Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Team Alpha Male: "Nós estamos na vanguarda do esporte"

Além da divisão dos galos, onde Cody Garbrandt é o campeão, equipe de Sacramento quer dominar os penas e os leves



Ao longo da última década, poucas equipes puderam se orgulhar de um sucesso tão duradouro como a Team Alpha Male. Fundado por Urijah Faber, o campo de treinamento que fica em Sacramento produz um fluxo constante de prospectos de elite e competidores perenes que remontam aos dias de WEC.

Leia mais: Urijah Faber fala sobre Garbrandt e Calvillo | Garbrandt defende cinturão dos galos contra Dillashaw 

Enquanto alguns lutadores que ajudaram a estabelecer a equipe como uma potência do esporte passam para a próxima fase de suas carreiras, o futuro da Team Alpha Male nunca esteve tão brilhante.

"O nosso espaço é o espaço mais difícil do mundo", disse Danny Castillo, que se transformou em um importante técnico após uma carreira de oito anos e 22 lutas competindo como peso-leve entre WEC e UFC. "É uma ótima química porque, mesmo que você não tenha uma luta, deve estar lá com os seus colegas. Então, todos ficam em forma durante todo o ano."

"Acho que é por isso que temos tanto sucesso como equipe: todos se preocupam mutuamente no time. Nunca houve individualidade nessa equipe; o trabalho é com todos. Enquanto mantivermos essa filosofia coletiva, continuaremos a consagrar campeões e continuaremos a ser a melhor equipe do mundo."

É difícil argumentar contra a avaliação de Castillo.

Desde o momento em que começou a competir com Faber, Joseph Benavidez e Chad Mendes no pequeno cage azul do World Extreme Cageighting até agora, raramente houve um momento em que a Team Alpha Male não colocou representantes perto do topo dos pesos leve, pena e galo.

Dois dos lutadores da academia – TJ Dillashaw, formado na Alpha Male e hoje na Elevation Fight Team, e Cody Garbrandt – vão colocar a rivalidade em jogo e batalhar pelo título na categoria até 61,23kg no UFC 127, dia 4 de novembro, no Madison Square Garden.

"Não há duas maneiras de ver isso: essa é uma das lutas mais importantes da história da Team Alpha Male", falou Justin Buchholz, membro de voz mais sincera do triunvirato de treinador da Alpha Male, ao lado de Castillo e do ex-campeão do TUF Chris Holdsworth.

"Cody vai aumentar a pressão e estaremos lá como um time. Nós vamos ganhar de TJ no Madison Square Garden e não haverá mais qualquer linha sobre isso. TJ deixou o time. Disse que não somos bons o suficiente para ele. Disse que seu sucesso aconteceu por causa de Duane (Ludwig).  O que quer que ele esteja fazendo em Colorado nós nos sentimos ofendidos mas, obviamente, essa luta resolve. Ele tomou a decisão certa?"

Assim como o já esperado duelo entre os rivais, aquecido na temporada mais recente do The Ultimate Fighter, é o mais importante do cronograma do time da capital da Califórnia, há muitos outros membros da equipe que vem fazendo barulho em 2017 e que deixam Buchholz, Castillo e os fãs do esporte ansiosos para ver do que são capazes nos próximo meses.

Darren Elkins floresceu como um candidato de fé desde que se mudou para o Oeste, contabilizando cinco vitórias, incluindo uma incrível contra Mirsad Bektic, no UFC 209, em março.

Em seus primeiros 12 meses como profissional, Cynthia Calvillo colecionou seis vitórias consecutivas, as últimas três pelo UFC em um intervalo de apenas cinco meses. Já no Top 10 entre as pesos-palha, a atleta de 29 anos ganhou um enorme elogio do presidente do UFC, Dana White, enquanto Buchholz vê semelhanças entre o "rei" dos galos Garbrandt.   

"Ela sempre foi uma 'assassina' nos treinos e quando teve a oportunidade sabíamos que se sairia bem", disse Buchholz. "Você já ouviu muitas vezes de milhares de 'assassinos', mas que não foram além. Cynthia é daquelas que realmente melhoram quando lutam. As luzes acendem e ela é ainda melhor."

"Outro cara que é assim é Cody – quando as luzes se acendem e a pressão está ligada é chegada a hora de intensificar. Ele sobe para outro nível. A Cynthia é da mesma maneira. Acho que todos os grandes lutadores fazem isso."

A equipe adicionou recentemente outros nomes conhecidos às suas fileiras, com Sage Northcutt e Sara McMann fazendo o deslocamento para Sacramento na esperança de levar suas carreiras a um outro patamar.

Tendo produzido perto de uma dúzia de talentos ao longo dos anos, Buchholz está confiante de que, depois de se familiarizar com a abordagem da Alpha Male, as novas apostas podem embarcar na mesma viagem que Darren Elkins tem desfrutado desde que se mudou para a Califórnia.

"Quando o Elkins chegou ao Alpha Male ele era um somente um bom lutador", disse Buchholz. "Não era comum mencioná-lo como um concorrente ao título, mas agora esse cara está em condições para isso."

"Todos eles têm potencial, mas ainda não conseguiram (o cinturão). Mas agora com a Team Alpha Male será muito interessante ver o que acontecerá e eu tenho boas perspectivas. Você coloca os atletas em nosso sistema e, assim, eles terão sucesso."

Castillo compartilha da opinião de seu colega de longa data na confiança do sistema e da empolgação para o futuro, pois há mais e mais talentos emergentes capazes de causar impacto muito em breve.

"Eles continuam vindo", disse, aos risos, o treinador de 37 anos. "Nós temos dois caras que lutarão no Contender Series da próxima semana. É ótimo ver a equipe crescer e estou ansioso para ver como será no próximo ano."

Além disso, a equipe mudou-se recentemente para uma instalação muito maior, completa com tudo o que você esperara que uma academia de elite tenha– incluindo um cage.

"Nós fomos de uma academia com 2.7 mil m² para uma com 6 mil m² e tem tudo o que você pensar, incluindo um cage", disse Castillo. "Nós finalmente conseguimos um cage, o que é interessante porque nunca tivemos um."

"É uma virada de jogo", riu. "Estamos na vanguarda do esporte. Agora que temos um cage, vamos ter campeões em cada peso."

Brincadeira à parte, a abordagem feita na Team Alpha Male provou ser bem-sucedida durante esses anos e não há motivos para acreditar que isso mude.

"Somos uma equipe Top 3 do mundo nos últimos dez anos, e isso é muito impressionante pra mim", acrescentou Castillo. "A receita está lá. Você precisa apenas acreditar no sistema, trabalhar duro, ser uma boa pessoa e assim terá sucesso."

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Baixe o aplicativo do UFC