Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Testes mostram números de McGregor: reação de jab em 3 décimos de segundo

Segredo da velocidade e força do irlandês é o movimento angular do quadril

O campeão dos penas Conor McGregor foi uma das estrelas de 2015. Conseguiu boas vitórias, provocou muitos adversários e terminou a temporada com o cinturão ao nocautear o ex-campeão José Aldo no UFC 194, em 12 de dezembro, em apenas 13 segundos. 
Leia também: McGregor responde desafios | do Bronx desafia McGregor | Rafael dos Anjos atropela Donald Cerrone em 66 segundos | Assine o Combate

No começo de 2015, antes de McGregor enfrentar Dennis Siver, o UFC o levou para um laboratório e analisou todos os seus movimentos. O resultado já impressionava, confirmando que o irlandês tem velocidade, precisão e movimentos a serem destacados entre os atletas de ponta. (veja o vídeo)

O primeiro teste foi feito com uma buzina e o irlandês precisando acertar uma espécie de manopla segurada pelo campeão dos pesados Daniel Cormier. O tempo de reação do seu jab foi incrível: 3 décimos de segundo. Pode parecer um número perdido para os leigos, mas equivale ao tempo de reação que os jogadores de beisebol têm para acertar uma tacada.

Logo depois, McGregor arriscou os conhecidos chutes rodados. "A quantidade de força que ele gera com os chutes é incrível", avisou Cormier. E ele estava certo. O tempo de reação para os chutes não mudou muito, mas a força neles é de quase o dobro do que nos jabs testados antes.

O segredo disso, aponta o estudo, está no quadril e parte central do corpo, principais fatores que o irlandês usa para gerar força. Um jogador de golfe como o campeão Rory McIlroy tem velocidade angular no quadril de 720 graus por segundo, mas McGregor consegue superar atingindo 800 graus por segundo.

"Conor McGregor não é apenas um atleta de ponta. Ele é de ponta se comparado aos atletas de ponta", definiu o especialista que conduziu os testes.