Eventos
No último sábado (16), após a derrota para Jon Jones na luta principal do UFC 309 realizado no Madison Square Garden, em Nova York, Stipe Miocic anunciou ainda no Octógono a sua aposentadoria do MMA.
Recordista de vitórias em disputas de título (6) e de defesas de cinturão consecutivas no Ultimate (3) entre os pesos-pesados, o norte-americano protagonizou momentos históricos na organização e deixou o esporte como um dos maiores nomes que já atuaram na divisão até 120 Kg.
Miocic fez sua base para as artes marciais mistas no Boxe - onde foi campeão do torneio amador Golden Gloves em 2009 - e no Wrestling, onde atuou na primeira divisão universitária por Cleveland State. Sua chegada ao UFC aconteceu em fevereiro de 2012, ainda com um cartel invicto no esporte de 6-0.
Em maio de 2014, Stipe atuou pela primeira vez em um país que ficou marcado em sua passagem pela organização como local de boas lembranças: o Brasil. Na grande final da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil, o norte-americano nocauteou Fábio Maldonado com apenas 35 segundos do 1° round e silenciou o Ginásio do Ibirapuera.
A conquista do cinturão dos pesados
O auge da carreira do bombeiro de Cleveland veio três anos depois e novamente em terras brasileiras. Em sua primeira disputa do cinturão peso-pesado, Miocic nocauteou o então campeão Fabricio Werdum também no 1° round e protagonizou um enorme antíclimax na Arena da Baixada, em Curitiba. Em êxtase pelo maior momento profissional de sua carreira, o norte-americano comemorou emocionado com a sua equipe: “Eu sou campeão do mundo”.
Após duas defesas consecutivas de título - contra Alistair Overeem e Júnior dos Santos -, Stipe ficou frente a frente pela primeira vez com o camaronês Francis Ngannou e, com uma atuação estratégica, anulou o então jovem africano e estabeleceu o recorde de vitórias consecutivas de um campeão na história da categoria (3).
A trilogia com Daniel Cormier
Em julho de 2018, Stipe Miocic colocou seu título em jogo mais uma vez, agora, diante do então campeão dos meio-pesados Daniel Cormier. Com uma atuação categórica, “DC” nocauteou o bombeiro ainda no 1° round e passou a ostentar dois cinturões simultâneos na organização: dos 93 Kg e da divisão até 120 Kg.
Com sangue nos olhos e disposto a retomar o seu reinado, Miocic fez mudanças em seu camp de treinamento, melhorou a sua forma física e retomou o seu reinado no peso-pesado com juros e correção monetária. Foram duas vitórias seguidas sobre “DC”: uma por nocaute e outra por decisão unânime, e a quebra de mais um recorde na categoria: a de defesas de cinturão na história da categoria (4).
Na luta principal do UFC 260, realizado em março de 2021, Stipe Miocic ficou novamente frente a frente com Francis Ngannou que ostentava um impressionante retrospecto de quatro vitórias consecutivas, todas por nocaute, e chegava novamente na disputa de cinturão dos pesados. E dessa vez, o camaronês saiu do Octógono vitorioso.
Após mais de três anos de inatividade, Stipe retornou ao Octógono no último sábado (16) na luta principal do UFC 309. Em sua “última dança”, o ex-campeão não conseguiu superar o atual dono do cinturão Jon Jones, foi derrotado com um nocaute no 3° round e anunciou sua aposentadoria do esporte com a certeza de seu nome estará para sempre na história da organização e em breve entre os “imortais” no Hall da Fama do UFC.
O UFC 309: Jones x Miocic foi um evento realizado em 16 de novembro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.