Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

A tempestade Chael - Sonnen conquista chance de disputar o título

 

 

Por Thomas Gerbasi

Las Vegas, 6 de fevereiro – Chael Sonnen é o pior tipo de lutador para encontrar no Octógono. Não porque ele irá acabar com você em 30 segundos ou finalizá-lo na mesma quantidade de tempo. Mas porque ele irá puni-lo e tornar a sua vida miserável por 15 minutos e isso é exatamente o que ele fez com Nate Marquardt no UFC 109, sábado, no Mandalay Bay Events Center, conquistando uma vitória por decisão unânime que garantiu a ele uma chance de brigar pelo título do médio na luta de abril entre o campeão Anderson Silva e o desafiante Vitor Belfort. – especialmente com seus cotovelos. – sangrando por conta de um corte na testa – começou a abrir o seu jogo em Marquardt, mas o oponente atacava de volta com cotoveladas. Faltando um minuto para o fim do round, Marquardt voltou à ação e ficou de pé, mas Sonnen foi junto com ele, para garantir que a luta fosse encerrada no chão novamente.

"Eu não quero ser só mais um", disse Sonnen. "Eu quero ser o rei da montanha e acho que posso bater qualquer cara criado por Deus".

O placar foi 30-27 para Sonnen, que aumentou seu recorde para 26-10-1. Marquardt caiu para 32-9-2.

Sonnen foi para cima de Marquardt no início da luta, e o nativo de Wyoming respondeu imediatamente com alguns ataques para manter Sonnen longe. Sonnen continuou indo em frente, derrubando o oponente no primeiro minuto de luta.

Enquanto esteve por cima, Sonnen marcou bem, utilizando sua mão direita livre para golpear o quanto pode. Marquardt conseguiu se levantar, mas depois de uma joelhada, foi levado de volta ao chão por Sonnen, que continuou um impressionante trabalho até o fim do round

Se utilizando do lema "não se mexe em time que está ganhando", Sonnen levou Marquardt ao chão nos primeiros segundos do segundo round, claramente tentando adotar a tática do ground and pound para vencer a luta. Na metade do segundo round, Sonnen

Com os gritos do público, Sonnen e Marquardt reassumiram a sua luta no chão no início do terceiro e último round, com Sonnen novamente atacando mais. Depois de mais um segmento de punição no chão, Marquardt e Sonnen se levantaram, e uma tentativa de takedown de Sonnen encontrou uma tentativa de guilhotina de Marquardt. Mas depois de alguns momentos, Sonnen conseguiu escaper, e apesar de ter recebido alguns golpes finais de Marquardt, depois que o sino soou, era claro quem sairia com a vitória.

 Swick vs. Thiago

O primeiro round pode não ter sido algo para contar para os outros, mas o segundo round da batalha do meio-médio entre Paulo Thiago e Mike Swick foi.

Thiago foi incrível, derrubando Swick com um gancho de esquerda antes de finalizá-lo segundos depois e subir no ranking do meio-médio.

Depois de algumas tentativas em pé de ambos os lutadores, Thiago marcou primeiro com um chute alto na cabeça, garantindo um "óóó" do público e um sorriso de Swick, que respondeu com um chute na perna e uma rápida investida que não funcionou. Depois de mais alguns ataques perdidos de ambos, Swick quis garantir a luta antes do término do round e derrubou Thiago no chão.

Insatisfeitos com as vaias da plateia, os dois lutadores voltaram rápidos para o segundo round, com Swick tentando pressionar Thiago, enquanto o brasileiro mantinha a calma. Faltando três minutos para o fim, parecia que Swick tinha encontrado o golpe ao acertar Thiago, mas o brasileiro atacou em seguida com uma esquerda que derrubou o nativo do Texas. Os dois se embolaram no chão, e, surpreendendo a todos, Thiago veio com um estrangulamento (anaconda) que colocou Swick para dormir e forçou o árbitro Herb Dean a encerrar a luta aos 1:54.

Com a vitória, Thiago melhora para 13-1; Swick em sua primeira luta desde a derrota para Dan Hardy em novembro de 2009, cai para 14-4. Essa foi a segunda vitória de Thiago sobre um membro da American Kickboxing Academy, seguindo sua vitória em 2009 sobre Josh Koscheck, seu oponente original para o UFC 109, que teve que se retirar por conta de uma lesão, trazendo Swick para o seu lugar. Thiago amargou uma derrota por decisão para Jon Fitch, da AKA, no UFC 100, ano passado.