Pular para o conteúdo principal
Notícias

“Suga” Rashad Evans é nomeado à classe de 2019 do Hall da Fama do UFC

O UFC anunciou neste final de semana que o ex-campeão meio-pesado e vencedor da segunda temporada do The Ultimate Fighter, Rashad Evans, será incluído na “Ala Moderna” do Hall da Fama do UFC como membro da classe de 2019. A cerimônia de indução ao Hall da Fama do UFC acontece na sexta-feira, 5 de julho, no The Pearl at the Palms Casino Resort em Las Vegas.

“Rashad e eu somos próximos desde a segunda temporada do The Ultimate Fighter e temos uma relação incrível”, disse o presidente do UFC Dana White, “Foi divertido vê-lo crescer e ter sucesso como lutador, se tornar campeão mundial e um respeitado treinador para os novos atletas, e então vê-lo se aposentar no ano passado. Amo ver como ele ainda está envolvido com o UFC. Eu não poderia estar mais orgulhoso do Rashad do que estou agora com a inclusão dele no Hall da Fama do UFC”.

Evans entrará no Hall da Fama do UFC como membro da Ala Moderna, se juntando a Forrest Griffin (2013), BJ Penn (2015), Urijah Faber (2017), Ronda Rousey (2018) e Michael Bisping (2019). A categoria “Era Moderna” inclui atletas que se profissionalizaram após 17 de novembro de 2000 (quando as regras unificadas do MMA foram adotadas), têm no mínimo 35 anos de idade, ou estão aposentados há pelo menos um ano.

Um veterano com 33 lutas profissionais em 14 anos de carreira, Evans compilou um cartel de 24-8-1 (14-8-1 no UFC), que incluiu vitórias sobre os membros do Hall da Fama do UFC Chuck Liddell, Forrest Griffin e Tito Ortiz, o ex-campeão meio-pesado do UFC Quinton Rampage Jackson, o ex-campeão peso-médio e membro da classe de 2019 do Hall da Fama Michael Bisping, o campeão do torneio do UFC 17 e ex-campeão meio-pesado do UFC Dan Henderson e o ex-campeão meio-pesado do WEC Jason Lambert.

Evans, primeiramente, deixou sua marca como peso-pesado durante a segunda temporada do TUF. Durante o programa, ele venceu Tom Murphy, Mike Whitehead e Keith Jardine, chegando à final contra Brad Imes. Rashad venceu Imes por decisão dividida na luta co-principal do TUF Finale, se sagrando campeão do torneio de pesos-pesados.

Após conquistar o TUF, Rashad desceu para os meio-pesados e venceu seis de suas sete primeiras lutas na categoria, com destaque para o nocaute sobre Chuck Liddell na luta principal do UFC 88. A vitória ampliou seu cartel para 17-0-1 e lhe garantiu o direito de disputar o cinturão dos meio-pesados contra o então campeão Forrest Griffin no UFC 92.

Na luta principal daquele evento, que aconteceu em 27 de dezembro de 2008 em Las Vegas, Evans e Griffin fizeram história como os primeiros campeões do TUF a se enfrentarem em uma disputa de título.

Evans e Griffin trocaram uma série de socos e chutes durante os dois primeiros rounds, com Forrest aplicando a maior pressão e terminando o segundo assalto com um jab que abriu um corte acima do olho esquerdo de Rashad. Griffin continuou colocando maior pressão no início do terceiro round até que Evans, perdendo por dois rounds nas papeletas, segurou um dos chutes de Forrest e o levou ao chão com a primeira queda da noite aos 30 segundos de ação no round. Rashad capitalizaria na queda com uma série de marteladas até que Forrest fechou a guarda. Montado em Griffin, Evans se defendeu da tentativa de kimura de Forrest e continuou a conectar socos e cotoveladas até que o embate foi interrompido pelo árbitro com 2m14s restando no relógio.

Após vencer Griffin e conquistar o cinturão dos meio-pesados do UFC, Evans perderia sua luta seguinte para Lyoto Machida no UFC 98. Rashad se recuperaria da derrota vencendo suas quatro lutas seguintes e repetidamente enfrentando alguns dos principais nomes da história do esporte até sua aposentadoria em 2018.

Evans entra no Hall da Fama do UFC com um currículo que inclui:

  • 1 de 8 vencedores do TUF a se tornarem campeões do UFC
  • 20 lutas - empatado em 1º lugar na história moderna dos meio-pesados
  • 50 quedas aplicadas - 2º maior número na história moderna dos meio-pesados
  • 13 vitórias - empatado em 3º lugar na história moderna dos meio-pesados
  • 6 nocautes - empatado em 3º lugar na história moderna dos meio-pesados

Nativo de Niagara Falls, em Nova York, Evans começou a treinar wrestling no ensino médio, chegando às finais estaduais em 1997 e 1998, ficando em quarto lugar em ambos torneios, além de adquirir a honraria de All-State em cada nao. Após o ensino médio, Rashad começou sua carreira no wrestling universitário na Niagara County Community College, se tornando o campeão nacional Junior em 2000 na divisão até 74kgs. Em 2001, Evans se transferiu para a Michigan State University, onde foi membro da equipe de wrestling dos Spartans por três anos, encerrando sua carreira com 48 vitórias, 34 derrotas e terminando duas vezes entre os cinco primeiros nos Big Ten Conference Championships (2002 - 4º, 2003 - 3º).

Fora do Octógono, Evans se tornou um aclamado analista na ESPN e um condecorado treinador, e ele segue auxiliando a formação de novos talentos de MMA como membro da equipe de Henri Hooft, Hard Knocks 365, em Fort Lauderdale, Flórida.

Vivendo atualmente em Boca Raton, na Flórida, Rashad também investe tempo em contribuir com a comunidade como membro do conselho da Always Progress, uma organização de caridade do sul da Flórida que auxilia jovens em situação de risco a superarem os obstáculos da vida mostrando a importância de se fazer boas decisões.

Os demais homenageados da classe de 2019 do Hall da Fama do UFC serão anunciados nas semanas que antecedem a 8ª Anual International Fight Week do UFC, que acontece entre 3 e 7 de julho em Las Vegas.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube