio dos Heróis

  • Esta não é a única dimensão com um Anderson Silva superpoderoso, mas é aquela com o mais forte deles. Um lugar onde heróis também participam de uma competição paralela para ver quais os melhores entre eles. O Spider, como Anderson é conhecido, é considerado talvez o maior de todos os tempos.
  • Um dos principais inimigos de Spider é Venom, nome dado ao americano Chael Sonnen por causa do veneno de suas palavras. No primeiro encontro entre os dois, em 2010, o herói teve problemas e quase foi derrotado, mas conseguiu a vitória no último segundo.
  • Após um longo reinado como o maior campeão do Torneio dos Heróis, Spider foi finalmente derrotado pelo Homem Weid, o que o fez pensar na aposentadoria.
  • O Anderson do Heroiverso tem uma vida pessoal muito parecida à do Anderson da nossa Terra. Mulher, filhos etc. A esposa sabe de sua vida secreta, e as crianças só ficam sabendo após uma certa idade. Seu emprego de fachada é dar aulas de artes marciais na cadeia de academias que possui, e ele já jogou futebol, mas está aposentado.
  • Spider é considerado um dos maiores heróis lutadores de todos os tempos. Mesmo depois de sua derrota, e de algumas polêmicas em sua carreira, ele ainda é muito respeitado.