Pular para o conteúdo principal
Tom Aspinal durante sua entrada para a luta contra Sergei Pavlovich no UFC 295. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Notícias

Relembre os campeões interinos do UFC que precisaram defender o título

Além de Tom Aspinall, que enfrenta Curtis Blaydes no UFC 304, outros três lutadores precisaram entrar no Octógono antes da unificação

O britânico Tom Aspinall terá uma missão pouco comum no UFC 304, dia 27 de julho em Manchester, na Inglaterra: quando entrar no Octógono para enfrentar Curtis Blaydes na luta co-principal da noite, ele se tornará apenas o quarto campeão interino na história do Ultimate a tentar defender seu título temporário.

Os cinturões interinos foram criados para que uma determinada categoria de peso pudesse ter seu título em jogo mesmo durante um período de inatividade do campeão linear devido a uma lesão, por exemplo, como é o caso de Jon Jones no peso-pesado atualmente.

A tendência é que ocorra imediatamente a luta pela unificação dos cinturões, entre linear e interino, mas as circunstâncias nem sempre permitem. Abaixo, relembramos os três atletas que colocaram seus títulos interinos em disputa antes de Tom Aspinall no UFC.

Renan Barão comemora com a equipe a conquista do cinturão interino peso-galo no UFC 149. (Foto por Nick Laham/Zuffa LLC)

Renan Barão comemora com a equipe a conquista do cinturão interino peso-galo no UFC 149. (Foto por Nick Laham/Zuffa LLC)


Em julho de 2012, no UFC 149, Renan Barão venceu Urijah Faber por decisão unânime e conquistou o cinturão interino do peso-galo. Devido à lesão do campeão Dominick Cruz, que ficou sem lutar por cerca de três anos, Barão defendeu o título temporário duas vezes.

Em fevereiro e setembro de 2013, Barão derrotou Michael McDonald e Eddie Wineland, por nocaute e finalização, respectivamente. Em janeiro do ano seguinte, o norte-americano sofreu outra lesão, foi destituído, e o brasileiro foi promovido a campeão linear.

Assista Renan Barão x Urijah Faber 1 no UFC Fight Pass

 

Rodrigo "Minotauro"

Rodrigo "Minotauro" Nogueira golpeia Tim Sylvia no UFC 81. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Rodrigo "Minotauro" Nogueira golpeia Tim Sylvia no UFC 81. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Com o afastamento do campeão dos pesos-pesados Randy Couture por problemas pessoais, o Ultimate escalou Rodrigo “Minotauro” Nogueira e Tim Sylvia para disputarem o cinturão interino no UFC 81, em fevereiro de 2008. Minotauro venceu por finalização no 3º round.

Com a demora para o retorno do campeão linear, o brasileiro foi escalado para defender o título temporário contra Frank Mir no UFC 92, em dezembro de 2008. O resultado, porém, foi desfavorável para “Minotauro”, que foi nocauteado pelo rival e teve encerrado o sonho de ser campeão absoluto da divisão até 120 kg.

Assista Rodrigo "Minotauro" Nogueira x Tim Sylvia no UFC Fight Pass

 

Andrei Arlovski

Andrei Arlovski tenta finalizar Tim Sylvia no UFC 51. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Andrei Arlovski tenta finalizar Tim Sylvia no UFC 51. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Em 2005, o campeão dos pesados Frank Mir sofreu um grave acidente de moto, ficando fora por um longo período devido a uma fratura de fêmur e rompimento de ligamentos do joelho.

No UFC 51, em fevereiro do mesmo ano, Andrei Arlovski nocauteou Tim Sylvia e conquistou o cinturão interino. Devido à recuperação prolongada de Mir, Arlovski defendeu o título temporário uma vez, nocauteando Justin Eilers no 1º round da luta principal do UFC 53, em 4 de junho de 2005.

Assista Andrei Arlovski x Tim Sylvia no UFC Fight Pass

News and announcements

View all