
Eventos
Exatos 581 dias separam a última aparição de Tainara Lisboa do seu retorno ao Octógono no UFC Vegas 106. Neste sábado (17), após uma grave lesão sofrida no joelho e um longo período de inatividade, a atleta do peso-galo mede forças com a sua compatriota Luana Santos.
Em entrevista exclusiva ao UFC.com.br, a “Thai Panther” falou sobre os 18 meses afastada da competição e detalhou os desafios enfrentados durante sua recuperação.
Tainara Lisboa dá entrevista após a vitória no UFC Vegas 81. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
“O sentimento é de gratidão e vitória. Foi um trabalho bem difícil e diário. Quando a gente trabalha em um camp, por mais que seja sempre difícil, nunca são flores, mas é o que a gente escolheu para a vida”, disse. “Quando você fica muito tempo parada, vê toda a categoria se movimentando e lembra que começou tão bem....tem a dor física, a dor emocional, as limitações. Então, hoje a minha sensação é de gratidão e vitória”.
Tainara revelou detalhes da lesão e dos momentos mais difíceis da recuperação, inclusive admitindo que pensou em aposentadoria diante da dificuldade de realizar até atividades básicas do dia a dia.
Leia mais: Natália Silva assume o 1º lugar no ranking peso-mosca
“Foi uma cirurgia de reconstrução de cartilagem. Eu voltei da minha segunda luta e resolvi tirar umas férias. Quando retornei aos treinos, meu joelho começou a doer. Entrei em camp para a minha luta seguinte e durante todo o período de treinamento, trabalhei com muito edema e muita dor”, revelou.
“Passou sim (a ideia de aposentadoria). Em vários momentos, até pelo motivo de estar em um momento de muita vulnerabilidade física e mental. De repente, vi que estava com a diferença de 6 cm de uma perna para a outra. Não conseguia subir escadas. Foi assustador pra mim”, concluiu.
Tainara Lisboa comemora vitória sobre Ravena Oliveira no UFC Vegas 81. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Tainara estreou no UFC em 2023 com duas vitórias consecutivas — uma delas por finalização — contra Jessica-Rose Clark e Ravena Oliveira. Agora, depois da pausa forçada, ela volta a buscar seu espaço na divisão e já analisou bem sua próxima adversária.
Veja também: Virna Jandiroba sugere que Zhang Weili vague cinturão por desafio a Shevchenko
“A Luana é oriunda do judô e, obviamente, as quedas dela são bem explosivas. Ela tem um quadril bem solto, tanto que eu fiz um reforço nos treinamentos com uma galera que também é especialista, até mesmo para entender a movimentação dela”, disse. “Sabemos que ela tem uma mão pesada, um overhand que gosta de soltar, mas acredito que eu tenho um arsenal de golpes melhor no geral”.
"O que posso falar é que vocês vão ver uma lutadora muito feliz no Octógono. Vou deixar tudo de mim. Para mim, não é importante quem vai estar do outro lado", afirmou Tainara. "O mais importante é que eu estarei de volta. Vou entrar para entregar tudo. Eu me sinto muito bem, me sinto muito confiante. Vou voltar a fazer o que eu amo”, finalizou.
O UFC Vegas 106: Burns x Morales foi um evento realizado em 17 de maio de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.